24/11/2012 22:41

Cachorro Doberman é um imponente cão de guarda

Da Redação
OsPaparazzi
A raça Doberman é a única que leva o nome do seu criador de origem, Friedrich Louis Dobermann que viveu entre 1894 até 1894. Fora do horário de trabalho ele era encarregado de recolher os cães perdidos, na cidade de Apolda, Alemanha. Na criação, ele escolheu cães agressivos, chamados "cães de açougueiros", que eram considerados relativamente puros, que contribuiu na história da raça Doberman.

Estes cães foram um tipo antigo de Rottweiler, misturados com um tipo de pastor preto com marcações de cor ferrugem avermelhada. No ano de 1870, essa mistura de raça foi muito trabalhada até que se obteve a "raça ideal". O Doberman foi muito utilizado como guardiões, cães de policia e caça de animais grandes, resumindo, uma raça não apenas alerta, mas um cão de trabalho altamente protetor para casa e família.

O padrão da raça Doberman pede características de um cão de porte médio, poderoso e musculoso. Sendo elegante e nobre, o que se evidencia pela sua silhueta. Deve ser excepcionalmente adequado como cão de companhia, proteção e utilidade, como também, cão de família. No que se refere ao padrão oficial da raça Doberman, ele deve possuir as seguintes características físicas: região craniana forte, os músculos da cabeça devem ser bem desenvolvidos.

Doberman
Doberman são cachorros elegantes e corajosos

Trufa e narina bem desenvolvida. Os olhos de tamanho médio, ovais e de cor escura. As orelhas do Doberman devem ser inseridas alta, portadas e eretas, cortadas com um comprimento proporcional à cabeça. Nos países onde o corte é proibido, as orelhas inteiras são reconhecidas, de preferência, tamanho médio e com a borda anterior caindo rente às bochechas.

A garupa é levemente caída, a cauda de inserção alta e amputada curta, de forma que duas vértebras caudais permaneçam visíveis.
Nos países onde a caudectomia é proibida, a cauda permanece natural. As penas são de comprimento médio e em harmonia com o comprimento total dos membros posteriores. A pelagem do Doberman é curta, dura e espessa. Muito bem assentada, lisa e igualmente distribuída sobre toda a superfície.

Subpêlos não são admitidos. As cores são, preto ou marrom, com marcações vermelho ferrugem claramente definidas e limpas. As marcas estão sobre o focinho, nas bochechas, acima dos olhos, na garganta, duas marcas no antepeito, nos metacarpos, metatarsos e patas, na face interna das coxas, nos braços e sob a cauda. O tamanho de um cachorro Doberman varia de 68 a 72 cm nos machos e 63 a 68 cm nas fêmeas. E os machos podem pesar em torno de 40 à 45 quilos e as fêmeas em torno de 32 à 35 quilos e vivem cerca de 12 anos.

O temperamento do Doberman é calmo e amigável. Ser um pouco agressivo faz parte do temperamento da raça Doberman, portanto, são indicados para o convívio com adultos e crianças maiores. Também são inteligentes, o que facilita no treinamento do animal. São dotados de coragem, firmeza, autoconfiança e boa adaptação em diferentes ambientes.

Alguns problemas de saúde o Doberman pode apresentar, como Síndrome de Wobbler, que consiste na má formação das vértebras. Doença de Von Willebrand, uma deficiência na coagulação sanguínea e problemas de pele e irritações oculares, esses são os mais comuns, o ideal é sempre consultar um veterinário para a prevenção das doenças. Se possível deixa-los soltos para correr e brincar, pois são cães de grande velocidade para corridas e gostam de um pouco de atenção para brincar. Estes são alguns cuidados que a raça Doberman precisa receber para manter uma vida longa e saudável.

O ideal na compra de um cachorro Doberman é, pesquisar sobre qual canil comprar, certificar se o cachorro possui o pedigree e antes da compra conhecer a personalidade do cachorro para depois não haver arrependimento. No Brasil, um filhote de Doberman custa em média R$ 900,00 a R$ 1,4 mil.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Fotos de Doberman

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.