CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Razões para fazer o castramento dos cachorros

Por que castrar seu cachorro? Conheça alguns motivos para se fazer a castração

Da Redação, publicado em 05/04/2012.
O castramento de cachorro pode evitar doenças e é totalmente seguro. E não causa nenhum sofrimento ao cães pela falta da prática sexual, pois o cachorro tem o instinto de procriar e não o prazer ou necessidade afetiva. O sofrimento pode atingir os machos não castrados. Por exemplo, se machos vivem com fêmeas e não podem cruzar, ficam mais agitados, agressivos, não comem e perdem peso.

E também não é verdade que após a castração os cães de guarda ficam mais calmos, o que determina o cão ser para guarda é o instinto, castração não altera os instintos dos animais. Confira as razões para castrar o cachorro macho:
A castração é um procedimento seguro e muito simples, qualquer dúvida, pergunte ao seu veterinárioFoto: Divulgação
Impedir ninhadas indesejadas: Se você tem vários cachorros, este pode ser um bom motivo. Se você pretende adotar um cachorro, saiba que as entidades doadoras costumam castrar os cachorros antes de reencaminhá-lo para doações.

Altos níveis de testosterona: Traços comportamentais podem provocar dominação excessiva ou agressões. Podem aumentar a marcação de território em lugares inadequados. Se o castramento é para reduzir a dominação, é necessário um intenso treinamento destinado a reverter o comportamento já aprendido.

Problemas de hierarquia: Isso pode ocorrer quando um cachorro macho jovem chega à maturidade e quer ocupar a posição de dominante provocando brigas com os machos rivais.

Marcação de território com urina: Pesquisas mostram que há uma diminuição da marcação de território entre 20% e 80% dos cachorros castrados. Porém, se o cachorro continuar com a marcação de território com urina, será preciso levá-lo a mudar o comportamento para reverter o aprendido.

Necessidades de procurar uma fêmea: Se o seu cachorro foge pelas ruas para procurar fêmeas no cio, a castração pode ser o melhor negocio, essa necessidade irá acabar, o que não causa mal algum para o cachorro.

Montar objetos e pernas de pessoas: Alguns cachorros montam objetos e até as pernas de pessoas, se estiverem muito frustrados.

Os cachorros castrados são menos propensos a problemas de saúde, principalmente as fêmeas, são muitas as razões de saúde para castrar a fêmea. E a fêmea não precisa ter crias para manter o equilíbrio emocional, não existe relação entre esses pontos. Se uma cadela se mostrar mais calma e depois da primeira ninhada, é porque amadureceu devido a ter avançado na idade e não porque se tornou mãe. Conheças os problemas que podem ser evitados na fêmea com o castramento:
O castramento pode evitar aquela ninhada indesejada e, para as fêmeas, pode evitar algumas doençasFoto: Divulgação
Problemas médicos: Algumas cadelas desenvolvem uma doença grave chamada piometra, em que há formação de pus no útero. A castração elimina esse risco.

Doenças vitalícias: As cadelas com esses problemas se beneficiam com o menor esforço exigido aos outros órgãos quando são castradas cedo. Algumas doenças vitalícias são: problemas renais e infecções de bexiga constantes, etc.

Gravidez Psicológica: Neste caso, o processo gravídico se manifesta na fêmea que prepara o local para parir e cria leite, sem estar de fato grávida. Ela pode ficar deprimida.

Gravides Indesejada: Esse é um perigo se há cachorros machos por perto: pode ocorrer um cio não aparente e resultar num cruzamento acidental.

Desequilíbrio hormonal: Acarreta problemas de comportamento (por exemplo, gravide psicológica) que o dono gostaria de evitar.

Tumores mamários: O efeito dos hormônios na cadela no cio pode levar ao aparecimento de tumores nas glândulas mamárias. Se estes não forem tratados, podem se tornar malignos.

É muito importante que os donos de cachorros se informe sobre a castração, não só somente a castração, mas sobre todos os assuntos em que envolve seu cão, pois a responsabilidade sobre o cachorro é única e exclusiva do seu dono. Portanto, alem de carinho e alimentação, nós temos que garantir uma vida saudável e feliz para nossos cães.


Compartilhe com um amigo!
Comentários