CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Como é a adaptação das crianças à escola

Crianças pequenas passam por um período de adaptação na escola, a adaptação escolar

Por Aline Oliveira, publicado em 12/08/2019.
Mês de agosto, mês de janeiro, é sempre assim. Precisamos falar sobre adaptação escolar. Pode ser a primeira vez na vida da criança em uma escola. Ou em uma nova instituição. Ou até mesmo na transição de uma série para outra. O fato é que toda estreia gera um mix de emoções, entre boas e não tão legais assim. Isso vale para todos, seja lá qual for a sua posição social ou faixa etária.

Mas por que falar de adaptação escolar em agosto? Aqui em casa não tivemos dificuldades em adaptação escolar. A minha filha entrou na escola com 1 ano e 9 meses. O meu filho entrou no berçário com 4 meses. Os dois iniciaram muito bem essa adaptação com as escolas.
Volta às aulas e adaptação escolarFoto: Divulgação
Porém, ao retornar das férias de julho, tivemos uma surpresa neste ano. Meu filho começou a chorar para entrar no berçário. Pela primeira vez grudou no meu pescoço e falava 'escolinha não, mamãe'. Por trabalhar com educação, nada disso me assusta. Ele está na fase que começa a selecionar o que quer ou não fazer. Ficou grudado comigo durante as férias. Brincando sem horários ou rotinas estipuladas. É normal a criança demonstrar esse comportamento no retorno.

Temos que ter paciência e muito diálogo. Falar para criança que a escola é um lugar ótimo para fazer amigos, brincar e aprender. Temos que passar segurança para eles. Tenho total confiança no berçário do meu filho. Ele ama as professoras que cuidam dele. Estamos na segunda semana de aula pós férias e ele já voltou a ir sem chorar. Nos despedimos com beijinhos e abraços e aquela carinha sapeca dele falando ' tchau mamãe'.

Na adaptação escolar, só não podemos ceder ou desistir. É preciso persistir e acreditar que está fazendo a coisa certa.

+ Rotina dos filhos x férias: criando a hora do sono

Aline Oliveira professora educadoraFoto: Divulgação
Acesse a página Pais e Filhos com informações para papais e mamães.

Envie dúvidas, críticas e sugestões de pauta.

Entre em contato com a nossa redação:

jornalismo@ospaparazzi.com.br

Convide a Aline para o seu evento.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários