28/02/2012 16:14

Cachorro Shar Pei: fotos e características da raça

Cachorro Shar Pei: fotos e características da raça

Da Redação
Os Paparazzi
O Shar Pei possui temperamento calmo, são cães amáveis e um pouco introvertido, sendo no entanto um bom amigo das crianças e muito afetuoso com a família. A característica do Shar Pei é ser independe, leal e dócil. E a característica física mais marcante, sem dúvida, são as rugas. Essa raça pode se adaptar facilmente em ambientes grandes ou pequenos, o que seria indicado para viver em apartamento. Os passeios diários podem ser de 15 minutos, é o suficiente para eles. Eles também gostam de passear de carro, saiba como acostumar seu cachorro à andar de carro, sem sentir enjoo. Alem disso, a raça Shar Pei não late muito.

A China é o país de origem do Shar Pei, apesar de existirem outras histórias sobre sua origem. Também dizem que o Shar Pei é descendente da raça Chow Chow, a quem assemelha-se pela língua azul. Em 1981, o padrão oficial da raça Shar Pei foi redigido pelos criadores chineses da década de 70. Em 1974, o Shar Pei figurou no Livro Guiness dos Recordes como o cão mais raro do mundo.

Fotos de cachorro da raça Shar Pei
A raça Shar Pei é muito inteligente e adora as crianças

Em 1994, a Federação Cinologica Internacional promoveu diversas alterações no padrão da raça, e a mais importante foi justamente a redução das pelancas do cão adulto no tronco e no dorso. As pelancas do Shar Pei deve-se concentrar na cabeça e no pescoço. O peso e a altura da raça também foi alterado, se definiu ser um pouco menor.

A raça Shar Pei é um cão de tamanho médio, de aparência robusta, esta característica é mais presente nos machos. O corpo é compacto, curto e com aspecto quadrado. As rugas e o focinho dão a raça uma aparência única e majestosa.
As principais características do padrão oficial da raça Shar Pei são: cabeça um pouco grande, se comparado ao corpo e a papada deve ser uma extensão das rugas da testa e das bochechas.

A trufa (ponta do focinho) deve ser preta. O Shar Pei possui focinho largo e carnudo desde a raiz até a ponta, os lábios também são carnudos. Uma característica interessante sobre a raça Shar Pei é a cor preto-azulado que consiste nas regiões da língua, céu da boca, gengivas e lábios. Entretanto, o padrão oficial da raça permite que a língua seja manchada de cor rosa, mas não totalmente rosa e nos cães de pelagem clara, a língua é de cor lavanda sólido.

O Shar Pei deve apresentar olhos escuros, amendoados de expressão carrancuda. Os olhos claros são apenas permitidos para os cães de coloração clara, que são chamados de diluídos. A pelagem ou as rugas jamais devem prejudicar o bom funcionamento do globo ocular e das pálpebras. As orelhas do Shar Pei são pequenas e bem espessas, o formato é triangular equilátero, ou seja, os lados devem contem medidas iguais. As pontas das orelhas devem apresentar uma ligeira cor amendoada e dirigidas em direção aos olhos e inseridas altas. Alem disso, possuem um espaçamento considerável entre elas, porem bem próximas ao crânio. As orelhas eretas são altamente indesejáveis.

O pescoço possui comprimento médio e forte. A pele solta abaixo do pescoço não deve ser excessiva. Os cães adultos não podem apresentar dobras na região do tronco, exceto na cernelha e na raiz da cauda onde as dobras devem ser moderadas. A garupa é plana e o peito é largo e profundo. A cauda do Shar Pei é grossa e redonda na raiz, gradualmente vai se afinando até chegar a ponta. É inserida bem alta e podem ser em forma de uma curva, portada em anel fechado ou enroscada sobre o dorso ou caindo para um dos lados.

Fotos de cachorro da raça Shar Pei
O Shar Pei são cachorros calmos e muito afetuosos

Os cães dessa raça se movimentam através do trote e com bastante naturalidade e as patas tendem a convergir para uma linha central quando a velocidade aumenta. A pelagem do Shar Pei é uma característica singular da raça, pêlo curto, duro e eriçado. Nos membros a pelagem é assentada e no corpo é reta e separada. O Shar Pei não possui subpêlo e nunca deve ser tosado.

O comprimento do pêlo pode variar de 1 cm a 2,5 cm. Todas as cores sólidas do Shar Pei são aceitas, exceto o branco. O padrão oficial da raça Shar Pei somente admite uma cor mais clara na cauda e na parte posterior das coxas e também um sombreado mais escuro sobre o dorso e nas orelhas. O tamanho que o Shar Pei pode chegar é 44 cm a 51 cm na cernelha, região localizada no início do dorso.

Alem dos cuidados básicos com a raça, que seria uma alimentação a base de ração canina, dispor de água fresca todos os dias e vacinação, o Shar Pei precisa de cuidados com a pelagem, escovação uma vez por semana e sempre verificar se há pulgas ou carrapatos, pois essa raça tem a pele sensível e as possíveis coceiras podem machucar ou causar alergias.
Se o cão estiver com esses parasitas é indicado usar um produto do tipo Frontline ou o indicado pelo veterinário. Fique atento a falhas na pelagem que pode ser um sinal de fungo e bactérias, neste caso, leve-o ao veterinário.

O Shar Pei é um cão muito limpo, é uma característica da raça, portanto, os banhos podem ser dados realmente quando precisarem ou quando apresentarem sujos e isso demora muito tempo para acontecer. Os olhos e as orelhas devem ser verificados semanalmente, caso o cão comece a balançar muito a cabeça e coça-la com frequência pode ser um sinal de fungo e bactérias. Para evitar, limpe os ouvidos com algodão e não hesite em leva-lo ao veterinário nesses casos.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Fotos da raça Shar Pei

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.