13/07/2012 11:37

Como pegar seu gato no colo sem deixá-lo irritado ou machucá-lo

Tenha bastante cuidado ao pegar seu gato no colo, por mais flexíveis que pareçam os gatos são frágeis e sensiveis

Da Redação
OsPaparazzi
É importante que seu gato se acostume desde cedo a ser manipulado, pois o contato manual com ele é crucial para estabelecer uma ótima relação entre vocês dois. Alguns gatos gostam de ser tocados e afagados, mas precisam se sentir confortáveis e seguros. Siga as nossas instruções e lembre-se sempre de manupular o gato delicadamente e com respeito. Evite agarrá-lo e importuná-lo demais.

Como pegar seu gato no colo
Resista à tentação de pegar o gato a toda hora. Deixe-o ter tempo e espaço para fazer o que ele quiser, sair e explorar ou tirar uma soneca. Crianças pequenas podem causar problemas a esse respeito. Nunca pegue o gato pela nuca nem o erga pelas "axilas" e deixe-o balançando. (No entanto, pode-se erguer um animal machucado pela nuca, sobretudo no caso de alguma fratura).

Gatos bebês precisam ser sempre manipulados cuidadosamente, pois seus ossos são frágeis, em especial as costelas, são facilmente lesionados por manipulações abruptas. Conheça o corpo do seu gato.

A maneira correta é colocar uma mão em volta da barriga e a outra sob o traseiro. Ele pode então ser colocado na palma de sua mãe enquanto a outra apoia sua cabeça e a parte superior do corpo, segurando-o gentilmente em volta do pescoço ou sob as pernas dianteiras. Se estiver levando o animal para algum lugar, segure-o próximo a você.

Sente-se com ele no colo, faça um afago e talvez ele até cochile. Mas se ele não quiser ser manibulado e tiver vontade de brincar, nunca solte de uma altura elevada, gatos não têm vidas, como costumam dizer. Deposite-o suavemente, faça uma carícia e ofereça um petisco para gatos ou um brinquedo como recompensa por seu bom comportamento. Pegue o gato dessa maneira cuidadosa várias vezes ao dia para que ele se acostume a ser manipulado.

A melhor maneira de pegar um gato no colo
Pegue seu gatinho sempre com cuidado e evite que ele saia irritado do seu colo

Segurar os gatos mais velhos
À medida que o gato fica mais velho, você pode pegá-lo colocando uma mão sob suas pernas dianteiras e encaixando-o com a outra mão sob a anca dele. Então levante-o até a altura do peito, segurando o peso dele o tempo todo e mantendo uma mão firme sob seu traseiro. Já erguido, ele pode sentar na curva do seu braço com as patas dianteiras repousando em seu ombro ou em sua outra mão. Com sorte, você ouvirá um ronrom suave em seu ouvido, saiba como o gato demonstra afeto por você.

Mais atenção com os gatos e as crianças
A chegada de um gatinho é motivo de alegria para as crianças, mas é fundamental que elas aprendam a manipular o animal sem assustá-lo ou machucá-lo. Mostre às crianças mais velhas como pegá-lo e, para as mais novas, que podem exagerar no entusiasmo, demonstre a maneira suave de acariciá-lo, sem tapas e apertões.

Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.