13/02/2013 13:44

Terra Nova é uma raça de cachorro grande

Conheça a raça de cachorro Terra Nova e suas curiosidades

Da Redação
OsPaparazzi
A raça de cachorro Terra Nova possui comportamento alegre, digno e criativo. O Terra Nova é conhecido por sua verdadeira gentileza e serenidade. Seu comportamento reflete à benevolência e suavidade. O Terra Nova é considerado um cão de trenó para cargas pesadas e cão d?água. A aparência do Terra Nova é de um cão maciço, com corpo poderoso, bem musculoso e bem coordenado em seus movimentos.

A raça Terra Nova é originária da Ilha Terra Nova (Newfoundland), descendente de cães indígenas e do grande cão urso preto, introduzido pelos Vikings depois do ano 1100. Com a chegada de pescadores europeus, uma variedade de novas raças ajudou a reformar e revigorar a raça, mas as características essenciais permaneceram. Quando a colonização da Ilha começou em 1610, o cachorro Terra Nova já estava largamente em poder de sua própria morfologia e comportamento natural. Essas características lhe permitiram resistir aos rigores do clima extremo e às adversidades do mar quando ele puxava cargas pesadas em terra ou servindo como cão d?água e salva-vidas.

Algumas características do padrão oficial do cão Terra Nova são: a trufa (ponta do focinho) é grande, bem pigmentada e narinas bem desenvolvidas na cor preta em cães pretos e brancos e pretos; marrom em cães marrons. O focinho é definitivamente quadrado, profundo e moderadamente curto, coberto de pelos curtos, finos e sem rugas. Os cantos da boca são visíveis, mas não exageradamente pronunciados.

Fotos de Nova Terra cachorro
Nova Terra é uma raça dócil e de companhia

Os olhos do Terra Nova são relativamente pequenos, moderadamente profundos; são bem separados e não mostram a terceira pálpebra, na cor marrom escuro em cães pretos e brancos e pretos; um tom mais claro é permitido em cães marrons. As orelhas do Terra Nova são relativamente pequenas, triangulares, com as pontas arredondadas, inseridas bem para trás, ao lado da cabeça e bem aderentes. Quando a orelha do cão adulto é colocada para a frente, ela alcança o canto do olho do mesmo lado.

A cauda do Terra Nova age como um leme quando está nadando, por isto ela é larga e forte na raiz, assim como os cães da raça Retriever do Labrador. Quando o cão esta de pé, a cauda cai, com possibilidade de uma pequena curva na ponta, alcançando ou um pouco abaixo do jarrete. Quando o cão está em movimento ou excitado, a cauda é portada reta com uma ligeira curva para cima, mas nunca curvada sobre o dorso ou entre as pernas.

O Terra Nova possui movimentação natural, formando um balaço com o dorso. À medida que a velocidade aumenta, o cão tende ao "single track", com a linha superior permanecendo nivelada. O tamanho do Terra Nova para os machos são 71 cm e para as fêmeas 66 cm. O peso médio para esta raça de cachorro para os machos são 68 kg e as fêmeas 54 kg. Tamanho grande é desejado, mas não em detrimento da simetria, estrutura poderosa e movimentação correta.

A pelagem do Terra Nova é dupla e bem resistente à água. A pelagem de cobertura é moderadamente longa e reta, sem ser encaracolada. Uma ligeira ondulação é permitida. O subpelo é macio e denso, mais denso no inverno do que no verão, mas sempre encontrado em uma certa extensão na garupa e no peito. O pelo na cabeça, focinho e orelhas é curto e fino. As pernas dianteiras e traseiras são franjadas. A cauda é completamente coberta por pelos longos densos, mas sem formar uma bandeira. Trimming não é desejado (ilusão de ótica, é feita através da retirada de pelos em certas regiões).

O cachorro Terra Nova podem ser nas cores preto, branco e preto e marrom. A cor tradicional do cão Terra Nova é preto, a cor deve ser a mais uniforme possível, mas um ligeiro tom de queimado de sol é permitido. Manchas brancas no peito, dedos e/ou na ponta da cauda são permitidas. Também existe na cor branco e preto, esta variedade é de importância histórica para a raça. A marcação preferida é uma cabeça preta, de preferência com uma faixa branca que vai do focinho ao crânio passando entre os olhos, uma sela preta com manchas iguais e uma garupa preta, além de preto no começo da cauda. O restante da pelagem é branca e pode ter um mínimo de pequenas manchas pretas. Nos cães na cor marrom vai do chocolate ao bronze. Manchas brancas no peito, dedos e/ou ponta da cauda são permitidas. Cães preto e branco e cães marrons são julgados na mesma classe dos cães pretos nas exposições.

Um filhote de cachorro da raça Terra Nova custa em média R$ 3.000,00. E deve ser comprado em um canil de confiança, procure conhecer o criador da raça e os pais do filhote.

Fotos da raça Terra Nova

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.