16/07/2012 10:05

Perdigueiro é uma raça de cachorro caçador e de companhia

Perdigueiro é uma raça de cachorro caçador e de companhia

Da Redação
Os Paparazzi
O Perdigueiro é uma raça de cachorro caçador, são extremamente ativos e habilidosos, esse cão gosta de fazer seu dono feliz. O cachorro Perdigueiro fica estático quando os eflúvios da caça lhe despertam a atividade sensorial, eles ficam parados como estátua, uma característica típica dos Perdigueiros. Alem disso, eles fixam o olhar, as orelhas ficam em posição de escuta, cabeça imóvel e a cauda ereta.

A origem do Perdigueiro é incerta, possivelmente a raça surgiu no Oriente por volta do século XIV. Portanto, acredita-se que com o decorrer do tempo e por influências de várias naturezas, algumas das modificações que se produziram no exemplar originário, hoje se encontrem fixadas no cão atual, de forma a poder ser considerado o Perdigueiro Português ou Braço Nacional como um aborígene, constituindo pelas suas características morfológicas, dinâmicas, uma raça de cachorro perfeitamente definida.

O cão Perdigueiro possui aparência mediolínea, bem construída, harmoniosa e com elasticidade nos seus movimentos. O comportamento do Perdigueiro é de um cão submisso, muito afetivo, sociável e um tanto petulante para seus semelhantes. O Perdigueiro é gracioso em sua aparência, de temperamento calmo e equilibrado, mas vivaz e com bastante expressividade nas atitudes.

Conheça algumas características do padrão oficial do Perdigueiro: a cabeça possui tamanho proporcional em relação ao corpo, vista de frente, dá a impressão de ser quadrada e retilínea de perfil. O stop (espaço entre os olhos) é bem visível. A testa, vista de frente, é quase plana, alta, larga e simétrica. Vista de perfil, apresenta-se ligeiramente abaulada.

Fotos Cachorro Perdigueiro
Perdigueiro é uma raça de cachorro de companhia e são ótimos caçadores

A trufa (ponta do focinho) tem forma retângular com a cana nasal e o lábio superior. As narinas devem ser largas, bem abertas e de bom contorno. Sua cor deve ser preta nos cães cuja pelagem seja de cor de camurça ou cores semelhantes, preferivelmente de marrom claro ou marrom escuro em cães de pelagem marrom, a trufa sempre é mais clara do que a pelagem.

Os olhos do Perdigueiro são íntegros, simétricos, grandes, de forma oval, horizontais, situados à flor da cabeça, castanhos em diversos tons, mas de preferência escuros. O Perdigueiro tem vivacidade no olhar, que é bem expressivo no cachorro adulto.

Os supercílios são proeminentes, mas não em excesso, o que tornaria a cabeça ossuda. As orelhas do Perdigueiro são de comprimento médio (15 cm de comprimento e 11 cm de largura), elas devem ser delgadas, macias, revestidas de pelos finos, densos e rasos, bem mais largas na base do que na ponta, sendo a ponta arredondada, as orelhas são pendentes, de superfície quase plana, de alta inserção e paralelas entre si.

A cauda do Perdigueiro, em geral, é cortada pelo terço posterior. Quando inteira, não deve ultrapassar o jarrete, reta, de média inserção, grossa na base, afinando gradualmente, mas não muito, para a ponta. Bem inserida, bem desenvolvida, em perfeita continuidade com a linha da garupa, a linha da cauda deve contribuir com a elegância da silhueta corporal.

Quando o cão está em repouso, a cauda se apresenta pendente, caindo com naturalidade ao longo das coxas, mas nunca entre as pernas. Em movimento, a cauda levanta-se, atingindo a horizontal, ou até um pouco mais alto, mas nunca vertical, nem se curvando em foice. Ainda, sobre o ponto de vista dinâmico, o cão quando caça movimenta a cauda de lado a lado, perfeitamente sincronizada com seu passo.

A pelagem do Perdigueiro é curta, bem assentada, pouco macia e densa. Distribuído naturalmente por todo o corpo e quase por igual, exceto nas axilas, virilhas e partes genitais, onde é mais ralo e suave. O pelo do Perdigueiro é também mais fino e raso na cabeça e principalmente nas orelhas, onde é mais suave no tato dando a impressão de serem aveludados. O Perdigueiro não tem subpelo. A cor do Perdigueiro é amarelo e marrom, unicolor e com manchas brancas.

O Tamanho do Perdigueiro para os machos são 56 cm e nas fêmeas 52 cm com uma tolerância de 4 cm para mais ou para menos. O peso médio para os machos adultos, em bom estado de apresentação, é de 23,5 kg e para as fêmeas, em igual estado, é de 19 kg. Um filhte de Perdigueiro custa em média R$ 600,00. Antes de comprar seu cachorro Perdigueiro, procure um canil responsável, tire todas suas dúvidas sobre a raça com o criador, e depois é só escolher seu cãozinho!

Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos

Fotos de cachorro Perdigueiro

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.