CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Jericoacoara, no Ceará, possui praias e paisagens únicas

Considerada entre as dez praias mais lindas do mundo

Da Redação, publicado em 18/08/2012.
O New York Times publicou há alguns anos: 'Jericoacoara é um dos tesouros escondidos do planeta'. O Washington Post, por sua vez foi mais categórico ao afirmar que a praia, localizada na costa oeste do Ceará, é uma das 10 mais bonitas do mundo. Ora, o que esses dois grandes jornais americanos não sabiam é que os brasileiros já haviam descoberto Jericoacoara há muito tempo, pelo menos desde de 1970, quando os primeiros mochileiros apareceram.

Quem se dispuser a desvendar os encantos de Jericoacoara terá que reunir mentalmente tudo o que já aprendeu sobre praias mundo afora e esquecer todas as informações. Jericoacoara ou 'Jeri', para os íntimos, é única. Sua primeira característica marcante: chegar lá não é fácil. São cinco horas de carro a partir de Fortaleza, num percurso que inclui travessia de dunas de 23 km de extensão.

O povoado de Jericoacoara é pequeno, sem sofisticação. A luz elétrica chegou há apenas alguns anos, as ruas não têm calçamento nem iluminação, não há agências bancárias e conforto ainda não é uma palavra de ordem. Mas a paisagem, praticamente intocada, é belíssima.
Jericoacoara, no Ceará, é considerada um lugar único!Foto: Divulgação
A grande estrada local é a duna do pôr-do-sol, de onde, todas as tarde, turistas assistem ao mergulho que o sol faz no oceano. Também é impossível não se deslumbrar diante da Pedra Furada, uma formação rochosa avermelhada, em forma de arco, que avança majestosamente pelo mar. Por causa dos ventos fortes, a praia principal de Jericoacoara, aos pés das dunas, é ideal para o windsurfe, e muitos praticantes desse esporte rumam para lá durante todo o ano.

Curiosamente, as melhores 'praias' para um mergulho são as das lagoas de água doce de Jijoca, município do qual Jericoacoara é distrito. Tudo é calmo, relaxado e tranquilo em Jericoacoara, embora na alta temporada, todos os dias têm cara de sábado, bem agitado. O certo é que Jericoacoara parece um canto da Terra esquecido por Deus. Ou, ao contrário, um lugar ao qual Deus dedicou toda a sua atenção na hora da Criação.

Jericoacoara é um Parque Nacional que fica localizado a 300 km a oeste de Fortaleza e é preciso deixar o carro em Jijoca e atravessar 23 km de dunas até Jericoacoara, de buggy ou jardineira. Essa travessia dura 1 hora e custa, em média, R$ 40,00.

Para o turista, existem várias opções de hospedagem em Jericoacoara, hotéis e pousadas, a maioria com estilo rústico, mas alguns não dispensam o luxo. A alta temporada em Jericoacoara é de junho a fevereiro, portanto, faça a reserva em um hotel com bastante antecedência, pois a procura é grande nessa época.

Jericoacoara possui ótimos restaurantes e surpreende os turistas com qualidade no atendimento. Entre as diferentes opções da gastronomia de Jeri, se destacam: a gastronomia mediterrânea, churrascaria, pizzaria, cozinha regional, francesa, italiana, indiana-vegetariana, Japonês Sushi-Bar, café-doceria, creperia, sorveterias artesanais, chopperia, pratos feitos ao forno de barro e marisqueria.


Compartilhe com um amigo!
Comentários