17/03/2015 10:22

Estreia Babilônia: Crítica fala em didatismo

O que você achou do primeiro capítulo da novela Babilônia, na Rede Globo? Leia críticas

Da Redação
Os Paparazzi
A novela das nove Babilônia estreou com responsabilidade nesta segunda-feira, dia 16, como carro-chefe do aniversário de 50 anos da Rede Globo. A novela de Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares aposta na dupla de vilãs Glória Pires e Adriana Esteves, com a mocinha Camila Pitanga e as divas Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. O crítico Celso de Menezes falou sobre a estreia. Acompanhe abaixo a crítica completa do primeiro capítulo de Babilônia. Na opinião de Menezes, houve excesso de didatismo.

Glória Pires e Adriana Esteves Babilônia estreia
Glória Pires e Adriana Esteves na estreia de Babilônia

"Babilônia vinha cercada de expectativas. Comparações com Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro; lembranças da vilã Carminha pelo retorno de Adriana Esteves às novelas; o auge da carreira de Glória Pires com sua vilã fashion e fria; a dupla Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg; enfim, ingredientes não faltavam. Mas se estamos comparando com Avenida Brasil, então Babilônia começa bem atrás. O primeiro capítulo foi muito didático. Sei que é necessário o didatismo nas novelas, mas Carneiro soube segurar o telespectador de forma mais sutil com Avenida. Beatriz tem que explicar tim-tim por tim-tim como enganou Inês. E alguns diálogos saíam discursados e não espontâneos. O tão comentado vídeo do beijo de Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) foi ousado. Merece elogios. Só que esperava mais. Meu Pedacinho de Chão e Avenida Brasil saíram muito à frente na primeira impressão", analisou o crítico.

A crítica do jornal Estado de SP foi só elogios para a estreia de Babilônia (quem é quem). "A edição é ágil, a narrativa não joga diálogos fora, o que pode até acontecer no decorrer da novela, mas não num capítulo de apresentação do enredo, e a direção de Dennis Carvalho é precisa, até quando uma câmera persegue Fernanda e Nathália pelas costas, no quarto. Ah, sim, até para frear essa torcida do beija-não-beija, as duas já trocaram mais que um selinho nesse capítulo inicial. Também não chegou a ser chupão, só para usar aqui um termo citado por Gilberto Braga". A crítica do Uol focou os elogios para a vilã de Glória Pires: "Babilônia pegou o espectador pelo colarinho e o sacudiu por mais de uma hora com esta saraivada de situações. Foi atordoante (...) Gloria Pires, demonstrando estar no seu ápice".

OsPaparazzi segue de olho nas últimas notícias e nos próximos capítulos de Babilônia. O que vai acontecer na novela da Globo, hein? Além do resumo da novela, você confere fotos e críticas da trama de Gilberto Braga. Sabia que Regina está grávida e descobriu a traição do marido (Cristina é Camila Pitanga)?

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.