CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

American Curl é uma raça de gato conhecida como 'Peter Pan'

Da Redação, publicado em 06/03/2012.
A origem do gato American Curl surgiu nos Estado Unidos, em 1982, quando a família Ruga adotou uma gata preta de pelagem semilonga, chamada de Shulamith, ou simplesmente Shu. Essa gata tinha uma curiosidade: suas orelhas eram docemente enroladas para trás ou curl em inglês, característica que deu origem ao nome American Curl (Americano Enrolado).

A gata Shu, naquele mesmo ano deu à luz a quatro filhotes, no qual dois deles tinham a mesma característica das orelhas e eles, inclusive Shu foram apresentados em um exposição felina, em 1983, e obtiveram aceitação do público. Em 1985, a raça American Curl foi reconhecida pela The International Cat Association e pela The Cat Fanciers Association em 1987.
American Curl é uma raça de gato muito ativa, gostam de brincar a qualquer horaFoto: Divulgação
A personalidade do American Curl é verdadeiramente única, gostam de dormir em lugares altos e de ficar ao lado do dono assistindo televisão. O temperamento do American Curl é carinhoso e eles gostam de interagir com o dono, ficar por perto dele, lamber, pular no colo e adoram brincadeiras, o que lhes rendeu o apelido de 'Peter Pan' dos gatos, pois parecem jamais se tornarem adultos!

As lindas orelhas da raça American Curl se diferenciam dos demais felinos por sua curvatura única e seu preenchimento interno por pêlos abundantes. O cuidado maior com a raça American Curl deve ser mantido com as orelhas nos banhos, pois por serem curvadas ficam mais expostas para entrada de água. A característica das orelhas do American Curl aparecem por causa de uma mutação genética espontânea, cujo gene dominante, não causa nenhum problema quando apresentado em duplicidade. Por este motivo é que não se cruza American Curl com nenhuma outra raça, mas apenas entre si.
American Curl são gatos que gostam de ficar na companhia do donoFoto: Divulgação
American Curl são gatos de porte médio, com corpo musculoso e flexível. Seu focinho é mais comprido que largo, seus olhos são amendoados e ligeiramente oblíquos, com expressão aberta. Quando possuem pelagem curta, são chamados apenas de American Curl. Quando sua pelagem é longa, são chamados de American Curl Longhair.

Os filhotes nascem com orelhas retas e com cerca de 3 a 7 dias, elas começam a ficar endurecidas até se enrolarem para trás. Suas orelhas são firmes, de base larga e com abundantes tufos de pêlos. Sua proporção deve estar equilibrada com o tamanho da cabeça. Elas podem ter três diferentes graus de curvatura, de 1º grau: quase retas, de 2º grau: levemente onduladas com curvatura de 90 graus, de 3° grau: apresentam curvatura de 180 graus.
American Curl é uma raça exótica e muito apreciadaFoto: Divulgação
A raça American Curl é considerada recende e ainda é uma raridade no mundo todo. Os criadores dizem que ela está sendo construída de forma artesenal, com muito cuidado e dedicação. O preço de um filhote American Curl varia entre R$ 1,5 e R$ 3 mil. Existe uma outra raça de gato, também exótica, cujo as orelhas são curvadas no sentido contrário do American Curl, conheça a raça Scottish Fold.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos


Comentários