CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Conheçam as origens dos gatos e como foram domesticados

Apesar de domesticados, os gatos têm caráter e instintos naturais de um felino, saiba mais da história dos gatos

Da Redação, publicado em 21/07/2012.
Há milhares de anos os gatos vem sendo domesticados polos seus humanos como companhia ou para controlar certas pragas, mas todos os donos ou futuros donos devem estar cientes de que o animal descende de um predador altamente eficaz. Conheça a história dos gatos:

Na realidade, a adorável bolinha de pelos aninhada em seu colo é membro de uma ativa espécie de predadores cuja história remonta as cinco gatas que viveram no Oriente Médio há cerca de 130 mil anos. Os parentes selvagens dos gatos, com os quais ele compartilha informações genéticas, são a onça-pintada, a jaguatirica e a suçuarana (ou puma), que habitam as matas brasileiras.

A prova mais antiga da domesticação dos felinos provém de uma sepultura no Chipre de 9.500 anos, onde se encontrou um gato enterrado ao lado de uma pessoa, mas é provável que o processo tenha começado gradualmente há cerca de 12 mil anos, quando povos nômades caçadores se tornaram sedentários e passaram a cultivar o solo.
Os gatos são carnívoros e predarores, seu corpo é uma máquina eficientemente evoluída para surpreenderFoto: Divulgação
A seguir, veio o cultivo de grãos e a construção de celeiros. Com isso, pequenos gatos selvagens começaram a surgir das matas para caçar ratos e camundongos atraídos pelos grãos. Assim, as pessoas logo reconheceram a importância de ter esses eficientes exterminadores de ratos por perto.

A função dos gatos na sociedade mudou radicalmente há cerca de 6 mil anos, quando o Egito, na época o país mais importante do norte da África, começou a venerar essas úteis criaturas como seres sagrados de Ra, o deus-sol, e de Bast, a deusa da fertilidade. Naturalmente, ainda hoje milhões de pessoas no mundo inteiro continuam adorando (ou até venerando!) seus gatos.

O desenvolvimentos das raças de gatos
Muitas raças atuais de gatos domésticos foram se desenvolvendo ao longo do tempo, por meio da seleção natural e do cruzamento entre os diversos tipos, domésticos ou selvagens, há milhares de anos. Há registros ingleses do século XVI sobre exposições de gatos, porém a criação para essa finalidade só ganhou força no final do século XIX.

Em 1871 houve uma grande exposição de gatos da raça Persa e British Shorthair em Londres e, por volta da mesma época, o jornal New England sediou a primeira exposição de gatos dos Estado Unidos, com foco na raça Maine Coon. Conheça as variedades e características das raças de gatos.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários