04/11/2013 12:00

Conheça os benefícios da natação para cachorro

Saiba como ensinar seu cachorro a nadar e praticar atividade física na água

Da Redação
OsPaparazzi
São muitos os benefícios da natação para os humanos e isso se estende para os cachorros. A natação para cães tem se difundido em hotéis para animais e cada vez mais ganha popularidade. Alem de ser uma excelente atividade física para os cachorros, a natação quebra a rotina de qualquer cão que sofre de estresse. Em geral, qualquer atividade na água é divertida e contribui para quebrar o sedentarismo.

Cachorro na praia
Natação para cachorro: faz bem e ajuda na saúde do animal

Os cães também se beneficiam da natação pois mantém a temperatura corporal mais agradável. Há cachorros que sentem muito calor nas caminhadas e se jogam em qualquer possa de água, numa forma de baixar a temperatura e se refrescar.

Para alguns cães, nadar é tão simples como abanar a cauda na hora de sair para passear, mas para alguns cachorros isso não é nada fácil. Até mesmo para os cachorros da raça Retriever do Labrador, que possui características físicas de um cão nadador, se eles não tiverem um contato com piscinas, rios, etc, terão certa dificuldade na vida adulta.

Especialistas comprovam que a atividade realizada na água é sem impacto e favorece o fortalecimento muscular, tanto nos humanos quanto em animais, chamada de hidroterapia, essa técnica também melhora o sistema respiratório e contribui para o emagrecimento. Para os cachorros com problemas de displasia coxo-femural, dores na coluna e com algum tipo de fratura, a natação é fundamental, porem, acompanhada de um veterinário ou especialista. Saiba que é importante manter uma boa alimentação nos cães, confira alguns vegetais que seu cachorro pode comer.

Para que seu cachorro não sinta medo de nadar é preciso desde filhote ensina-lo. Nunca jogue seu cachorro na água esperando que ele perca o medo e aprenda a nadar. Comece levando seu cachorro a beira de lagos ou piscinas, brincar com bolinhas na água também é uma forma de incentivar seu cachorro a entrar na água espontaneamente. É importante que o local seja seguro e com degraus para que o cão saia facilmente da água. Independente da raça do seu cachorro, ele pode se adaptar as condições e aprender a nadar. Evite causar traumas, faça esse exercício com calma e descubra o que faz seu cão feliz.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.