22/02/2012 18:20

Collie é a raça da Lassie, uma raça de cachorro muito elegante

Collie é a raça da Lassie, uma raça de cachorro muito elegante

Da Redação
Os Paparazzi
A raça Collie embora seja de grande porte e utilizada para trabalho, apresentam grande elegancia e graciosidade. A pelagem é a característica marcante do Collie que se tornou muito famoso ao interpretar Lassie, uma série de TV dos anos 50. É muito incerto a origem da raça Collie, sabe-se que existem a séculos na Escócia e Inglaterra.

A raça Collie possui um comportamento amistoso, sem qualquer vestígio de nervosismo ou agressividade. São extremamente carinhosos com a família e com as crianças. Suas características são muito semelhantes ao Collie Lassie do seriado, muito fiel, afetuoso e apegado ao dono. Até hoje a raça ainda é procurada para trabalhar, como pastoreira em fazendas. Porem, não dispensa ser um bom cão de companhia.

Não possuem traços rústicos nem grosseiros, o cachorro Collie possui expressão formada por equilibrio sendo inteiramente proporcional. Algumas características para o padrão oficial da raça Collie exige: trufa na cor preta, crânio plano e proporcional a cabeça, a característica do olhar do Collie são de expressão doce, os olhos possuem tamanho médio e de inserção ligeiramente oblíqua, formato amendoado e cor marrom escura, exceto no caso dos exemplares azul-merle, nos quais (um ou ambos os olhos) são, frequentemente, azuis ou manchados de azul. E possui expressão muito inteligente e com olhar aguçado.

Fotos de cachorro da raça Collie
Collie é uma raça muito companheira e amável

As orelhas do Collie são pequenas, inseridas no topo do crânio e separadas por um espaço moderado. Em repouso, portadas para trás, mas, em alerta, trazidas para a frente e portadas semi-eretas. Os dentes tem um bom tamanho, com mordedura em tesoura, perfeita, regular e completa. As patas são ovais e com dedos bem fechados. A cauda é longa, alcançando, no mínimo, a articulação do jarrete. Em repouso, portada baixa, com uma ligeira curva para cima na ponta. Em excitação, pode ser portada alta, mas nunca sobre o dorso.

A movimentação do Collie é muito peculiar da raça, um cão balanceado jamais expulsa os cotovelos, movimentando as patas anteriores relativamente próximas. É desejável uma passada longa, devendo ser leve para parecer quase sem esforço. A raça Collie possui pelagem muito densa, de textura áspera, com subpêlo muito suave, densos e bem fechados a ponto de esconder a pele. Na juba e no ventre, é muito abundante. Bem curto na máscara, no focinho e na extremidade das orelhas, mais longos na base. Os membros anteriores são guarnecidos de franjas. Curtos nos jarretes e abundantemente franjados acima deles e muito volumoso na cauda.

Existem três cores reconhecidas da raça Collie, são elas: sable e branco, tricolor e azul-merle. O sable pode conter qualquer nuança, desde o dourado claro ao rico mogno ou sable sombreado. No tricolor predomina o preto com marcas castanho bem saturadas na cabeça e nos membros. No Azul-merle predomina a cor clara, azul prateado, manchado e marmorizado com preto. Enormes marcas pretas, ardósia ou manchas de ferrugem no manto ou subpêlos são altamente indesejáveis.

Dentre as raças de cachorros, o Collie são mais suscetíveis a problemas bucais, portanto, é fundamental manter uma boa higiene bucal. Problemas de pele também podem surgir, é recomendado um banho a cada mês e que a pelagem seja bem seca, isso evita os problemas de pele que podem aparecer nos cachorros, principalmente nas áreas úmidas que se prolifera fungos e bactérias. O que também pode ajudar a evitar esse problema é uma boa alimentação. Esses são apenas alguns cuidados com o Collie, alem desses cuidados é preciso leva-los para passear, brincar com eles e retribuir todo carinho que a raça sente pelo dono.

É muito fácil se apaixonar pela raça Collie, por serem tão lindos e amáveis, mas só isso não basta. Antes de comprar qualquer cão, é fundamental escolher uma raça que se adeque ao ambiente que irá viver, e também o futuro dono precisa se identificar com a raça escolhida. No caso do Collie, a compra deve ser feita em um canil de confiança, por um criador responsável e que o cachorro tenha pedigree.

Você sabia que o nome original da Lassie era Pal, que na verdade era um macho. O cão, que pertencia ao instrutor Rudd Weatherrwax, foi o primeiro a interpretar o papel da série. Desde então, nove gerações de da raça Collies deram continuidade à personagem, sempre machos e descendentes diretos do primeiro cão a conquistar Hollywood. O mais bem-sucedido de seus descendentes atende pelo nome de Howard, ou Lassie IX, e viaja sempre em avião particular.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Fotos da raça Collie

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.