CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Hábito dos gatos: comer lã e outras coisas estranhas

Entenda por que os gatos comem lã e os efeitos dessa prática para a saúde dos bichanos

Da Redação, publicado em 30/05/2012.
Às vezes o bichano morde e engole coisas que obviamente não devem ser ingeridas por gatos nem pessoas. Esse comportamento arriscado requer sérias medidas de prevenção. Entre as coisas estranhas que os gatos podem comer estão objetos de plástico, de borracha ou papel, porém a 'iguaria' mais bizarra dos gatos costuma ser lã. Aguns gatos costumam comer aquele 'elastico de dinheiro' e podem causar sérios problemas para os gatinhos.

Gatos que gostam de tecidos podem vir só a mastigá-los, mas fique de olho, pois eles costumam sim engolir coisas estranhas. Esse comportamento pode acarretar problemas intestinais, e dos objetos ingeridos o mais perigoso é a lã. Antigamente, comer lã era uma prática exclusiva da raça de gato Siamês, mas atualmente todos os gatos de raça ou não, domésticos ou selvagens podem fazer isso.
Após seu gato brincar com bolinhas de lã, escoda a lã em local inacessivel ao gatoFoto: Divulgação
Por que os gatos comem coisas estranhas?
Esses péssimo hábito costuma surgir quando o gatinho é filhote, entre dois e quatro meses, época em que o desmame é recente.
As causas podem incluir fatores genéticos, mas o velho vilão do estresse, principalmente por mudar de lar, muitas vezes é a razão principal. Gatos frustrados e com tédio são outros fatores de peso para o gato comer coisas estranhas ou fugir de casa, entenda por que os gatos fogem de casa.

Como resolver o problema dos gatos:
Como sempre, não deve haver punição. Deixar materiais inadequados fora do alcance do gato é uma medida sensata, porém difícil de implementar em uma casa bagunçada. Veja o que você pode fazer:

1. Borrife o material inadequado com aerossóis repelentes de uso veterinário.
2. Torne as refeições do gato mais divertidas, esconda porções de ração em pontos diferentes da casa ou dê um petisco próprio para gatos que exija bastante mastigação.
3. Providencie vários brinquedos que estimulem as habilidades inatas dos gatos de caçar presas.
Sempre observe as fezes do gato, se ele engoliu algo estranho pode ser que ele elimine ou nãoFoto: Divulgação
Existem gatos que gostam de comer plantas, muitas delas são tóxicas para os gatos, confira a lista de plantas tóxicas que os gatos não devem comer. Apesar do apetite dos gatos serem bastante seletivos, muitos comem coisas estranhas e cabe a nós, os donos, preservar a saúde do gato. Se você suspeitar que o gato comeu algum objeto estranho leve-o ao veterinário, mesmo que o gato não apresente nenhum sintoma estranho de imediato.

Compartilhe com um amigo!
Comentários