15/02/2012 16:46

Basset Hound é o famoso cachorro salsicha

Basset Hound é o famoso cachorro salsicha

Da Redação
Os Paparazzi
O Basset Hound é conhecido como cachorro salsicha, por ser comprido e baixinho, alem disso, a raça Basset se tornou muito famosa por ser o cachorro propaganda nos comercias da marca Cofap.

A raça Basset Hound é de origem francesa do século XVIII, até a raça Basset alcançar as características atuais foram vários cruzamentos e com cerca de 18 variedades da raça, permaneceram-se apenas quatro, que são: Basset Artesiano Normando, Basset Azul da Gasconha, Basset Grifon da Vendéia e Basset Fauve da Bretanha.

Pelo que se sabe, a primeira vez que um Basset Hound foi apresentado em público, foi na 1ª Exposição Canina de Paris em 1863 no Jardin D'Aclimatation. O Basset Hound Clube foi fundado na Inglaterra em 1884. O Basset passou por um declínio desde o final do século XIX até o fim da 2ª Guerra Mundial, a partir da qual a sua popularidade aumentou. Atualmente, a raça tem maior expansão na Inglaterra, país onde se desenvolveu, na França e nos Estados Unidos.

Basset Hound - cachorro salsicha
Basset Hound é um cachorro muito carinhoso e companheiro

Algumas características da raça Basset Hond do padrão oficial são: cães de pernas curtas, de considerável substância, bem balanceado e cheio de qualidade. O focinho é quase paralelo à linha superior do crânio. Trufa na cor preta, exceto nos cães de cor clara, onde pode ser de cor marrom ou fígado. Narinas grandes e bem abertas. O focinho é inclinado, porem não pontudo. O lábio superior sobrepõe-se substancialmente ao inferior.

Olhos em forma de losango não muito profundos, de cor escura, mas podem ter tons de marrom médio em cães de cor clara. O vermelho da pálpebra inferior é aparente, embora não excessivamente. As orelhas do Basset são inseridas baixas, exatamente abaixo da linha dos olhos. São longas e alcançam alem do focinho, mas não em excesso e estreitas ao longo do comprimento, são flexíveis, finas e de textura aveludada. A cauda do Basset é bem inserida e um tanto longa.

Os membros do Basset são curtos, de boa ossatura e com patas são volumosas. A pelagem do Basset Hound é macia, curta e fechada e não muito fina. Todos os contornos são lisos e sem franjas. Os pêlos longos e pêlos macios, com franjas, são altamente indesejáveis para o padrão. A cor é geralmente preta, branca e marrom (tricolor), limão e branco (bicolor), qualquer cor da raça Basset Hound é aceitável. O tamanho do Basset Hond fica em torno de 33 a 38 cm e pesam entre 20 e 30 quilos. Possuem uma movimentação suave e livre.

De expressão calma e séria, o Basset Hound possui temperamento preguiçoso, manso e bastante carente. São bem amigáveis com desconhecidos e gostam de fazer amizade. O Basset Hound é indicado para conviver com crianças e convive muito bem com outros animais de estimação. E também indicado que o Basset conviva com outros animais, assim não se sentirá sozinho sem a presença do dono, pois quando estão sozinhos costumam ficar latindo e uivando muito.

O Basset Hound também usa uma especie de murmúrio para chamar a atenção, o que soa a muitos proprietários como se seus Bassets "estivessem falando". A raça tem um instinto muito forte de caça e gostam de perseguir pássaros, aves e a quase qualquer coisa que se mova. Por isso é recomendável sempre deixá-los presos a uma guia quando passeando na rua.

A raça de cachorro Basset Hound requer alguns cuidados, a alimentação deve ser balanceada, ser fornecida 3 a 4 vezes ao dia até os 6 meses de idade e depois 2 vezes ao dia. Estar atento as vacinas, vermifugação e o controle de pulgas e carrapatos. O banho deve ser a cada 20 dias, usar xampu neutro e sempre proteger os ouvidos com chumaços de algodão.

Durante a secagem utilize uma toalha levemente umedecida para a limpeza dos ouvidos, até a completa retirada dos excessos de cera que se acumulam. Aliás, recomenda-se, semanalmente, proceder a limpeza dos ouvidos para evitar o mau cheiro e eventuais otites e não deixe seu cão em locais úmidos, a umidade favorece o aparecimento de fungos, problema que demandará tratamentos longos e dispendiosos.

Para comprar um Basset Hound é fundamental o interessado conhecer o canil e o temperamento do cachorro e se possui o pedigree. A raça Basset vive em média entre 10 e 15 anos, portanto, não pode existir dúvida quanto a aquisição após a compra, jamais abandone um cãozinho.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Fotos de Basset Hound - cachorro salsicha

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.