CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Cachorro Chihuahua de pelo longo e pelo curto são exóticos

Da Redação, publicado em 18/02/2012.
O Chihuahua é considerado o menor cão do mundo, só empata suas medidas com a raça Pequeno Cão Russo. Seu nome vem da maior província da República Mexicana (Chihuahua). Existem outras teorias a respeito da origem do Chihuahua, que vieram de Cuba ou do Egito, devido a ossadas encontradas serem bastante assemelhadas ao Chihuahua, para a Confederação Brasileira de Cinofilia o Chihuahua é mexicano. No final século XIX a raça passa a ser conhecida em outros países. Nesta época, celebridades como Lupe Velez e Xavier Cugat apareciam em público com esses cães, e acabou despertando ainda mais a curiosidade pela raça Chihuahuas.
Donos de Chihuahua sempre gostam de inovar em roupas e acessórios para os cachorrinhosFoto: Divulgação
Em 1904, a raça Chihuahua foi registrada no American Kennel Cub e em 1923, surgiu o Chihuahua Club of America que favorecia Chihuahua de pêlo curto, em detrimento do pêlo longo. Só a partir 1952 é que as duas variantes se viriam a estabelecer no mundo da Canicultura com a mesma força. Com a Segunda Guerra Mundial a criação da raça diminuiu drasticamente. Somente após a guerra, sua criação voltou ao normal e gradativamente foi crescendo até se tornar o que é hoje, um cão de companhia apelidado de 'cão de colo'.

A raça de cachorro Chihuahua é bem compacta, o crânio é arredondado como forma de maça, uma característica da raça. A trufa pode ser de qualquer cor. Os olhos do Chihuahua são grandes, de forma arredondada, muito expressivo. Os olhos azuis ou claros são aceitos, mas não desejados pelo padrão oficial da raça. As orelhas são grandes, eretas, abertas e largas na inserção e vai afinando gradualmente em direção às pontas que são ligeiramente arredondadas. Em repouso, devem ficar inclinadas lateralmente formando um ângulo de 45º.

A cauda é inserida alta, plana em sua aparência, de tamanho moderado, larga na raiz e vai afinando gradualmente até a ponta. O porte da cauda é uma característica importante da raça Chihuahua, quando o cão está em movimento, ela é portada alta, em curva ou em semicírculo, com a ponta direcionada para o lombo, é o que dá equilíbrio ao corpo, não deve nunca ser portada entre as pernas nem encaracolada sobre o dorso. A pelagem está de acordo com a variedade e em harmonia com o corpo. Na variedade de pêlos longos, a pelagem forma uma pluma. A cauda é pendente em repouso e forma um ligeiro gancho.

As patas do Chihuahua devem ser pequenas e ovais, com dedos bem separados, mas não abertos. A característica do Chihuahua ao andar deve ser elástica sem esforço visível, cabeça erguida e dorso firme. Existe duas variedades de pêlo nesta raça, que são:
Pêlo Liso: a pelagem é curta, bem assentada sobre todo o corpo. Se apresentar subpêlo, o pêlo é um pouco mais longo. Pêlos escassos na garganta e ventre são aceitos, ligeiramente mais longos no pescoço e na cauda, curtos na cabeça e nas orelhas. A pelagem é brilhante e sua textura é macia.

Pêlo Longo: a pelagem deve ser fina e sedosa, macia ou ligeiramente ondulada. O subpêlo não deve ser muito espesso. A pelagem é mais longa, formando franjas nas orelhas, pescoço, parte traseira dos membros anteriores e posteriores, nas patas e na cauda. Cães com longos pêlos como o do Maltês, não são aceitos no padrão oficial. E todas as cores são permitidas. O padrão oficial da raça Chihuahua não leva em consideração o tamanho (altura) e sim o peso do cachorro, o ideal é entre 1,5 e 3 quilos.

O Chihuahua tem comportamento corajoso, são cheios de vida e rápidos. Eles preferem os latidos como principal meio de comunicação com os humanos e com outros animais. Os Chihuahuas não são recomendados para conviver com crianças, devido a sua fragilidade. O Chihuahua é muito apegado ao dono e dificilmente irá se acostumar com outro dono.

Os Chihuahuas possuem muitas qualidade, são amigável e doceis. Com aspecto exótico, cada vez mais vem conquistando as pessoas. Também são higiênicos e muito resistente a doenças e sua longevidade chega aos 18 anos. A pelagem curta dos Chihuahuas não requerem muitos cuidados, embora a longa necessite de escovação e tosa.

Alguns cuidados devem ser tomados antes de comprar um Chihuahua, é importante que o futuro dono conheça o canil, converse bastante com o criador e tire todas as dúvidas sobre o temperamento e personalidade da raça. Um filhote de Chihuahua curta de R$ 1 mil a R$ 2 mil.


Compartilhe com um amigo!
Comentários