28/05/2015 12:32

Filme Pinóquio Disney: Diretor analisa aposta

OsPaparazzi entrevista Daniel Porto, autor do espetáculo "As aventuras de Pinóquio"; vem aí o filme

Bruna O.
Os Paparazzi
Os estúdios da Walt Disney confirmaram o novo filme do Pinóquio, com atores reais. Para falar sobre Pinóquio e Disney, OsPaparazzi entrevistou com exclusividade o autor do premiado espetáculo "As aventuras de Pinóquio", Daniel Porto (em cartaz neste mês no Teatro Colinas, em São José dos Campos, no interior de São Paulo).

Pinóquio Disney desenho filme
Pinóquio é um clássico da Disney
O novo filme do Pinóquio, com atores reais, tem roteiro de Peter Hedges. Pinocchio surgiu em 1883, no romance As aventuras de Pinóquio, com assinatura de Carlo Collodi. A marionete de madeira que ganha vida nas mãos do carpinteiro Geppetto é considerada uma das histórias de maior sucesso em toda história dos filmes Disney, sendo exibida após "Branca de Neve e os sete anões".

Disney e Pixar anunciaram seus novos filmes para 2015 e 2016 durante o Festival de Cannes. Além do Pinóquio, vem aí o filme com atores reais da Princesa Mulan, O ursinho Puff, A bela e a fera, Dumbo (com direção de Tim Burton), entre outros. Os estúdios comemoram os sucessos de Cinderela e Alice No País das Maravilhas.

Sobre a entrevista, destaque para a sugestão de elenco de Daniel Porto para o filme da Disney. Já imaginou o ator e diretor Gerard Derpadieu interpretando Geppetto nos cinemas? O ator francês Gerard Derpadieu tem 66 anos de idade. Na filmografia, destaques para "Bem-Vindo a Nova York", "Asterix e Obelix: Ao Serviço de Sua Majestade", "As Aventuras de Pi", "Paixões Unidas" e "Valley of Love". O papel de Gepeto deve ficar com o astro Robert Downey Jr..

ENTREVISTA

OsPaparazzi - "As aventuras de Pinóquio" é uma peça premiada que chego a São José, no interior de São Paulo, neste mês de maio. Como trabalham com a responsabilidade de um texto tão clássico e marcante para as infâncias?

Pinóquio teatro
Pinóquio no teatro em São Paulo

Daniel Porto - Na construção do texto fomos buscar nas origens italianas o que era mais significativo pra contar essa história. Eu, o produtor Alexandre Lino e a diretora Carina Casuscelli fomos até Florença na Itália em busca de material de pesquisa e também tudo aquilo que pudesse enriquecer nossa montagem. Foi um mergulho nesse universo mágico e fiel ao conto que nos possibilitou trazer um clássico da forma mais original em sua estética. O compromisso foi sempre esse. Levar para as crianças e adultos o encantamento dessa obra que vive até hoje em nosso imaginário que é Pinóquio.

Pinóquio teatro
Cena do espetáculo Pinóquio no teatro
OsPaparazzi - Como tem sido o retorno das crianças com a peça? Bagunça? Risos? Emoção? Tem alguma história curiosa que poderia nos contar?

Daniel Porto - É muito prazeroso olhar nos olhos das crianças e perceber que eles estão viajando junto conosco. Na nossa história Gepeto está em sua oficina construindo bonecos e ele começar a conversar com as crianças (da platéia) perguntando o que eles foram buscar ali. São inúmeras repostas... E uma se repete todas as sessões: Queremos ver o Pinóquio. Em outro momento também interativo Gepeto oferece sardinhas para as crianças. Elas não existem, mas tanto no nosso ator como o público dão vidas aqueles peixinhos imaginários. Em uma sessão uma das crianças chegou perto do palco e falou para nosso ator: Gepeto me dá mais sardinhas. Foi lindo!

OsPaparazzi - A Disney vai transformar a animação Pinóquio em um filme com atores reais. Vocês, apaixonados por essa história, o que acham dessa novidade? Sugerem algum astro de Hollywood para o papel de Geppetto?

Daniel Porto - Eu particularmente gosto mais das animações da Disney, mas fico sempre muito curioso para assistir. Não teria um ator especifico que pensaria o Pinóquio nesse filme. Mas o Gerard Derpadieu daria um ótimo Gepeto. Seja quem for estarei para conferir. Gosto muito também da série Once Upon A Time que é baseada em contos de fadas. Formidável!

OsPaparazzi - Por fim, gostaria da sua análise sobre a mensagem que a peça Pinóquio passa para adultos e crianças como lições para a vida. Além de falar sobre a importância da magia do teatro para a vida dos pequenos.

Daniel Porto - Pinóquio é de uma beleza sem igual. Mostra valores fundamentais para a formação de cidadãos. Não mentir como regra para ser uma pessoa melhor, estudar, ser corajoso e acima de tudo ser amigo de seu pai... Isso aliado a alegria que é o ingrediente para se viver bem. Precisamos cada vez dessas mensagens assim. O Teatro é ainda a arte que possibilita o encontro de pessoas e uma troca de energia sem igual. Viva o Teatro!

A peça foi eleita a melhor infantil pelos leitores do Caderno Rio Show, de O Globo. Local: Teatro Colinas (Colinas Shopping – av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos). Classificação: Livre. Informações: (12) 3204-5235. "teatrocolinasshopping.com.br".

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.