10/10/2012 16:54

Shih Tzu é uma raça de pequeno porte e dócil

Da Redação
Os Paparazzi
A origem da raça Shih Tzu é Tibetana, porem foram desenvolvidos na China. Ao chegar na China, foram cruzados com o Pequinês até chegar na aparência que conhecemos hoje. Em 1942, a raça foi reconhecida como uma raça distinta de outras orientais, sendo concedido um registro separado pelo The Kennel Club em 1940, com certificados para campeonato disponibilizados a partir de 1949.

O Shih Tzu é um cão de companhia, muito inteligente e carinhoso. Esse cãozinho também costuma ser muito ativo e alerta, porem são silenciosos, não fica latindo quando alguém chega em casa. Outra característica do Shih Tzu é apresentar comportamento independente. Eles gostam de ficar no colo e na presença da família, também gostam muito de crianças. Com personalidade forte, o Shih Tzu facilmente domina seus donos.

São doceis e muito apegado ao dono, porem não pedem afago o tempo todo, pois gostam de mostrar sua independência. Os donos de um cachorro Shih Tzu precisam ter muita paciência, pois esse cãozinho não gosta muito de obedecer, eles são considerados um dos cachorros mais desobedientes que existe.

Raça de Cachorro Shih Tzu
Shih Tzu são cachorros dóceis e gostam de ficar no colo

Algumas características do padrão oficial do Shih Tzu são: possuem a cabeça larga e redonda. Topete abundante, com boa barba e bigodes, pelos crescendo distintamente acima do focinho, dando um efeito de crisântemo, não afetando a habilidade do cão para enxergar. Esse crisântemo é muito atraente nessa raça. A trufa deve ser preta e focinho largo e quadrado. Os olhos do Shih Tzu devem ser grandes, escuros, redondos e inseridos bem separados, com expressão calorosa.

Shih Tzu com olhos claros são permitidos para a pelagem na cor fígado ou com manchas fígado. Porem, o branco dos olhos não deve ser visível. As orelhas são grandes, de bom comprimento e portadas pendentes. Inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio e com uma pelagem tão abundante que parecem unidas ao pêlo do pescoço. A cauda do Shih Tzu é bem guarnecida de pêlos, portada alegremente sobre o dorso.

O andar da raça apresenta comportamento arrogante, leve e fluente. A pelagem do Shih Tzu é longa, densa, não encaracolada, com moderado subpêlo. É permitido uma pequena ondulação nos pelos e o comprimento do pêlo não deve afetar o movimento do cão. É permitido todas as cores de pelagem do Shih Tzu, uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores. Shih Tzu é um cão de pequeno porte e sua altura não deve ultrapassar 27 cm. Devem pesar em torno de 4,5 a 7,5 quilos.

Por apresentarem pelagem longa, o Shih Tzu requer cuidados específicos se mantidos com a pelagem original, como, escovação diariamente, o que evita a formação de nós. O ideal é que esse tratamento com a raça seja feito desde filhote para que eles se acostumem. O dono do Shih Tzu pode optar pela tosa, o que diminui os cuidados com a pelagem, porem perde todo o charme que a raça possui. Outra opção para a raça Shih Tzu é a tosa higiênica, que evita o cãozinho de se sujar quando fizer suas necessidades.

Outro cuidado com o Shih Tzu é a limpeza dos ouvidos, que evita otites (inflamações de ouvido) sendo realizado uma vez por semana é o suficiente. E a cada dois meses é necessário a remoção de parte da pelagem dos ouvidos, o Shih Tzu possui muitos pelos dentro dos ouvidos. Mas isso só deve ser feito por pessoas experientes, de preferencia em um petshop. Por serem cães que vivem mais em locais internos da casa, suas unhas não costumam ser desgastadas, portanto, uma vez por mês devem ser cortadas ou lixadas, procedimento que também deve ser realizado por um especialista.

A raça Shih Tzu também apresenta lacrimejamento intenso e se não houver a limpeza da região ocular, o cachorro pode sofrer inflamações. Para eliminar esse desconforto é necessário a limpeza pelo menos duas vezes por semana. Use algodão embebido em soro fisiológico ou em água filtrada. Um filhote de Shih Tzu custa em média R$ 800,00 e deve ser adquirido em um canil de confiança. O futuro dono deve pesquisar bastante sobre o comportamento e temperamento da raça antes de comprar um cão. Conhecer os criadores e o canil é fundamental, bem como se o cachorro possui pedigree.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Fotos de Shih Tzu

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.