CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

European Shorthair é uma raça de gato fácil de cuidar

Da Redação, publicado em 09/02/2012.
O European Shorthair (Europeu de pêlo curto) ou apenas europeu como é chamado, é homólogo ao British Shorthair na Grã-Bretanha e ao American Shorthair nos Estados Unidos. Ele deriva como essas duas raças, do gato doméstico comum pela seleção baseada em critérios estéticos. Ao mesmo tempo, pode se dizer que o European Shorthair é o descendente mais direto do gato telhado nacional.

O Europeu de pelo curto representa uma raça antiga, visto que os primeiros gatos domésticos foram introduzidos há muitos séculos na Europa, primeiro pelos gregos, depois pelos romanos, que os trouxeram do Egito. Os levaram gatos para diferentes províncias de seu imenso império, tornando-o comum em toda Europa. Apenas em 1983 o European Shorthair teve seu padrão oficialmente definido e enfim reconhecido pela Federação Internacional Felina. Apesar de a raça ser antiga, seu padrão oficial foi registrado recentemente e o Livro de Origens ainda aguarda um dossiê completo.
O Europeu de Pêlo Curto gosta muito de brincar e dormir em lugares altosFoto: Divulgação
Enquanto os gatos vira lata exibem morfologia bastante variadas, o gato Europeu de pelo curto apresenta uma morfologia bem precisa, correspondente às definições de seu padrão oficial. A cabeça é harmônica. De frente, ela é um pouco mais longa do que larga, com um crânio e uma testa ligeiramente convexos, faces bem desenvolvidas e nariz forte. As orelhas são espaçadas, de comprimento médio e arredondadas nas extremidades.

A pelagem deve ser curta, densa e com aspecto lustroso. Em resumo, o Europeu de pelo curto se aproxima muito, como o American Shorthair, do gato doméstico original, diferentemento do British Shorthair, que adquiriu um tipo bastante brevilíneo devido à influência que recebeu do cruzamento com o gato Persa.

Cada variedade do Europeu de pêlo curto precisa satisfazer às exigências definidas pelo padrão para ser considerada legítima. Por exemplo, o Europeu de pelo curto negro deve ser de um negro puro, sem reflexos castanhos e nenhum fio branco, e ter olhos amarelos ou amarelo alaranjados. Essa composição é rara em gatos de rua negros, que frequentemente tem uma grande mancha branca no peito e olhos de cores misturadas, geralmente em tons de verde. As exigências sobre as formas das manchas dos European Shorthair são: tabby marmorizados são bastante complexas, e poucos vira latas as satisfariam corretamente.
A raça European Shorthair apresenta temperamento calmo e equilibradoFoto: Divulgação
Como as variedades do Europeu de pelo curto tem as mesmas características da do British Shorthair, elas estão apresentadas aqui sob a raça britânica. A diferença é que as variedades chocolate, lilás e colourpoint ainda não são reconhecidas nos europeus. O European Shorthair é um gato ativo, bem rústico, sem problemas de reprodução e dotado de boa saúde no geral. Ele costuma ter bom instinto para caçar roedores e se adapta bem em vários tipos de ambiente. Quanto aos cuidados com a raça, não requer atenção específica, banho e escovadelas esporádicas são suficientes.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos


Comentários