17/10/2013 09:47

Chow Chow é a raça de cachorro língua azul

Conheça as características da raça de cachorro Chow Chow

Da Redação
OsPaparazzi
Na hora de comprar seu Chow chow, procure conhecer bem o canil, o criador deve ser confiável, principalmente em compras pela internet. Se possível, tente saber a procedência do animal, os padreadores e se possuem pedigree. E jamais se esqueça de pesquisar sobre o comportamento, temperamento e cuidados que se deve ter com o Chow chow.

São formas simples de você cuidar bem do seu cão, atitudes como essas evitam que você seja enganado por criadores amadores, ou seja, sem experiência. Um filhote de Chow chow custa em média entre R$ 900,00 e R$ 1.500,00 e deve ser adquirido em um canil de confiança e com pedigree.

A origem do Chow chow, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia é atribuída à China, porem a quem diga que sua história começou na Mongólia. Por mais de 2 mil anos atrás, na China, o Chow Chow era mantido como cão de guarda e também utilizado para caçar.

A raça de cachorro Chow Chow esta relacionada com os cães nórdicos do tipo Spitz, contendo também algo do Mastiff. Alguns serviam de comida e outros eram servos, muitos deles foram apreciados por imperadores da época e usados para companhia dos nobres chineses.

Fotos de cachorro da raça Chow Chow
A raça Chow Chow é caracterizada pela abundante pelagem e sua língua roxa

Alguns mosteiros do século XIII conservaram a raça, fazendo prevalecer as características dos melhores exemplares. Esse foi um dos motivos pelo qual a raça Chow Chow acabou se tornando um cão de companhia. Porem, devido a política da China naquela época, os Chow Chows não eram exportados para outros países até 1800 e posteriormente foram introduzidos na Inglaterra, consequentemente foram para outros países.

Apesar da raça ter sofrido algumas alterações, se tornando principalmente mais compacta, as principais características do Chow Chow se prevaleceram, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia seu temperamento é calmo e leal e possui comportamento independente e reservado.

Apesar de ser um cão tranquilo, o Chow Chow tem um temperamento ativo e gosta de brincar. Possui aparência compacta, lombo curto, bem equilibrado e estruturado. Deve sempre ser capaz de se mover livremente e não pode ter tanto pêlo que impeça as suas atividades ou cause sofrimento em climas quentes.

Os olhos são escuros em formato oval e de tamanho médio, é permitida uma cor correspondente a da pelagem nos azuis e fulvos. As orelhas são pequenas e grossas levemente arredondadas nas extremidades. A cauda é inserida alta, portada sobre o dorso. A pelagem poder ter aspecto liso ou áspero. O Chow Chow de pelagem lisa possui pelo curto, denso, reto, plano, não achatado, de textura felpuda como pelúcia.

O Chow Chow de pelagem áspera é abundante, denso, reto e eriçado, mas não de comprimento excessivo, com o subpêlo suave e lanoso. A pelagem é particularmente densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes.

Qualquer redução artificial do pelo, que altere o contorno natural ou a expressão será penalizado em concursos, com exceção das patas, que podem ser arrumadas.

Fotos de cachorro da raça Chow Chow
Chow Chow são cachorros brincalhões e bastante ativo

A cor da pelagem do Chow chow poder ser preta unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, frequentemente com nuanças, mas sem manchas ou particolor (sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é frequentemente mais clara). Sendo a cor creme a mais rara dentre as outras. Uma característica da raça Chow chow é a língua de cor preto-azulado, que lembra a cor roxa ou azul.

O Chow chow nasce com a língua rosada e gradativamente vai escurecendo até que se tornem totalmente preto azulado, num período de oito semanas de vida. Alguns Chow chows não têm a língua totalmente azul e embora eles possam ser excelentes cães de companhia. O Chow Chow possui porte médio para grande e pode pesar de 25 a 40 quilos, portanto não são indicados para viver apartamento.

Para um bom acasalamento de Chow chow, deve-se evitar o cruzamento de animais que apresentam problemas genéticos, como displasia e de temperamento agressivo, também não é indicado os que possuem manchas na língua, orelhas dobradas ou focinho despigmentado, e jamais cruze dois irmãos, pois isso compromete o padrão da raça. O ideal é sempre cruzar com animais que possuam pedigree.

A raça Chow Chow é sensível principalmente ao calor, sempre verificar se não esta faltando água para beber. É necessário alguns cuidados com o Chow Chow, quando filhotes evitar passear antes de tomar as vacinas e banhos até 3 meses de idade. Ao dar o banho, não deixar cair água no ouvido, coloque algodão para evitar.

No tratamento de pulgas e carrapatos utilize sempre produtos de confiabilidade, como Frontline, Revolution ou Program, e lembre-se: a pulga vive a maior parte do tempo perto do cão, e não no cão. Deixe seu ambiente sempre limpo. Os chows são cães que não gostam de viver em ambientes sujos, são naturalmente limpos.

Muito comum no Chow Chow são os Hots Spot, que é um eczema ou ferida causada em regiões do corpo onde o cão mordisca com frequência deixando a área úmida e a pele fica sensível. Assim, essa área se torna favorável a contaminação, o Hot Spot.

A umidade é o fator necessário para o desenvolvimento bacteriano, como um banho recente, natação, chuva, rolar em grama úmida, ou um outro ferimento. São mais comuns no Chow chow entre 5 e 18 meses, talvez ocasionado pela puberdade. Os cães adultos consequem se recuperar com mais rapidez à um hot spot, e muitas vezes saram naturalmente.

O maior problema é localizar um hot spot no meio do pêlo de um Chow Chow. Os cuidados para evitar a doença é a secagem dos pêlos e subpêlos, lembrando que o calor excessivo do secador também não é indicado, o ideal é leva-lo a um petshop especializado.

Há alguns cuidados que devem ser tomados em casa, como: escovação regular da pelagem, higiene do local onde vivem que é fundamental tanto para a boa saúde do cão quanto para a do dono, a ração deve estar balanceada e os passeios devem ser diários. Uma novidade para os amantes do cachorro Chow Chow é o Chow Chow Banda.

Fotos de Chow Chow

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.