30/07/2012 10:01

Teckel é uma raça de cachorro caçador e amigável

Teckel é uma raça de cachorro caçador e amigável

Da Redação
Os Paparazzi
Teckel, também conhecido como Dachshund ou Dackel, é uma raça de cachorro originaria da Alemanha. O Teckel possui aparência baixa, de pernas curtas, comprido e compacto e bem musculoso. Apesar das pernas curtas em relação ao corpo comprido, é muito vivo e ágil. Essa raça de cachorro lembra o cachorro salsicha, o Basset. O cão Teckel tem comportamento amigável, de temperamento aquilibrado. Teckel é um cachorro de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro.

Algumas características do teckel, no padrão oficial são: cabeça alongada, vista de cima e de perfil. Afinando gradualmente para a trufa (ponta do focinho), mas nunca pontuda. O focinho é longo, suficientemente largo e forte. Pode ser bem aberto até a inserção dos olhos. Os olhos do Teckel são de tamanho médio, ovais, bem afastados, com expressão enérgica, contudo amigável e não penetrante, de cor brilhante, do marrom avermelhado escuro até o marrom enegrecido em todas as cores do pelo. Olhos porcelanizados, olhos de peixe ou perolizados em cães marmorizados não são desejados, mas podem ser tolerados.

As orelhas do Teckel são inseridas altas, não muito para a frente. Suficientemente longas, mas não exageradas. Arredondadas e não estreitas, pontiagudas ou dobradas, com as bordas da frente bem rentes às faces. A cauda do Teckel é inserida não muito alta, portada no prolongamento da linha do dorso. Uma ligeira curva no último terço da cauda é permitida.

A movimentação do cão Teckel deve cobrir bem o solo. É fluente e enérgica, com passadas de frente sem levantar muito e o movimento dos posteriores deve transmitir uma ligeira elasticidade para a linha do dorso. A cauda pode ser portada em prolongamento harmonioso com a linha do dorso, ligeiramente inclinada. Na movimentação, anteriores e posteriores são paralelos.

Fotos Teckel
Raça de cachorro Teckel de Pelo Longo

Pelagem do Teckel: Além dos três tipos de pelagem, existem três tamanhos diferentes para cada uma delas, portanto, temos 9 tipos diferentes de Teckel.

Teckel Pelo Curto: os pelos são densos, curtos, assentado, cerrado e áspero. Não mostrando áreas sem pelo. A cauda deve ser fina e cheia, mas não abundantemente coberta. Pelos um pouco mais longos na parte inferior da cauda não é um defeito. As cores do Teckel podem ser:

Unicolor: vermelho, amarelo avermelhado, amarelo, todos com ou sem pelos pretos entremeados. A cor sólida é preferível e o vermelho é melhor do que o amarelo avermelhado ou amarelo. Cães com muitos pelos pretos entremeados também são classificados como cores sólidas e não como outras cores. O branco não é desejado, mas algumas pequenas manchas não desqualificam. Trufa e unhas pretas. Marrom avermelhado é também permitido, mas não desejado.

Bicolor: preto profundo ou marrom com manchas ferrugem (castanha) ou amarela sobre os olhos, nas laterais do focinho, descendo até a mandíbula, no interior das orelhas, no antepeito, nas partes internas e traseiras dos posteriores, nos pés, na região do ânus e no terço proximal da face ventral da cauda. Trufa e unhas pretas em cães pretos, marrom nos cães de cor marrom. O branco não é desejado, mas algumas pequenas manchas não desqualificam. Marcas muito extensas de castanho ou amarelo são indesejáveis.

Arlequim (tigrado manchado): a cor básica é sempre a cor escura (preto, vermelho, cinza). São desejadas manchas irregulares de cor cinza ou bege (manchas extensas não são desejadas). Nem a cor escura, nem a cor clara devem ser predominantes. A cor do Teckel é vermelha ou amarela com listras escuras. A cor da trufa e das unhas é a mesma que a dos sólidos e a dos bicolores.

Teckel Pelo Duro: pelos com exceção do focinho, das sobrancelhas e das orelhas, o pelo deve ser de igual comprimento sobre todo o corpo, bem assentado, denso, de arame, com subpelo. O focinho tem uma barba claramente definida. As sobrancelhas são espessas. Nas
orelhas, a pelagem é mais curta do que no corpo e quase lisa. Cauda uniforme e bem provida de pelos bastante aderentes. A cor predomina da clara até a cor escura de javali, como também a cor de folhas secas. Caso contrário, as mesmas cores descritas no Teckel de Pelo Liso.

Teckel Pelo Longo: a pelagem é sedosa e brilhante, com subpelo aderente ao corpo e fica mais comprido debaixo do pescoço e na parte inferior do corpo. Nas orelhas, os pelos devem ir alem de suas extremidades (franjadas). Distintas franjas nos membros posteriores.
A pelagem atinge o seu maior comprimento na parte inferior da cauda onde forma uma legítima franja. A cor são as mesmas descritas no Teckel de Pelo Curto.

A raça de cachorro Teckel tem grande habilidade para o trabalho sobre a terra, caçando silenciosamente, alem disso, possui alto instinto de busca seguindo animais feridos. O Clube mais antigo para Teckel é o "Deutsche Teckelclub", fundado em 1888. Durante décadas, o Dachshund tem sido criado em 3 diferentes tamanhos (Teckel Standard, Teckel Anão e Kaninchen) e em 3 diferentes pelagens (Pelo Curto, Pelo Duro e Pelo Longo). Um filhote de Teckel custa em média R$ 600,00. Esse valor varia de acordo com a qualidade da raça, pedigree, o ideal é pesquisar sobre o canil e o criador da raça.

Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos

Fotos Teckel

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.