13/02/2012 13:28

Cachorro Dalmata é uma raça elegante e alegre

Cachorro Dalmata é uma raça elegante e alegre

Da Redação
Os Paparazzi
Não existe nenhum registro concreto sobre a origem da raça Dalmata, porem existem vestígios da raça em pinturas italianas do século XVI, há também semelhança da raça de cachorro Dalmata em imagens nas tumbas dos faraós do antigo Egito, na Idade Média. Indícios que nos levam a acreditar que a raça Dalmata é proveniente da região mediterrânea.

O primeiro padrão da raça Dalmata é datado em 1792 e tornou-se oficial em 1890. O Dalmata foi muito utilizado em escoltas de carruagens e também para caça, mas atualmente eles são ótimos cães de companhia. A raça de cachorro Dalmata nos encanta por sua pelagem, aparência elegante e natural, também muito chamativa.

Raça Dalmata
A raça de cachorro Dalmata gosta de brincar, correr, pular e são muito espertos

A característica da pelagem do Dalmata é sua marca registrada, as pintas pelo corpo podem ser nas cores pretas e fígado sobre o branco puro, segundo a Federação Cinológica Internacional as pintas devem ser bem definidas, as mais redondas possíveis. Muitas pintas juntas, formando "cachos de uva" são indesejáveis. Os criadores de Dalmata procuram cada vez mais responder ao padrão oficial da raça, pois o Dalmata precisa ser, apesar das pintinhas, um cão que transparece elegância e perfeita desenvoltura.

Com o passar dos anos, a Federação Cinológica Internacional fez algumas modificações no padrão da raça Dalmata, principalmente referente a pelagem, as desqualificações introduzidas no padrão foi: a presença de manchas grandes, marcação em monóculo, ou seja, grandes manchas redondas ao redor dos olhos, que também são conhecidas como "marcação pirata" e para Dalmatas que apresentem simultaneamente pintas nas cores pretas e pintas fígado, bem como tricolores e os que possuam pintas amarelas e os olhos não podem ser na cor azul. Lembrando que, o filhote de Dalmata nasce todo branco e as pintas começam a aparecer após 15 dias de vida.

O Dalmata possui temperamento alegre e dócil, também são leais e amáveis e estão sempre prontos para longas caminhadas. O Dalmata se adapta muito bem com crianças, porem eles são bem elétricos, gostam de brincar muito, correr e pular, o que não os tornam indicados para conviver com criança muito pequena e morar em apartamento. Eles precisam de espaço para se exercitar, o Dalmata pode desenvolver distúrbios comportamentais caso não pratique exercícios. E também não se adaptam em ambientes muito frio.

Quanto a saúde do Dalmata, muito se fala sobre a alta incidência de surdez, o motivo pelo qual não aceitam o cão de olhos azuis, pois sugere-se a relação entre a cor dos olhos e o sério problema de surdez apresentado por alguns exemplares da raça. Cerca de 25% dos Dalmatas europeus apresentam algum tipo de surdez. O problema é tão sério que o The Kennel Club, na Inglaterra, em associação com a entidade filantrópica Charitable Trust, já investiu boa parte dos US$ 495 mil, destinados a pesquisas genéticas, no estudo das causas de surdez na raça.

Geneticamente, o Dalmata de pelagem branca tem mais predisposição a ficar surdo. O risco aumenta conforme a extensão de branco. Por vezes a surdez dos cães podem ser mascarada e se manifestar em apenas um ouvido. Contudo, existe um teste específico para diagnosticar esta surdez e os criadores devem realizar em todos os cães que pretendem reproduzir.

Outro problema que o Dalmata é propenso são doenças do trato urinário, não é recomendado deixá-los presos por muito tempo em ambientes onde não podem fazer suas necessidades. Doenças como alergia e displasia da anca também devem tomar a atenção do dono. Apesar disso, o Dalmata é um cão muito limpo, apresenta pouco odor e só deve tomar banho quando necessário. O pêlo curto não exige muitos cuidados e escovagens semanais são suficientes. O Dálmata solta bastante pêlo, sobretudo na época da muda, duas vezes ao ano.

Essa raça se tornou muito conhecida após a Disney lançar o filme 101 Dalmatas, durante as filmagens do longa foram utilizados 230 filhotes de cachorros da raça dálmata e 20 cães adultos.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Raça Dalmata

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.