17/09/2012 13:12

O Morro dos Ventos Uivantes

Um emocionante livro de Emily Bronte que conta uma intensa história de amor

Ingrid Almeida
OsPaparazzi
O Morro dos Ventos Uivantes
O livro ?O morro dos ventos uivantes? escrito por Emily Bronte foi publicado no ano de 1847 e atualmente no Brasil pela editora ?Lua de papel? contendo 200 páginas. É reconhecido como a mais intensa história de amor já escrita na língua Inglesa e por isso nos dias de hoje é considerado um Clássico da literatura inglesa. Além de ser um Clássico da literatura é o livro preferido do famoso casal das histórias de Stephenie Meyer, Edward e Bella.

"Se o amor dela morresse, eu arrancaria seu coração do peito e beberia seu sangue."

Li ?o morro dos ventos uivantes? já faz um tempo, mas é difícil de esquecer, pois se trata de um livro marcante. Não poderia deixar de indica-lo, dou nota 10. O ambiente sombrio e tempestuoso nos transmite um senso de mistério, a leitura é cativante, uma história de um amor não correspondido e vingança. A maior parte da história é contada em primeira pessoa pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Ellen Dean.

No início, o patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e traz consigo um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciúma seu filho legítimo, Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff.

Quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustentá-la que Heathcliff.

Heathcliff sai do Morro dos Ventos Uivantes e ao voltar chama a atenção de todos com sua riqueza, principalmente de Catherine despertando ciúmes em seu marido.

Vou contar só até ai, se a história despertou seu interesse corra até a livraria mais próxima a compre ?O morro dos ventos uivantes? Com certeza vale a pena ler, sem arrependimentos! Uma coisa que também achei muito interessante em ? O morro dos ventos uivantes? é que no filme Heathcliff sempre canta uma musica muito bonita, I Will Crumble.

O Morro dos Ventos Uivantes já foi adaptado mais de vinte vezes para o cinema, rádio e TV. A versão de William Wyler de 1939, estrelada por Merle Oberon como Cathy e Laurence Olivier como Heathcliff, é considerado um dos grandes clássicos do cinema até os dias de hoje, indicado para sete categorias da mais importante premiação do cinema e vencedora do prêmio por sua fotografia; as versões mais recentes são as de 1992, estrelada por Juliette Binoche e Ralph Fiennes, e uma modernização para os dias de hoje, produzida pela MTV em 2003.

Ingrid Almeida

Ingrid Almeida

Ingrid Almeida Pereira gosta de ler um pouco de tudo, mas sua paixão é por assuntos que envolvem o sobrenatural. Com 17 anos lançou o livro "Amigas Inimigas" voltado para o publico jovem, agora trabalha em seu segundo livro "Bacco & DeLouise - Um amor sobrenatural".

Compartilhe a crítica deste livro com outros leitores no Facebook

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.