CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Ouro Preto, em Minas Gerais, maior conjunto de igrejas barrocas

Da Redação, publicado em 26/06/2012.
Ouro Preto é uma cidade histórica do século XVIII, perfeitamente preservada, encravada nas montanhas do interior de Minas Gerais, é um dos maiores tesouros mundiais de arquitetura barroca tombada como Patrimônio Nacional. Em 1933, Ouro Preto fora considerada 'Monumento Nacional' e, em 1980, veio o reconhecimento internacional: a cidade foi declarada pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade.

Como se fosse um cenário montado com sacadas decorativas de ferro batido, casas de tons pastel e ruas índigenas pavimentadas com pés-de-moleque (completado com estrépito de carros movidos a burro), a pequena Ouro Preto abriga 13 igrejas barrocas que remontam ao auge do ciclo do ouro brasileiro, quando essa região foi uma das principais fontes de abastecimento mundial do minério.
Igreja de Ouro Preto, maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do BrasilFoto: Divulgação
Aleijadinho é o artista cujo nome e obra são sinônimos de Ouro Preto, faz parte da história e completa ainda mais o turismo da região, feformado à idade de 40 anos e tão debilitado que seus assistentes tinham que amarrar os cinzéis às suas mãos, ele viria a se tornar o principal escultor barroco do Brasil. Ouro Preto é sua vitrine. A Igreja de São Francisco de Assis, onde quase todas as esculturas são suas, incluindo as que foram talhadas diretamente no teto, é a última e mais magistral de suas obras. Outra obra exuberante de Aleijadinho foi na Igreja Nossa Senhora do Pilar, a segunda mais rica do país, com mais de 500 kg de ouro usados em homenagem à Virgem Maria.

Além do magnifico patrimônio histórico, Ouro Preto possui grandes belezas naturais, entre cachoeiras e mirantes, que possibilitam a ampla visão de belas paisagens. Os turistas poderam conhecer as minas de ouro, e também o rio das Velhas que nasce em Ouro Preto, um dos mais importantes de Minas Gerais, tanto do ponto de vista geográfico quanto histórico. O clima de Ouro Preto é tropical de altitude.

Quanto a hospedagem, o turista conta com hotéis e pousadas aconchegantes que seguem a aparêcia histórica da cidade. A culinária dessa região mineira também é muito famosa, não deixem de comer os pães de queijo, uma delícia! E para quem gosta de agito, o carnaval de Ouro Preto é uma ótima opção, além da cidade ter muitos bares. Ouro Preto fica a 475 km do Rio de Janeiro, 50 minutos de avião do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Comentários