13/07/2017 21:47

Melhores músicas de rock para mostrar aos filhos

Dia Mundial do Rock: veja lista com 5 músicas que pais e mães precisam apresentar aos filhos

Pais, Mães e Filhos
Rock para crianças
No Dia Mundial do Rock, o espaço “Como educar filhos – Inspiração para Pais” destaca um Top 5 com as melhores músicas de rock que você precisa mostrar aos seus filhos o quanto antes. A minha filha, por exemplo, tem quatro anos de idade. Entre uma música infantil e outra, tento sempre apresentar a ela os clássicos do rock que nunca envelhecem. Além dessa homenagem ao Dia Mundial do Rock, comemorado sempre em 13 de julho (pedido do Phil Collins após o Live Aid), também destaco neste post o livro “Rock Para Pequenos”, que já ganhou várias edições e virou um sucesso.

Top 5: As melhores músicas de rock para você mostrar aos seus filhos (desde pequenos)

1: Stairway to Heaven (Led Zeppelin)
Esse é um hino do rock. Muitos consideram como a música mais importante de toda a história do rock. Stairway to Heaven, assinada pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant, foi lançada em 1971. Na tradução livre, o título fica como “Escada Para o Paraíso”. E fala disso mesmo, é a trilha-sonora perfeita para quem quer entrar no Paraíso, pensar longe, refletir, viajar. Uma obra prima daquelas que precisamos conhecer desde muito pequeno. Led Zeppelin é o nosso número 1!

melhores músicas de rock para filhos spotify
As melhores no Spotify

2: In My Life (The Beatles)
Claro que Beatles não pode faltar nesse Top 5. Aí poderia escolher uma lista longa. Uma das músicas mais lembradas nas listas de clássicas do rock, por exemplo, é “A Day In The Life”. Sensacional também. Mas escolho aqui “In My Life” até pela mensagem que a música passa. Foi composta por John Lennon e Paul McCartney e está no álbum Rubber Soul, de 1965. Essa música, quando mostramos aos nossos filhos, destaca uma certa nostalgia. Uma saudade. “Há lugares de que me lembro toda minha vida, apesar de algumas coisas terem mudado (...) Todos esses lugares tiveram seus momentos. Com amores e amigos que eu ainda me lembro (...) Em minha vida, eu amei todos eles”. Enfim, é mais uma música da lista “obrigação mostrar para os nossos filhos esse clássico do rock”.

crianca ouvindo rock fone de ouvido
As canções para os pequenos ouvirem
3: Don’t Stop Me Now (Queen)
Queen – Freddie Mercury também não poderia ficar fora do Top 5. E aí explico por que escolhi “Don’t Stop Me Now”. Uma pesquisa realizada na Holanda apontou uma lista com as músicas mais felizes de todos os tempos. E justamente essa aparece em primeiro lugar. Depois que li a pesquisa, parei pra pensar: realmente, Don’t Stop Me Now tem uma pegada diferente. É alegre demais. Não é à toa que vários comerciais, no mundo todo, já escolheram essa trilha-sonora para o lançamento de diversos tipos de produtos. A música, escrita por Freddie Mercury, foi lançada em 1979. “Esta noite eu vou me divertir de verdade. Eu me sinto vivo. E o mundo está virando de cabeça pra baixo (...) Então não me pare agora. Não me pare agora”.

4: Satisfaction (Rolling Stones)
A Revista Rolling Stone publica anualmente um ranking com as melhores músicas de rock de todos os tempos. Vira e mexe a lista é atualizada. Mas Satisfaction, do Rolling Stones, nunca sai de lá. Satisfaction foi lançada em 1965 e escrita por Mick Jagger e Keith Richards. Clássica. Também presente em várias propagandas até hoje. “Eu não consigo me satisfazer” também é daquelas canções que estão separadas em uma playlist especial do Spotify com o seguinte título: músicas que preciso mostrar aos meus filhos porque são essenciais. Mais um hino! Mick Jagger mito!

5: Wish You Were Here (Pink Floyd)
O número 5 foi o mais difícil de preencher. Justamente porque a ideia é mostrar só cinco músicas. Aí você pensa: nossa, mas essa vai ficar fora? Bom, são 5, então vamos lá: “Wish You Were Here”, do Pink Floyd, foi escrita por Roger Waters e lançada em 1975. Também está sempre presente na lista da revista Rolling Stone de melhores músicas de todos os tempos. Também escolhi essa música porque ela é ideal para mostrar aos nossos filhos quando eles nos perguntam algo sobre saudade. É uma baita melodia, lenta e ao mesmo tempo forte. Daquelas músicas profundas e que nos fazem pensar bastante. “Como eu queria, como eu queria que você estivesse aqui. Nós somos apenas duas almas perdidas. Nadando num aquário ano após ano. Correndo sobre o mesmo velho chão. O que nós encontramos? Os mesmos velhos medos. Eu queria que você estivesse aqui”.

Extra para os papais

Já que o bate-papo é direto com os pais, também lembro aqui de algumas músicas de rock que falam sobre pais. Me lembro aqui de “Sometimes You Can’t Make It On Your Own”, do U2, logo depois do Bono Vox dar adeus ao seu pai; tem o “Wake Me Up When September Ends”, do Green Day, além de “Rooster”, do Alice In Chains, e “Father Of Mine”, do Everclear.

Dica de leitura

E encerrando com uma dica de leitura destaco o “Rock Para Pequenos”, ótimo livro escrito por Laura Macoriello. A primeira edição do livro fez tanto sucesso entre pais, mães e filhos que já são várias edições lançadas. A Laura conta histórias de lendas da história do rock e como essas estrelas podem inspirar a criação dos nossos filhos. É sensacional! Por exemplo: minha filha não quer pentear o cabelo direito, tem preguiça, faz birra. Tem um capítulo sobre o topete do Elvis Presley, fala sobre a relação dele com esportes (Caratê); ou então o capítulo do Ozzy Osbourne – ensinando as crianças a não terem medo do escuro; o exemplo de Bono Vox para a criança acreditar em seu potencial. Os nossos filhos aprendem sobre a história do rock e ganham ótimos exemplos como inspiração.

Críticas, dúvidas, sugestões? Meu contato é jornalismo@ospaparazzi.com.br

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.