14/02/2012 16:40

Mastiff é uma raça de cachorro grande e imponente

Mastiff é uma raça de cachorro grande e imponente

Da Redação
Os Paparazzi
O Mastiff possui temperamento calmo, é carinhoso com os donos, são pacientes e latem pouco. Porem, desconfiados de pessoas estranhas e sendo considerado ótimo cão de guarda. O Mastiff se comporta muito bem, são inteligentes, mas também são teimosos. Embora sejam animais de grande porte, podem viver tranquilamente dentro de um apartamento, desde que exercitados o suficiente.

De origem muito antiga, o Mastiff passou por algumas alterações até chegar à forma em que conhecemos hoje. Originalmente, é reconhecido pela Confederação Brasileira do Cinofilia como sendo natural da Grã-Bretanha. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça Mastiff sofreu grande extinção. Foi preciso importar linhagens para compor o desenvolvimento da raça e só assim foi possível um crescimento numérico e de qualidade do Mastiff.

Mastiff se apresenta com elevada altura, de boa natureza, é um cão largo e de corpo profundo, com grandes ossos fortes. Foi muito utilizado nas guerras para guarda pessoal e patrimonial. Atualmente, o Mastiff é usado para guarda e defesa. A aparência do Mastiff é quadrada em seu contorno, quando vista de qualquer ângulo. Possui corpo maciço, as pernas são bem separadas e colocadas de forma quadrada. Os músculos são facilmente notados. O Mastiff precisa ter um conjunto bem ajustado, combinando altura e peso com qualidade e equilíbrio.

Raça de Cachorro Mastiff
A raça de cachorro Mastiff é um ótimo cão de guarda

As principais características do Mastiff são: crânio largo entre as orelhas, testa lisa, mas com rugas quando está em atenção. Trufa na cor preta e com narinas bem apertas. O focinho é curto, porem largo abaixo dos olhos se mantendo até a ponta da trufa. Olhos de tamanho moderado e bem afastados. Orelhas pequenas e também separadas. Pescoço ligeiramente arqueado. O dorso é largo e musculoso.

A cauda do Mastiff é inserida alta, pode alcançar os jarretes ou passar um pouco, é larga na raiz e vai afinando em direção a ponta pendente reta em repouso, mas formando uma curva com a extremidade apontando para cima, porém, não sobre o dorso quando o cão está em ação. Os ombros são ligeiramente inclinados. As patas são grandes e redondas com dedos bem arqueados e as unhas são na cor preta. As pernas são bem desenvolvidas.

A pelagem do Mastiff é curta e assentada, sendo mais grossa no pescoço e ombros. A cor da pelagem é abricó, fulvo ou tigrado. Em todos esses casos, o focinho, as orelhas e a trufa devem ser de cor preta, com pálpebras pretas, e estendendo-se para cima, entre elas. Branco excessivo no tronco, peito ou patas é inaceitável para o padrão. A raça não pode apresentar agressividade ou excesso de timidez.

A raça Mastiff requer alguns cuidados, pois são propensos a alguns problemas de saúde, como a displasia coxo-femural. Também é comum a ocorrência de torções do estômago e, por esse motivo, esses animais devem ser alimentados de duas a três vezes por dia, não sobrecarregando a alimentação apenas uma vez ao dia. Mastiff possui tendência a engordar, portanto, o dono deve ficar atento ao peso do animal e controla-lo. Estes animais não se dão muito bem com o calor excessivo, precisando ser mantidos em locais frescos e sombreados durante esses dias. Um filhote da raça Mastiff custa em média R$ 1,2 mil.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Fotos Mastiff

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.