CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Características das raças de gatos e suas variedades

Conheça a formidável variedade de raças de gatos. Gato de pelo longo, pelo curto e híbrido

Da Redação, publicado em 22/05/2012.
À medida que o gato entra na adolescência, as características hereditárias ficam mais evidentes. Esse é um dos aspectos fascinantes de ter um gato. Se for adquirir gatos de raça, se informe sobre as características de cada uma antes de decidir qual é a melhor para seu estilo de vida. Há uma infinidade de raças de gatos, a seguir abordaremos algumas delas.

Raças de pelo longo
Muitas delas são denominadas Persa. Em geral, as raças de pelo longo são as melhores para gatos domésticos, mas têm desvantagens como a queda de pelo ininterrupta e a necessidade de higiene frequente. No entanto, algumas delas, como Maine Coon, Birmanês, Norwegian forest Cat e Angorá Turco são gatos robustos, com personalidade sociável e sempre em busca de aventuras ao ar livre.
A raça de gato Ragdoll possui pelo semilongo e sua principal característica é o total relaxamento do corpo quando estão no colo.
Raça de gato Maine Coon, são gatos gigantes e com pelagem longaFoto: Divulgação
Raças de pelo curto
Demandam menos manutenção do que as raças de pelo longo. Os gatos podem cuidar da pelagem sozinhos e precisam de menos assistência no quesito higiene. Há diferentes raças britânicas, americanas e europeias desse tipo, com ampla variedade de cores. Geralmente calmos e inteligentes, o American Shorthair são excelentes companheiros, que não costumam vocalizar muito e volta e meia miam bem baixinho, são parecidos com o European Shorthair.
American Shorthair é a raça de gato da propaganda Whiskas, possui pelagem curtaFoto: Divulgação
Algumas raças de gatos orientais de pelo curto, particularmente o Siamês, são demasiado exigentes e emitem vocalizações estridentes. Os três tipos rex de pelo curto - Devon, Cornish Rex e Selkirk - tendem a ser muito fiéis e sua pelagem escassa os torna ideias para quem tem alergia a pelo de gato. O belo gato Korat cinza-prateado, originário da Tailândia, é inteligente e meigo. De voz calma, é uma ótima companhia.

O Russo Azul (Russian Blue) também tem temperamento tímido e calmo. Fica até difícil perceber quando a fêmea adulta esta chamando. Provavelmente a raça de gato que mais chama a atenção e a Sphynx sem pelo, desenvolvida na América do Norte na década de 1960. Esses gatos carinhosos, porém, requerem bastante proteção nos invernos rigorosos.

Conheça outras raças de gatos com pelagem curta: o Gato Bombay que somente apresenta a cor preta, Gato Manx que são gatos sem cauda, Savannah e Bengal de aparência selvagem, Scottish Fold que possuem as orelhas dobradas para frente e American Curl possui as orelhas dobradas para trás.
Raça de gato Scottish Fold, de pelagem curta, são excelentes companheirosFoto: Divulgação
Raças de gatos híbridos
Caso tenha vindo de um gatil ou instituição de proteção aos animais, seu gato provavelmente é híbrido (sem raça definida). Independentemente de ter herdado ou não alguns genes com pedigree de seus antepassados, ele será tão belo e inteligente quanto um animal de alto pedigree. Graças à mistura genética, será dotado do chamado 'vigor híbrido' e certamente será abençoado com uma combinação de genes que lhe dará uma vida menos propensa a doenças do que muitas puras.

Compartilhe com um amigo!
Comentários