30/07/2012 15:33

Weimaraner é uma raça de cachorro carinhoso

Da Redação
OsPaparazzi
A raça de cachorro Weimaraner é considerada cão de caça. Possuem um excelente faro e são fáceis de serem treinados. O Weimaraner chama a atenção por ser muito apaixonado pelo seu dono, essa raça de cachorro é muito fiel e companheira. Weimaraner gosta de receber bastante carinho e costumam ficar tristes se esquecidos pelo dono.

O temperamento do Weimaraner é de um cão firme e equilibrado. Sua qualidade é notável como cão de caça, por conseguinte são ótimos farejadores. O Weimaraner possui comportamento versátil e não costumam ser muito agitados. Essa raça de cachorro são bons cães de guarda, porém sem demostrar agressividade. Uma curiosidade sobre o Weimaraner é que são ótimos no aponte e no trabalho em água e especial inclinação para o trabalho após disparo de tiro. O Weimaraner pode viver em média 12 a 14 anos.

Fotos de cachorro Weimaraner
O Weimaraner é provavelmente a mais antiga raça pura de aponte alemã, criada há mais de 100 anos

O Weimaraner costuma latir para dar alerta, mas quando percebe que não há pelo que suspeitar, são capazes de festejar as suas visitas, mesmo que sejam desconhecidas. Weimaraner são cachorros inteligentes, eles não vão te obedecer sem algum motivo, temos que direcioná-lo com firmeza e determinação. Sempre mostrar ao Weimaraner nossa felicidade quando fazem algo que gostaríamos que o fizesse.

O cão Weimaraner pode viver em apartamento, mas é necessário passeios diários. Caso o Weimaraner não faça atividade física, eles começam a ficar mais agitados e gastam suas energias comendo objetos dentro de casa. Alem disso, o Weimaraner gosta de crianças, principalmente para brincar e correr. Para o convívio do Weimaraner com outros animais é preciso ensiná-lo, convivência entre gatos e cachorros, por exemplo, o Weimaraner pode enxergar o gato como caça.

A aparência do Weimaraner é de um cachorro musculosos e de tamanho médio para grande e as diferenças entre os machos e as fêmeas são facilmente distinguidas. O crânio tem tamanho harmonioso e é mais largo nos machos do que nas fêmeas, mas devem possuir perfeita proporção com o corpo. O focinho é, pouca coisa, mais longo nos machos e a trufa (ponta do focinho) é grande e na cor carne escura, fundindo gradualmente em cinza na sua parte posterior. Devem ter maxilares fortes e mordedura em tesoura.

Os olhos do Weimaraner é de cor âmbar, do escuro ao claro e com expressão inteligente. A cor azul céu é permitida nos Weimaraner filhotes. As orelhas do Weimaraner são largas e bastante longas, quase alcança a comissura labial, são inseridas altas e estreitas e arredondadas nas pontas. Quando estão em alertas, as orelhas ficam ligeiramente voltadas para a frente e dobradas.

A cauda do Weimaraner é ligeiramente mais baixa comparado a outras raças, são fortes e bem coberta de pelos. Quando estão em repouso, é portada pendente e, em alerta ou em ação, portada em posição horizontal ou mais levantada. Suas patas são fortes e firmes. A movimentação do Weimaraner é fluente e com passadas que cobrem bem o solo. Possuem um longo e plano galope. No trote, o dorso deve ser firme e o passo de camelo é indesejável para essa raça de cachorro.

A pelagem do Weimaraner pode ser longa ou curta. O Weimaraner de pelo curto, ainda assim, possuem a pelagem um pouco mais longa que a maioria dos cachorros de pelo curto. A característica do pelo é densa e bem aderente e, pode ou não possuir subpelo. A pelagem do Weimaraner de pelo longo é macia, lisa e ligeiramente ondulada, os pelos são mais longos na inserção das orelhas e com aspecto mais aveludado nas pontas. A cauda é bem franjada, possui pelos entre os dedos e na cabeça os pelos são menos longos.

Fotos de cachorro Weimaraner
O cão Weimaraner apesar de ser um caçador, são excelentes cães de companhia

A cor do pelagem do Weimaraner é o cinza, nas tonalidades prata, corça ou rato. A cabeça e orelhas são geralmente mais claras. E pequenas manchas brancas são permitidas somente no peito e nos dedos. Às vezes se observa sobre o dorso uma linha mais escura, mais ou menos bem traçada. O tamanho do Weimaraner ideal para os machos são de 62 a 67 cm e para as fêmeas 59 a 63 cm. O peso do cachorro Weimaraner para os machos devem ser entre 30 a 40 quilos e nas fêmeas 25 a 35 quilos.

A origem do Weimaraner é alemã, sua história parte do século XIX, onde sua criação foi na corte de Weimar, também passou a ser criado por caçadores profissionais e guardas florestas na Alemanha Central. A história do Weimaraner possou por vários cruzamentos, em particular, com os Pointers e, aproximadamente a partir de 1890, os cães foram produzidos de acordo com os planos de criação e a raça foi considerada satisfatória para ser inscrita no livro de registro de raças de cachorros. A variedade de Weimaraner pelo longo apareceu posteriormente.

No Brasil, o Weimaraner chegou em 1952 e a criação da raça vem sendo cada vez mais difundida. Um cachorro Weimaraner filhote custa em média R$ 1 mil. Para adquirir um filhote de Weimaraner, o futuro dono deve pesquisar sobre o canil e conhecer muito bem o criador. Alem de pesquisar bastante sobre o temperamento da raça do cachorro.

Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos

Fotos de cachorro Weimaraner

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.