25/05/2009 15:42

Gilberto Gil mistura tecnologia e arte em show

Texto - Pedro Melo
Fotos - Márcio Rodrigues
Gil entrou no palco pontualmente às 20h30
Gil entrou no palco pontualmente às 20h30
Pouco mais de 1.200 fãs prestigiaram o show de Gilberto Gil na noite de ontem (23), pela turnê do CD "Banda Larga Cordel", no ginásio do Sesc, em São José dos Campos.

No repertório os novos e antigos sucessos da carreira de Gil como "Refazenda", "Palco", "Realce", além das músicas do novo álbum como "Não Grude Não", "Despedida de Solteira", "Olho Mágico" e "A Faca e o Queijo".

Com direção musical de Gilberto Gil a turnê "Banda Larga Cordel" mistura poeticamente as relações entre arte e tecnologia reafirmando o interesse de Gil pelo assunto. Para o analista de marketing, Lucas Favaro, a mensagem que Gilberto Gil passa em seu show é muito importante por ter relação com a atualidade em que vivemos. "A iniciativa é muito bacana ainda mais agora com a convergência das mídias que veio para ampliar ainda mais nossa cultura", disse Lucas.

Diante das novas tecnologias, o público é estimulado a registrar o show com câmeras digitais e celulares e trocar o material através da internet. Há quem aposte nas reflexões de Gilberto Gil sobre arte, ciência e as novas tecnologias.
Os fãs seguem à risca o conselho de tirar fotos e fazer vídeos do show
Os fãs seguem à risca o "conselho" de tirar fotos e fazer vídeos do show


"O Gilberto Gil está sempre à frente de seu tempo, ele está muito interado com o que acontece no mundo", falou a arte-educadora, Andrea Batista. "É o mundo novo, é o mundo da tecnologia, mundo dos Ipods, é a era do conhecimento", disse o pesquisador do Inpe, João Soares. "Os meios físicos tipo CD e o vinil 'já eram' e ele como sempre foi um cara moderno está interpretando isso tudo muito bem", completou.

O Show


Pontual, Gil subiu ao palco às 20h30 e embalou o público com o sucesso "Banda Larga Cordel". Logo em seguida ele brincou com os fãs dizendo que em sua última visita à cidade eles ainda nem eram nascidos. Após desejar a todos um ótimo show o cantor emendou reggaes já conhecidos pelos fãs como "A Novidade" e "Não Chores Mais", versão de "No Woman No Cry", de Bob Marley.
O público cantou sucessos e novas músicas do baiano por quase duas horas
O público cantou sucessos e novas músicas do baiano por quase duas horas


Misturando diversos ritmos em seu show Gilberto Gil citou bandas como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana revelando ter flertado com a Era do Rock n Roll no Brasil e em seguida cantou "Punk da Periferia". Acompanham Gil, Arthur Maia, no baixo, Alex Fonseca, na bateria, seu filho Bem Gil, na guitarra, Claudio Andrade, nos teclados, Gustavo de Dalva, na percussão, e Sergio Chiavazzolli, nas guitarras.

Depois de interpretar os sucessos "Andar com Fé" e "A Paz" Gilberto Gil, simpático, respondeu a um pedido de um fã que gostaria que ele voltasse mais vezes à cidade. O cantor disse que o Brasil é grande e o mundo maior ainda. Ele contou ao público que antes conseguia fazer 180 shows e hoje já não pode mais. Próximo de completar 67 anos (em 26 de junho), Gil brincou dizendo já não ser mais um garoto e por fim disse que temos muita cultura e muitos artistas para receber.

"Esperando na Janela", "Palco" e "Nos Barracos da Cidade" também fizeram parte do repertório do show. Com duas horas de duração, a apresentação foi marcada pela simpatia e o agito do cantor que finalizou sua passagem por São José com os sucessos "Vamos Fugir" e "Toda Menina Baiana".

Gil e o Vale


Durante seu show na noite de ontem (23), Gilberto revelou seu carinho pela região do Vale do Paraíba. O Cantor disse ter visitado São José dos Campos diversas vezes e ainda arrancou aplausos da platéia ao dizer que passeava pela orla do Banhado, chegando a ficar mais de quatro dias na cidade.

VNews no Mundo Digital


Seguindo os conselhos do cantor Gilberto Gil, o VNews registrou o show "Banda Larga Cordel". E você, que também foi a show neste sábado, e enviou seu vídeo para o site www.bandalargacordel.com.br.

O VNews fez dois vídeos do show e já os postou no YouTube. Veja!



Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.