27/07/2012 19:46

Museus Brennand, em Recife, rico em cerâmica e cultura

Museus Brennand, em Recife, rico em cerâmica e cultura

Da Redação
Os Paparazzi
Embora muito diferentes entre si, e diferentes de tudo o que você já viu, os dois centros mais importantes centros culturais do Recife têm algo em comum: o sobrenome Brennand. A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um misto fascinante de museu, galeria de arte, jardim e atelê comandado por Francisco Brennand, o mais notável ceramista brasileiro vivo.

No início dos anos 1970 o artista começou a transformar a antiga fábrica de telhas e tijolos de sua família num grande espaço para sua própria obra. São aproximadamente 100.000 m² de puro delírio visual, com jardins, labirintos, fontes e templos apinhados de esculturas que parecem pertencer a um mundo mágico e misterioso, Francisco Brennand por dar formas exóticas, e eróticas, a seus trabalhos, tais como imensos pássaro, cobras, mutantes, totens indecofráveis, falos estilizados, nádegas, seios, vaginas e o que mais a imaginação permitir alcançar.

Museus Brennand em Recife
Museu Brennand é o mais notável museu de cerâmica brasileiro

Tudo isso reunido, o Museu Brennand tem cerca de 2.000 peças, forma um conjunto que deixa os visitantes pasmos e encantados. Criado por um primo de Franscisco, o Instituto Ricardo Brennand, por sua vez, tem uma linha voltada para o passado do Brasil e do mundo. O empresario Ricardo Brennand colecionava objetos e obras de arte desde 1950.

Para abrigar todas as peças que possui, construiu em sua propriedade, próxima à do primo, uma réplica de um castélo medieval que conta até com fosso e ponte levadiça. Lá, acomodou suas coleções de armaduras, facas, espadas e tapeçarias antigas de países como Itália, França, Alemanha, Turquia e Japão. Entre os 3.000 itens está a coleção de 15 quadros do pintor paisagista holandês Frans Post, que, no século XVII, retratou a vida em Pernambuco a mando do colonizador Maurício de Nassau.

Onde fica: A Oficina Cerâmica Francisco Brennand fica na Avenida Caxangá, km 16, Várzea. Fone: (81) 3271-2466. Preço do ingresso: R$ 4,00. O Instituto Ricardo Brennand fica na Alameda Antônio Brennand, km 14, Várzea. Telefone: (81) 2121-0352. Ingresso gratuito.
Horário de funcionamento: os Museus Brennand ficam abertos de terça a domingo.

Fotos Museus Brennand em Recife

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.