28/10/2012 10:58

Adestramento: Como ensinar o cachorro a sentar?

Com um método simples você ensina seu cão a sentar, o adestramento inclui atração e recompensa

Da Redação
Os Paparazzi
Em geral, o início do adestramento inclui "atração e recompensa" e adestrar o cão utilizando o clicker. No caso de atração e recompensa, apresente algo que ele goste de comer bem perto do focinho. O cachorro deverá reagir sendo 'fisgado' e ficar na posição esperada, quando isso acontece, ele ganha o "agrado".

Ensinar o comando "senta" para o cachorro
Espere até o cão ficar em pé na sua frente e vá recuando devagar o "agrado" para longe do focinho, em direção ao alto da cabeça dele. O cachorro vai cair sentado e, é a hora de recompensá-lo com o "agrado". O cão associará aquela posição com a recompensa. Se for usado o clicker, seu cachorro aprenderá qual o momento exato da resposta certa com o ruído imediato que você faz.

Fotos de cachorro adestramento
O primeiro passo é mostrar e distanciar o petisco do cachorro

Ensinar o "senta" usando o clicker
Espere o cachorro vir e se sentar ao seu lado. Marque com um clique o momento exato em que ele se senta e dê a recompensa. Um bom modo de iniciar o adestramento é usar as duas técnicas ao mesmo tempo. No entanto, observe com atenção o comportamento do cachorro, pois um método pode funcionar melhor se usado sozinho.

"Agrados" ajudam a condicionar a resposta ao que você ensina durante o adestramento. Eles tendem a facilitar o aprendizado, porque o cachorro é compensado por realizar uma tarefa. Use petiscos que o cão possa comer depressa. Tente não treinar seu cão usando petiscos após refeição, já que ele não estará com fome.

Fotos de cachorro adestramento
O cachorro fica sentado só esperando a recompensa

Os "agrados" também podem ser brinquedos, brincadeiras, atenção, carinhos e tapinhas carinhosos, cócegas, palavras e tons de voz afetuosos. Se você usar uma grande variedade de "agrados", o cachorro não saberá ao certo como será recompensado e, por isso, será mais propenso a continuar tentando. As pesquisas indicam que variar o método de recompensa ajuda o cão a não se cansar de uma mesma coisa e a acertar a resposta.

Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.