CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Por que o cachorro fica nervoso com barulhos estranhos?

Introduzir o cão a diversos sons ajuda na socialização, assim ele se sentirá mais protegido

Da Redação, publicado em 25/05/2012.
Você já deve ter se deparado com situações em que seu cachorro fique assustado, se esconda ou comece a latir sem parar. Se você não introduzir os barulhos ao cão, ele provavelmente passeará a vida toda latindo quando um carro passar na rua, ao ouvir fogos de artifício, ir ao veterinário ou dar um simples passeio pelo quarteirão.

Uma variedade de ruídos e andar de carro já podem ter sido introduzidos desde o começo ao cachorro. Alem disso, o início da socialização do filhote inclui apresentá-lo a todos os sons 'ao vivo' de sua casa. Acostumar o cachorro a ruídos como o choro de bebê é parte importante. Ensinar o cachorro a passear de carro também é importante.

O ideal é introduzir o cão desde filhote, se o cão for adulto precisa ter mais paciência. Se o cachorro filhote parece ansioso ou nervoso, deixe-o ouvir o ruído novo bem baixinho ou de longe, no começo, aumentando o volume aos poucos, acalmando-o se o cão mostrar nervosismo e recompensando-o quando ele se acalmar. Você pode usar CDs com ruídos fogos de artifício, que não costumam ocorrer todos os dias, mas é melhor acostumá-lo aos sons reais.
Use vários ruídos do seu dia a dia para socializar seu cachorroFoto: Divulgação
Também é importante ouvir novos ruídos que vem de fora da casa logo no começo, e que devem ser apresentados ao seu filhote quando ele ainda é bem pequeno. Experimente ficar com ele no colo a alguma distância da fonte do barulho externo e observe como ele reage. Pode ser o caminhão do lixo que faz um estardalhaço, e é observando em segurança de dentro de casa.

Assim que o filhote se mostrar curioso com esse barulho ou à vontade, leve-o para mais perto, mas não perto de mais, da fonte desse som. Quando o cachorro não se incomodar com volumes mais intensos, aproxime-o mais um pouco, desde que ele continue tranquilo. Se o cão mostrar receio, recue para uma distância segura e espere até ele estar pronto para se reaproximar.

Ruídos que o cachorro deve ser introduzido: Máquina de lavar, micro-ondas, secadora, bater de portas, descarga, chuveiro, aspirador, rádio, televisão, música em festas, choro de bebe, crianças barulhentas, alarme antifurto, instrumentos musicais, cortador de grama, carros, caminhões, ambulâncias, aviões, obras na rua, caminhão de lixo, helicópteros e bombeiros.

Leve seu cachorro, se possível ainda filhote, para conhecer determinados lugares e pessoas, como: os vizinhos, onde eles moram, assim você pode impedi-lo de latir quando ouvir o barulho deles por perto. Pessoas portadoras de deficiência, o cão aprende a confiar em pessoas carregando objetos incomuns, ou sentadas em cadeiras que de repente começam a se mexer. Veterinário, acostumá-lo a ser manuseado, em local desconhecido, sentindo o cheiro de outros animais. E outros animais da própria casa, aprender a se comportar na presença deles. Saiba como acostumar o cachorro e gato morarem juntos na mesma casa.

Compartilhe com um amigo!
Comentários