CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Brotas é o lugar certo para turismo de aventura

Brotas, São Paulo, possui turismo de aventura e belezas naturais

Da Redação, publicado em 25/01/2013.
Localizado no centro do estado de São Paulo (249 km da capital), o município de Brotas, com seus incontáveis atrativos naturais (nascentes, cachoeiras, boqueirões e as corredeiras do Jacaré Pepira), somados a hospitalidade marcante de seus moradores, tornaram a região um dos maiores pólos de turismo de aventura do país e destino certo para de todas as idades.

Esportes que os turistas praticam em Brotas:

Rafting: atividade turístico-desportiva de descida de rios de corredeiras, usando botes infláveis com 5 a 7 participantes.
Canyoning prática turístico-desportiva de travessias de canyons e rios, utilizando técnicas de descidas por corda, rapel, em cachoeiras.
Bóia-cross prática turística de descida de remansos e corredeiras, utilizando um mini-bote individual.
Duching descida de corredeiras, usando caiaques infláveis abertos, individuais ou em duplas.
Arborismo prática turística que consiste em fazer trilhas aéreas, sobre mastros e copas de árvores.
Trilha caminhadas por trilhas e picadeiros na natureza com direito à banhos em cachoeiras.
Tirolesa cosiste em fazer travessias sobre elevações, vales, cachoeiras e lagos, utilizando técnicas verticais.
Cavalgada prática turística de passeios equestres em meio à natureza, em pastos e estradas vicinais.
Cachoeira de Brotas, um lugar perfeito para o ecoturismo!Foto: Divulgação
Conheças os pontos turísticos de Brotas:

Rio Tamanduá: nascente de água límpida no meio da mata nativa, que forma uma piscina natural de 10 metros de diâmetro. Passeio às corredeiras do Rio Tamanduá, um dos afluentes do Jacaré Pepira que atravessa a fazenda formando um extenso lajeado de pedra de mais de 200 metros. O lugar é ideal para nadar, escorregar e curtir uma ducha natural. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Cachoeira Cassorova: com 55 metros de altura, trilha média e moderada. E a Cachoeira dos Quatis com 42 metros de altura, trilha longa e moderada. O local possui lanchonete, restaurante, guias, trilhas de acesso aos atrativos e piscinas. O acesso é pela estrada da barragem a 6 km do Bairro do Patrimônio. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Cachoeiras do Soltão: são 67 metros de altura, trilha média e moderada, a Cachoeira da Ferradura com 47 metros de altura, trilha longa e moderada e a Cachoeira Monjolinho com 12 metros de altura, trilha curta e fácil. O local possui lanchonete, restaurante, camping, vestiários e piscina. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Cachoeira de Santo Antônio: são 15 metros de altura, trilha média e moderada. O local possui lanchonete, vestiários, trilhas, piscina e Mirante do Vale do Jacaré Pepira. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Fazenda Sinhá Ruth: está localizada numa área privilegiada às margens da represa do Patrimônio no alto da serra, à 23 km do centro de Bratas. As Cachoeiras do Jovem, dos Amigos e Sinhá Ruth possuem 15, 10 e 35 metros respectivamente. Cavalgadas na fauna do Jacaré, com opção de cavalgada noturna, passeios de caiaque e prática de canyoning. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Parque dos Saltos em Brotas: localizado a 1 km do centro de Brotas, onde o rio Jacaré Pepira corta a cidade formando belas corredeiras, cercado por um bosque que abriga as ruínas da Usina Velha. O acesso é fácil e o local é bastante usado para o treinamento de esportes aquáticos, como o acquaride e a canoagem de corredeiras. A vistitação é gratuita.

Centro Comunitário Represa do Patrimônio de Brotas: junto à represa do Jacaré Pepira no bairro de São Sebastião da Serra (Patrimônio), oferece área para camping, pontos para natação e pesca esportiva, acesso a embarcações para prática de esportes náuticos. Estrutura para eventos desportivos e culturais.

Usina Parque - Jacaré: localizada no alto da serra da represa do rio Jacaré Pepira na antiga usina hidrelétrica. Passeios às cachoeiras do Boqueirão, São Sebastião e Jacaré por trilhas com acompanhamento de monitores da Fundação Patrimônio da História da Energia de São Paulo, mantenedores do local. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Tavolaro: o centro de lazer Tavolaro fica a 14 km do centro de Brotas pela SP 225 logo após a ponte do Jacaré Pepira. Oferece aos seus visitantes, tirolesa, arborismo, pesque-pague, cavalgadas e produtos do seu laticínio.

Cachoeira da Água Branca: no alto da serra, a 20 km de Brotas, pouco antes do distrito do Patrimônio de São Sebastião da Serra. O sítio da D. Calila possui uma belíssima queda d'água própria para banho. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Sítio Três Quedas: acesso às cachoeiras das Andorinhas (15 metros), da Figueira (42 metros) e a da Nascente, todas próximas da sede. A entrada do sítio fica a 200 metros após a entrada do Sítio da Água Branca. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Cachoeira do Astor: no ribeirão do Pinheirinho, a sede da Fazenda da família Speranza é o ponto de partida para as cachoeiras do Astor (25 metros) e da Esperança (35 metros). O acesso até a fazenda é pela estrada da barragem, 31 km do centro de Brotas. cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Cachoeira do Escorregador: composta de pequenas quedas e piscina natural no ribeirão do Pinheirinho. Os atrativos são de facílimo acesso. Localiza-se no Alto da serra do Patrimônio, a 38 km de Brotas. É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Cachoeira do Martello: no Bairro do Pinheirinho, a 12 km do centro de Brotas. Acesso às cachoeiras, da Primavera (10 metros) e do martello (55 metros). É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Cachoeiras do rio do Peixe: a 22 km do centro, na divisa com o município de Dois Córregos. O acesso aos atrativos se dá pela fazenda São José, de onde saem as trilhas para as cachoeiras, dos Escravos (3 metros), Cipó (8 metros), Tabarana (40 metros) e D. Anninha (30 metros). É cobrada taxa de acesso aos atrativos.

Vila Del Capo: antiquário, orquidário e bar temático (cachaçaria), com influência retrô, anos 80 e Itália. Aberto de sexta à domingo. Localizado no bairro dos Gomes à 27 km do centro de Brotas e a 14 km de São Pedro.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Comentários