CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Análise psicológica do filme Coringa, Joker

Assistiu ao filme Coringa (2019)? É hora de refletir a psicologia do personagem de Joaquin Phoenix no filme

Da Redação, publicado em 15/10/2019 e atualizado hoje.

Quem assiste ao filme Coringa, com Joaquin Phoenix interpretando o protagonista (Joker), já sai do cinema fazendo análises psicológicas do personagem. Em tempos de Setembro Amarelo, o que dizer do lado psicológico por trás do Coringa? A psicologia explica o filme? Para encontrar as respostas, a dica é conferir a opinião da doutora em psicologia pela USP, Vera Iaconelli, que está mais uma vez genial em sua coluna na Folha de SP. Com o título 'Quem são os pais do Coringa', a autora de 'O Mal-estar na Maternidade' faz uma análise completa deste personagem tão complexo.

Joaquin Phoenix, a psicologia explica?Foto: Reprodução/ YouTube

'Ele (Coringa) deixa claro que sua vida vale menos do que sua morte, anunciando que a própria existência psíquica - não apenas suas condições de vida - está em questão', diz trecho da coluna. 'Reconhecemo-nos como sujeitos no momento em que reconhecemos o outro. Daí recorre o impulso de se medir com o outro, de ganhar dele, de destruí-lo, de controlá-lo. As lutas por prestígio nada mais são do que a necessidade de reafirmar quem sou eu'.

Leia a coluna na íntegra, assinando a Folha de SP. Trata-se de uma reflexão psicológica profunda sobre quem somos neste mundo de Coringas. Outro trecho bem curioso e provocativo destaca: 'Ver o Coringa dando o troco diante de tanta opressão dá uma sensação de prazer inconfesso'. Uma última dica sobre o jornal: João Pereira Coutinho escreve a coluna Maus Fígados também citando o filme Coringa, relembrando inclusive do vilão do clássico O Silêncio dos Inocentes.

E você? Já fez uma análise psicológica sobre o Coringa? Lembrando que Joaquin Phoenix com seu Coringa vem sendo aguardado no Oscar 2020. Foi uma atuação brilhante para contar a história de Arthur Fleck em Gotham City. O que dizem as críticas? A crítica do portal Adoro Cinema deu 5 estrelas (pontuação máxima) para o longa-metragem de Todd Phillips. No portal IMDb a pontuação foi de 8,9 estrelas - também pontuação altíssima para o site especializado em críticas de cinema. O Rotten Tomatoes também deu notão. 68% de tomates e 89% de pipoca. Veja abaixo ao vídeo com o trailer de Coringa - Joker.

The Batman

Em 2020, o filme O Coringa passou a ganhar comparações com The Batman (2021).

Compartilhe com um amigo!

Comentários