05/07/2012 14:50

Saiba como seu gato demonstra afeto por você

Conheça algumas peculiaridades dos gatos e saiba como os gatos demonstram carinho

Da Redação
OsPaparazzi
Você sabe como é, o gato está no seu colo, tudo parece bem e, de repente, sem motivo algum, ele começa a "afofar" sua barriga, como se fosse uma massa de pão. Aguns dão outros nomes para esse comportamento, como "fazer fofinho" e "tocar pianinho". O gato pode até morder você suavemente ou cutúcá-lo com as garras afiadas. Você sabe por que os gatos fazem isso?

Demonstrando afeto
Ao afofar você, o gato está demonstrando afeto. É assim que ele fazia no corpo quente da mãe, pressionando suas glândulas mamárias com as patas a fim de estimular a liberação do leite. Alguns gatos costumam babar enquanto fazem isso e, em geral, também emitem um ronrom. Portanto, se seu gato tiver subitamente o ímpeto de golpeá-lo, deixe-o saciar a vontade.

Saiba como seu gato demonstra afeto por você
Gato "afofando", ou "tocando pianinho"

Mordiscar afetuosamente enquanto ronronam é comum, porém morder forte é outra questão, que deve ser repreendida. Talvez ele esteja tentando atrair sua atenção ou então exercendo a chamada agressão animal. Gatos não se lambem uns aos outros por muito tempo, portanto uma ou duas mordidelas na sua mão sinalizam: "Já é suficiente. Pare, já estou bem limpinho".

Se o gato lhe enfia as garras quando está no seu colo afofando, treine-o para retraí-las. Bata levemente em suas patas com um dedo até que as garras se retraiam, enquanto o elogia com um tom de voz bem suave. Você pode até dar um biscoitinho para gatos como recompensa. Continue repetindo esse treinamento simples sempre que necessário e é quase certo que ele aprenderá a manter as garras encolhidas.

Geralmente isso leva uma ou duas semanas, embora alguns animais precisem de vários meses para responder ao treinamento. Isso só demanda a repetição paciente e recompensas em forma de elogios e guloseimas.

Saiba como seu gato demonstra afeto por você
Os gatos brincam de dar leves mordidas, uma forma de demonstrar afeto

Curiosidade sobre dentição dos gatos
Às vezes um gato com idade entre três semanas e seis meses pode lhe morder. Isso pode acontecer por problemas de dentição. Quando os dentes dos gatos começarem a surgir, dê ao animal objetos apropriados, como mordedores e brinquedos especiais para esse fim.
Com elogios, estimule-o a mordê-los, fazendo-o desistir de testar os novos dentes em seu corpo (experimente soprar forte a face do gato, mas jamais bater). Saiba também que os gatos são capazes de idenficar nossos sentimentos.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.