01/01/2013 11:28

Spitz é uma raça de cachorro calmo e dócil

Da Redação
OsPaparazzi
Spitz Alemão é a raça de cachorro mais antiga da Europa Central. A aparencência do Spitz Alemão cativa as pessoas pela beleza de sua pelagem, feita por um abundante subpelo. O que mais impressiona na raça Spitz Alemão é a formação de um tipo de juba ao redor do pescoço e a cauda com pelagem compacta e emplumada, portada, atrevidamente sobre o dorso.

O comportamento do Spitz Alemão é sempre esperto e atento é excepcionalmente devotado ao seu dono. O temperamento do Spitz Alemão é dócil e fácil de ser treinado. Sua desconfiança com estranhos e sua ausência de instinto de caça fazem dele um cão de guarda ideal para casas e fazendas, e também para conviver com crianças.

Algumas características da raça de cachorro Spitz Alemão referente ao padrão oficial são: cabeça de tamanho médio, trufa (ponta do focinho) redonda, pequena e de cor preto puro e marrom escuro em Spitz marrons. O focinho não é muito longo e com boa proporção ao crânio. Nos lábios do Spitz não existe rugas nas comissuras labiais, sendo inteiramente pretos nos Spitz de todas as cores e marrons nos Spitz marrons.

O maxilar do Spitz Alemão são desenvolvidos e possui mordedura em tesoura, com 42 dentes correspondendo à fórmula dentária. Nos Spitz miniatura e anão (Pomerânia) a falta de alguns prémolares é aceita e a mordedura em torquês é permitida em todas as variedades de Spitz.

Os olhos do Spitz Alemão são de tamanho médio, de forma alongada e ligeiramente oblíquos e escuros. As pálpebras são pretas em todas as tonalidades de cores e menos nos Spitz marrons onde elas são de cor marrom. As orelhas são pequenas, inseridas altas e relativamente próximas uma da outra, triangulares e pontudas. Elas são sempre portadas eretas, rígidas na ponta.

O pescoço do Spitz Alemão é de comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros e ligeiramente arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e profusa que forma uma grande juba. A cauda do Spitz Alemão é inserida alta e de tamanho médio, projeta-se para cima e curvase sobre o dorso, reta desde a raiz. Deita-se firmemente sobre o dorso e é coberto por uma pelagem bem emplumada. Uma curva dupla na ponta da cauda é permitida.

Patas anteriores e posteriores são tão pequenas quanto possível, redondas e fechadas, chamadas "pés de gato" com dedos bem arqueados. Unhas e almofadas são pretas em todas as variedades de cores, contudo são de cor marrom escuro nos cães marrons. A movimentação dos posteriores é reta, para a frente com boa propulsão, fluente e elástica e a pele cobre o corpo firmemente sem nenhuma ruga.

Cachorro Spitz Alemão
Cachorro Wolfspitz/Keeshond (Spitz Lobo)

A pelagem do Spitz Alemão é dupla, o pelo externo é longo, reto e separado, já o subpelo é curto, grosso e lanoso. A cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertos por pelos curtos e espessos (aveludados). O resto do corpo tem uma pelagem rica e longa. Não ondulada, crespa ou encordoada e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma
abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, as pernas posteriores têm franjas abundantes da garupa até o jarrete e a cauda é espessa.

O Spitz Alemão possui algumas variedades, das quais também se originou a raça. As cores do Spitz Alemão são:
- Wolfspitz/Keeshond (Spitz Lobo): cinza sombreado.
- Spitz grande: preto, marrom e branco.
- Spitz médio: preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.

- Spitz pequeno: preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.
- Spitz anão (Pomerânia): preto, marrom, branco, laranja, cinza prateado, outras cores.
- Spitz preto: o subpêlo e a pele devem ser pretos também e a pelagem de cobertura deve ser um preto brilhante sem nenhuma marca branca ou de outra cor.

- Spitz marrom: deve ser uniformemente marrom escuro.
- Spitz laranja: deve ser uniformemente de cor laranja sólido no corpo todo.
- Spitz branco: deve ser branco puro sem nenhuma sombra de amarelo em particular, que muitas vezes aparece, especialmente nas orelhas.

Fotos da raça de cachorro Spitz Alemão
Fotos da raça de cachorro Spitz Alemão

- Spitz sombreado de cinza/Keeshond (Spitz Lobo): o sombreado cinza é um cinza prateado com as pontas dos pêlos pretas. Focinho e orelhas de cor escura, ao redor dos olhos o sombreado é bem definido, como óculos revelados por delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma expressiva sobrancelha; uma juba e um colar sobre os ombros mais claro; anteriores e posteriores sem nenhuma marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por ligeiras pinceladas pretas nos dedos; ponta da cauda preta; abaixo da cauda (face ventral) da cauda e culotes em cinza prateado pálido.

Outras cores de Spitz: o termo "outras cores" cobre todos as nuanças de cor, como: creme, creme areia, laranja areia, preto e fogo e particolor (tendo o branco como cor dominante). As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro.

Tamanho do Spitz Alemão:
Wolfspitz/Keeshond (Spitz Lobo): 49 cm
Spitz Grande: 46 cm
Spitz Médio: 34 cm
Spitz Pequeno: 26 cm
Spitz Anão / Pomerânia: 20 cm

Cães abaixo de 18 cm são indesejáveis. O peso de cada variedade de Spitz Alemão deverá ser de acordo com seu tamanho. Essa raça de cachorro precisa de cuidados especiais na pelagem, a escovação é fundamental, tanto para deixar o cão com uma aparência bonita, quanto para retirar os pelos mortos. E o banho deve ser dados uma vez por mês. Um filhote de Spitz Alemão custa em média R$ 1.500,00 e deve ser comprado em um canil especializado.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Fotos Spitz Alemão

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.