01/08/2019 10:03

Volta às aulas: Veja dicas para encarar agosto

Agosto, na linguagem dos memes, é o mês que tem 360 dias; mas como encarar essa?

por Aline Oliveira
Pais e Filhos
Como professora, vejo o descanso de 30 dias das férias de julho como um renovador de energia. Mas, claro, como mãe de duas fofuras com agitação de sobra, confesso que tem horas que não consigo acompanhar tamanha energia em casa. Viva a volta às aulas! Entendo, portanto, as mães que torcem para as férias acabarem logo. E também entendo os profissionais que descansam neste período :)

Dicas de volta às aulas

Na volta às aulas devemos ter atenção, principalmente, com horários. A rotina escolar precisa voltar ao horário normal. Nosso corpo demora a se acostumar, então uma adaptação prévia é importante para não sentirmos tanto.

Volta às aulas agosto escola alunos
Volta às aulas em agosto

Outra dica importante é sempre dar uma olhada no material escolar, se precisa renovar ou trocar alguma coisa. Renovar todo o material escolar neste período é exagero. Aí não há bolso que aguente e estamos estimulando um descarte desnecessário.

Mas como voltam os alunos nesta volta às aulas de agosto? No segundo semestre os alunos voltam mais maduros. As experiências que acumularam nas férias são importantes para o desenvolvimento. Para nós, professores, é nítida essa mudança. O segundo semestre, geralmente, flui mais rápido e de forma mais natural para ambos os lados: alunos e professores.

Aquele incentivo dos pais é fundamental para os filhos se sentirem seguros e continuarem o ano com resultados positivos. Mais que parabenizar somente uma nota boa, o esforço deve ser reconhecido e valorizado. Praticar o reforço positivo com os nossos filhos é fundamental. Toda conquista deve ser comemorada. Até para que a cobrança, quando houver cobrança, seja recebida da melhor forma.

Agosto, apesar de ser um mês considerado longo, é um mês importantíssimo para readaptar a nossa rotina. Os meses seguintes são mais fáceis de encarar quando tudo já está em andamento. É seguir a caminhada para que, em dezembro, tenhamos a satisfação e o sentimento de dever cumprido por mais um ano colhendo bons frutos. Vamos nessa!

Aline Oliveira professora educadora
Críticas, dúvidas, sugestões de pauta? Meu contato é alineoliveira.educar@gmail.com

Acesse a página Pais e Filhos com informações para papais e mamães.

Entre em contato com a nossa redação:

jornalismo@ospaparazzi.com.br

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.