CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Labrador é uma raça de cachorro de companhia

O cachorro Labrador gosta de fazer seu dono feliz, conheça mais sobre essa raça

Da Redação, publicado em 09/06/2013.
O Retriever do Labrador é uma raça que surgiu numa península no leste do Canadá chamada Terra Nova e o Labrador. Porem, a origem da raça Retriever do Labrador ainda não se concretizou, arqueólogos apontam a existência de dois cães Labradores na península do Canadá, um de porte robusto com pelagem longa e outro menor com a pelagem mais curta. E a palavra Retriever quer dizer recolhedor, ou seja, o cão Labrador é um cão de recolhimento de caça.

O Retriever do Labrador chegou na Grã-Bretenha no século XIX e rapidamente ganha popularidade e despertou o interesse dos criadores de animais que descobriram neles a função Retriever, de trabalhar junto ao seu dono para caçar, o dono atinge o alvo e o Retriever do Labrador recolhe a caça sem marcar a presa com sua dentição. Os obstáculos no caminho até a presa não são problemas, tanto em terra quanto em água o Retriever do Labrador traz sempre a presa consigo, uma característica própria do cachorro Labrador.
Antigamente, somente o Labrador preto era considerado puroFoto: Divulgação
Foi nas provas de campo que o Retriever do Labrador encontrou a fama cedo, tendo sido originalmente introduzido nesta atividade no final de 1800 pelo Coronel Peter Hawker e pelo Conde de Malmesbury. De modo geral, não é uma raça muito antiga, em 1916 foi formado o primeiro clube da raça e em 1925 foi fundado o Clube do Labrador Amarelo. No início, apenas os cães de pelagem preta eram considerados puros. Posteriormente, a cor a ser permitida foi o amarelo e, por último, a cor chocolate que também foi admitida pelo Kennel Club.

O Retriever do Labrador é um cão que não demonstra nenhuma agressividade, nunca late sem motivo e de modo nenhum aparentam timidez. Essa raça gosta de proteger seu dono e é reconhecido como 'cão família', pois adora ficar junto as pessoas. Alguns Labradores quando ficam longe de seus donos por algum tempo entram em depressão e podem até ficar doentes. Por esse motivo, é muito importante pesquisar sobre a raça antes de adquirir um cachorro, principalmente no caso do Retriever do Labradores, que não gostam de solidão.
Filhote de Labrador AmareloFoto: Divulgação
As características do Retriever do Labradores mostram cães agitados que gostam muito de brincar, um costume bastante comum entre eles é morder quando estão brincando. Uma dica de comportamento para esse caso é, quando ele morder diga 'não' e pare de brincar, volte após 15 minutos. Repita o exercício se necessário e logo o cão vai perceber que morder afasta as pessoas dele, fazendo-o com que pare de morder. A raça Retriever do Labrador é muito inteligente e é muito importante que receba uma educação adequada desde filhote. Um ótimo exemplo de educação canina é o caso de Kate Cross e seu Labrador inteligente, ele faz compras, lava roupa, etc.

A pelagem do cão Retriever do Labrador é bem grossa, tornando-o impermeável, faz parte da origem da raça como nadadores possuir essa pelagem protetora, chamada subpêlo. Retriever do Labrador são cães de porte médio para grande, portanto, o ideal é viver em áreas grandes, de preferência em fazendas. Uma característica que acaba encantando seu dono é o olhar do Retriever do Labrador, que possui forma meiga e dócil.
Retriever do Labrador são cães indicados para companhiaFoto: Divulgação
Os dedos dos Retriever do Labradores são chamados de dedos de gato, ou seja, são dedos fechados e entre eles possuem uma membrana intra digital, o que facilita para nadar. A calda do Retriever do Labrador tem que ser curta, não pode jamais ultrapassar a ponta do jarrete, a calda deles têm a função de leme, também para nadar.

Com relação à higiene e saúde do Retriever do Labrador, a raça não apresenta graves complicações, há possível existência de displasia da anca (deformação da articulação coxofemural) e dadisplasia de ombros e cotovelos (má formação dos membros dianteiros) esse tipo de doença ocorre com animais com mais de 2 anos. Essa doença é hereditária e pode ser diagnosticada por um veterinário com antecedência.

O Retriever do Labrador gosta de comer bastante, o ideal é manter uma alimentação com horários e quantidade estabelecida de acordo com o metabolismo de cada cão, evitando a obesidade e problemas cardíacos, pois os Labradores são cães robustos e muitas vezes são confundidos com cães obesos. Eles gostam muito de banho, porém evitar o contato direto da água nos ouvidos e após o banho secar a região, para evitar otite.
Os cachorros da raça Labrador são ótimos nadadoresFoto: OsPaparazzi
A inteligência da raça Retriever do Labrador é muito reconhecida, eles são cães usados como guia para pessoas com deficiência visual. Não são todos os Labradores, pois eles passam por muitos testes e os pré selecionados, posteriormente recebem uma séria educação e depois, uma adaptação com o futuro dono, os cães para essa função devem ser extremamente equilibrados. Assim como os treinamentos de cães farejadores de entorpecentes nos trabalhos policias e cães salva vidas. Isso nos mostra o porquê dessa raça não ser um cão de guarda, pois eles são cães amigos e gostam de satisfazer o dono. Uma raça indicada para fazer companhia. Retriever do Labrador é uma raça que adora fazer as pessoas felizes, atualmente estão sendo usados como PetTerapia em hospitais, asilos, etc.

Recentemente, a raça Labrador foi muito comentada devido ao livro que John Grogan escreveu. O livro conta a história que ele e sua mulher tiveram ao adotar um filhote da raça Labrador, chamado Marley. 'Marley e Eu' fez tanto sucesso que ganhou adaptação para o cinema. A história do Labrador do filme 'Marley e Eu' é um tanto emocionante, Marley viveu 14 anos e deixou muitas lembranças para seu dono. Nas filmagens do Filme 'Marley E Eu' foram utilizados 22 Labradores diferentes, todos para interpretar a vida do cãozinho Labrador Marley.


Compartilhe com um amigo!
Comentários