CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Gato Manx é uma raça de gato sem cauda; Veja fotos

Da Redação, publicado em 14/04/2012.
O Manx é uma raça de gato sem cauda, isso ocorre por causa de uma mutação natural da coluna vertebral. Esta mutação reduz a cauda, ​​resultando numa diminuição no comprimento da cauda do normal para sem cauda. Muitos gatos Manx têm um 'esboço' de uma pequena cauda, ​​mas os gatos Manx são mais conhecidos como sendo totalmente sem cauda e é a característica distintiva da raça.

A personalidade do Manx é de um gato inteligente, brincalhão e gosta de brincar de buscar objetos lançados. O Manx é sociável, ideal para conviver com a família e crianças. É possível que alguns gatos Manx gostem de água, muitas vezes até mesmo a brinca em aguá. Esta característica do gato Manx faz com que seja muito fácil de dar banho num chuveiro, diferentemente da maioria dos outros gatos.

Outras raças de gatos que compartilham traços de personalidade do Manx são Bengala e Ocicat. Se há gatos Manx múltiplos em uma família, o proprietário pode notar que eles perseguem uns aos outros com frequência. Esse é um comportamento comum para gatos Manx, pois eles gostam de perseguir qualquer coisa, seja um animal ou uma folha ao vento. Seu 'miau' muitas vezes se assemelha a um grunhido.
Gato Manx é uma raça de gato sem caudaFoto: Divulgação
O gato sem cauda Manx é conhecido há muitos séculos e sua origem e seu aparecimento foi na ilha de Man, daí o nome Manx. A Ilha de Man adotou o gato Manx como um símbolo de suas origens nativas e eles também aparecem nos celos. Existem muitas lendas e histórias sobre o surgimento da raça Manx, uma delas é que o gato Manx chegou atrasado à Arca de Noé e, ao ser fechada a porta precipitadamente pelo anfitrião, foi-lhe decepada a cauda.

De fato, gatos sem cauda ocorrem em muitas partes do mundo. Charles Darwin já registra sua presença por toda a região malaia. Eles existem na China, muito provável que a história dos fenícios tenha mesmo um fundo de verdade e que eles tenham se espalhado por intermédio dos barcos empregados no comércio no mar Negro. E o padrão de criação restrita, imposto pelas condições da ilha, determinou, provavelmente, o desenvolvimento de uma linhagem particular desse do gato Manx.

Na verdade, o Manx não se constitui numa raça que assegure sempre a transmissão dessa característica a seus descendentes. De fato, o cruzamento de gatos sem cauda produz, frequentemente, ninhadas que incluem gatos com cauda normal e outros com cauda reduzida (coto). Da mesma forma, gatos normais podem ser portadores de genes mutantes para a ausência de cauda e produzir crias sem cauda em suas ninhadas.

O gato Manx pode apresentar qualquer tipo de cor ou desenho: bicolor, tabby, atartarugado ou cor própria, mas a cor dos olhos deve estar em consonância com a pelagem, como ocorre com os gatos britânicos de pêlo curto. Em concursos, a cor dos olhos e da pele, bem como o desenho só são levados em conta quando as demais características forem compatíveis.

A falta da cauda não parece afetar o senso de equilíbrio do gato Manx, mas tem-se observado que ele geralmente não consegue ser tão bom trepador como outros gatos e não tem sua atenção voltada para ninhos de pássaros. Em vez disso, eles são geralmente ótimos caçadores de ratos e frequentemente tornam-se excelentes pescadores.

Ainda que a redução no comprimento e no número de vértebras concentre-se, geralmente, na parte posterior, podem faltar vértebras de outras regiões, provocando malformações. Uma das anomalias associadas às malformações do gato Manx é mau funcionamento dos músculos do esfíncter anal. O gato que apresenta um coto, qualquer que seja o comprimento, tem assegurada uma vida normal.

Muitos exemplares do gato Manx são exportados para os Estados Unidos, com a finalidade de procriação. No Brasil, não existe muita procura, embora alguns criadores pensam em introduzi-los no país.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários