03/10/2012 17:45

Conheça o especialista em tosa Sérgio Villasanti

Sérgio Villasanti já ganhou inúmeros títulos como especialista em estética canina

Da Redação
OsPaparazzi
Sérgio Villasanti é especialista em tosa animal, alem de ser proprietário de uma famosa escola em que ministra cursos sobre estética animal, se tornou conhecido internacionalmente por ter participado de vários concursos, entre eles o Pet Fashion Week New York, ficando entre os oito melhores do mundo. Sérgio Villasanti é também ex-Campeão Mundial de Grooming e já foi escolhido cinco anos consecultivos um dos 30 melhores do mundo pela Oster, marca internacional de produtos para animais.

Natural da cidade de Campinas, Sérgio Villasanti descobriu seu talento com animais aos 14 anos de idade sendo "dog sitter", ou seja, cuidava de alguns cães de sua vizinha, na ocasião da raça Border Collie. Essa experiência fez despertar uma paixão pelos animais que faria de Sérgio Villasanti um especialista em estética animal reconhecido internacionalmente.

Sérgio Villasanti é proprietário da "Escola Estética Canina República dos Cães", localizada em Campinas (SP). Os cursos oferecidos pela República dos Cães se tornou referência nacional, seus alunos competem com o nível do mercado nacional e internacional. Em entrevista exclusiva com OsPaparazzi, Sérgio Villasanti fala sobre a importância do profissionalismo na área pet. "Na profissão de tosador ou qualquer outra relacionada com animais, não basta somente gostar de animais, o primordial é amar a profissão pois gostar de animais, muitas pessoas gostam, mas amar o que se faz é uma descisão muito séria", afirmou ele.

Conheça o especialista em tosa Sérgio Villasanti
Sérgio Villasanti é especialista em estética animal e possui uma escola especializada (Foto: Divulgação)

"Antes de começar algo relacionado a animais, temos que estudar a profissão e realmente ver se é isto que queremos. Um estágio inicial seria muito bom na parte de descisão, desta forma podemos ter uma certeza de qual caminho seguir", comenta Sergio em relação as pessoas que querem ingressar nesta carreira.

Ele também cita o Brasil como sendo um dos países em ascensão no mercado pet, segundo ele, "é o único país que cuida dos animais de uma forma diferenciada, isto é, com banhos semanais, tosas mensais, laços, gravatas, perfumes, roupas, acessórios, etc". Daí vem a importância de formar profissionais capacitados para atender essa demanda. "Em outros países, o cão ou gato dificilmente frequenta o pet shop semanalmente. Um dos motivos é o alto valor ou as vezes pela própria cultura do país".

Mesmo com o mercado em alta, muitas pessoas se mostram resistentes a certos tratamentos aos animais, como por exemplo as pinturas. "Algumas pessoas são contra estas técnicas, eu mesmo ja recebi críticas por pintar ou fazer algo diferente na parte de tosas em cães, mas eu penso da seguinte forma: tudo que se faça em um animal, contanto que não seja danoso para o mesmo e, que venha seguido de respeito e amor é válido". OsPaparazzi destaca o Chow Chow Panda, uma técnica de pintura que deixa o cão da raça Chow Chow semelhante a um urso banda. Para os mais exóticos, há também as pinturas permanentes, as tatuagens em animais.

"Algumas pessoas se preocupam demais com estas técnicas e as criticam, mas no meu pensamento, antes um animal pintado e bem alimentado, com todas as vacinas em dia e uma casa para dormir, do que um animal natural que esteja na rua, passando fome, doente e sem ninguém que olhe por esta vida", afirma Sergio.

A carreira internacional de Sérgio Villasanti começou quando ele trabalhava em um canil de cães de exposição. "Minha primeira viajem foi para uma exposição em Buenos Aires, dentro de um ônibus com 21 cães, e o resultado não poderia ser melhor, pois voltamos ao Brasil com o título de Melhor Cão da Exposição (Best In Show), conta ele. E a partir daí Sergio não parou mais, já conquistou tantos títulos que fica até difícil citar um por um.

Os principais títulos de Sérgio Villasanti são: "Best in show Junior" na World Dog Show em Bruxellas, 3º lugar classe "Pure Breed Intergroom" em New Jersey, Embaixador Oster responsável pela parte de estética animal da América Latina e alguns países da América Central. Juiz internacional em Estética Animal pela International Judges Association. Primeiro Brasileiro a competir no Intergroom New Jersey. Primeiro Brasileiro a competir no Groomania da Belgica. Vencedor da Classe Pure Breed - Groomania da Belgica. Juiz na Superzoo de Las Vegas. Aprovado no IGA - International Groomers Association. Membro do NDGAA - National Dog Groomers Association Of America e 2º lugar na exposição Mundial em Viena (Austria) com a raça Bichon Frisê.

O próximo evento de Sérgio Villasanti será na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. A Super Mix Life, empresa distribuidora de produtos pet no Vale do Paraíba e região de Campinas, com apoio da agência Código BR e parceria com OsPaparazzi, criamos a promoção "Meu Cão Tosadão", que vai premiar dois cães com um banho e uma tosa cada um, feito por Sérgio Villasanti. Qualquer pessoa pode participar, basta acessar nossa página no Facebook e seguir as instruções.

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.