11/10/2011 10:10

São José dos Campos

Cidade de destaque no cenário tecnológico do país, São José dos Campos tem variadas atrações para turistas

Da Redação
OsPaparazzi
Uma cidade com a cara do século 21. Assim é São José dos Campos, município do interior de São Paulo e um dos principais pólos tecnológicos do país. Com mais de 600 mil habitantes, São José é dada como a capital do Vale do Paraíba e está entre São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto os paulistanos estão a 97 km de distância, os cariocas ficam a 343 km.

A cidade é acostumada a receber visitantes desde o início de 1900. Nessa época, pessoas com tuberculose a procuravam por ela ser considerada um reduto de ar puro. Com o passar dos anos, as grandes indústrias, como Embraer, General Motors e Jonhson & Jonhson, e os centros tecnológicos atraíram mais imigrantes para o município.

Hoje, com 243 anos, São José dos Campos oferece qualidade de vida aos seus moradores e atrações aos turistas. Abaixo, OsPaparazzi mostra tudo o que você vai conhecer ao visitar São José dos Campos.

São José dos Campos
Modernidade e natureza dão charme especial a São José dos Campos (SP)

Gostou da matéria? Compartilhe!

Você tem que saber


A chegada em São José dos Campos
O aeroporto de São José dos Campos é utilizado, principalmente, para viagens de negócios. Por isso, o ambiente do local é bem tranquilo. As companhias Azul e TRIP são quem por lá operam com vôos do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. O aeroporto está próximo da região central da cidade. Ao desembarcar, você pode alugar um carro no aeroporto ou pegar um táxi.

Quem chega a São José dos Campos de ônibus, desde na rodoviária intermunicipal da cidade. Reformado recentemente, o terminal tem serviço de táxi e ônibus urbano.

Se você prefere ir a São José dos Campos com sua própria condução, a rodovia Presidente Dutra (BR-116 ou SP-60) é a principal via de acesso à cidade. Quem vem de São Paulo, deve entrar no município no km 151. Logo depois, use a saída 149. Se você vem do sentido contrário, do Rio de Janeiro, sua entrada é no km 147.

Quando ir a São José dos Campos
São José dos Campos é uma cidade que não tem uma época ideal para ser visitada. Para aproveitar melhor os parques e as outras atrações, prefira conhecê-la fora das temporadas de chuva.

Entre junho e julho, várias festas caipiras acontecem na cidade. Animadas pelas quadrilhas de dança, essas festas costumam ter muitas comidas e brincadeiras. É a oportunidade de você experimentar o Bolinho Caipira, comida típica da região preparada com farinha de milho e carne moída.

Também em julho, acontece o ?Revelando São Paulo? no Parque da Cidade. O evento, organizado pelo Governo de São Paulo com o apoio da Prefeitura joseense, reúne a culinária de cerca de 90 cidades do interior paulista. Além disso, lá você poderá conmprar artesanatos e acompanhar os shows de viola e danças folclóricas.

Onde ficar em São José dos Campos
Em São José, os hotéis predominam quando a questão é hospedagem. A região central do município é onde existem mais e os preços variam conforme os serviços oferecidos. Uma boa dica para quem deseja um lugar com bastante conforto e bom atendimento é o Promenade Enterprise. Este hotel fica próximo ao Centervale Shopping, um dos principais da cidade, e ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

A rede Ibis tem dois hotéis em São José dos Campos. Os dois estão bem localizados na cidade e as diárias são a partir de R$ 119. Os quartos são equipados com TV LCD e frigobar. Os hotéis ainda dispõem de bar 24 horas e acesso Wi-Fi gratuito.

O Hotel Modena, no centro, também é um bom lugar para ficar hospedado. Indicado pelo Guia Quatro Rodas, o local tem apartamentos com frigobar, TV por assinatura, internet wireless e ar condicionado.

Onde comer em São José dos Campos
Quando o assunto é gastronomia, São José dos Campos tem características de um capital. Pela cidade, você vai encontrar restaurantes de diversos estilos, culinárias, preços... Não é preciso andar muito para encontrar um lugar que agrade o seu paladar. Está procurando os melhores restaurantes de São José dos Campos? Então atenção para as dicas...

Se você gosta de churrasco, existem boas churrascarias na cidade. A Churrascaria Villa D?Aldeia, localizada no Shopping Colinas, é uma das principais. Além do tradicional rodízio de carnes, às sextas-feiras acontece um rodízio de frutos do mar. O local é bastante frequentado por executivos. Outro restaurante de alto padrão é o Belaggio Vini, com localização no Jardim Esplanada. O lugar é perfeito para se deliciar com vinhos raros e saborosos.

Outra ótima opção para se beber vinhos em São José dos Campos é o Bistrô Espaço CDC. São opções raras e saborosas, com equipe especializada para atendê-lo com dicas e sugestões. O Bistrô CDC fica em outro bairro de alto padrão da cidade, a Vila Ema.

Mas se você é avesso a carnes, fique tranquilo. O restaurante Con-Sciência é o mais conhecido restaurante vegetariano de São José dos Campos. Nas duas unidades, existe grande variedade de pratos preparados com ingredientes saudáveis e leves. E para quem procura comida japonesa em São José dos Campos? Uma dica é o tradicional Click Sushi. Sushis, sashimis, enfim, todas as delícias da culinária do Japão estão no Click Sushi.

Outro tradicional restaurante em São José é o Vila Velha. Fundado em 1968, o local ainda mantém um estilo antigo, o que dá charme ao restaurante. Lá são servidos carnes, pescados e aves.

Os barzinhos da cidade também são aconchegantes e bem movimentados. Vale a pena conhecer o Bar do Coronel, o Gogó da Ema e o Bar dos Deis. Todos são pontos de encontros de jovens que buscam um lugar gostoso para bater papo.

Mais dicas
Para conhecer bem São José dos Campos, você precisa ter um carro à disposição. As principais vias da cidade são bem pavimentadas e a sinalização é boa. Mas fique atento aos limites de velocidade em cada uma. Radares fixos e móveis estão por todas as partes.

Prefira conhecer São José em horário mais tranquilos do dia. Evite os horários de pico (entre 7h e 9h e entre 17h e 19h), em que os corredores da cidade costumam ficar congestionados.

Os principais parques e centros poliesportivos do município dispõem de internet gratuita.

O Banhado é um dos principais cartões-postais de São José dos Campos. A vista sobre a área verde com cerca de 5 milhões m² é muito bonita. No entanto, prefira ver esta paisagem durante o dia. Quando escurece, o local é perigoso de ser visitado.

Seu perfil


Se a paixão te pegou
São José dos Campos tem lugares especiais para passeios a dois. Um dos pontos da cidade mais procurados por casais é a orla do Banhado, no centro. O pôr do sol na extensa área verde é muito bonito e transmite boas sensações a quem aprecia esta paisagem.

Os parques do município são excelentes lugares para vocês passearem de mãos dadas. O Parque da Cidade, na região norte, e o Parque Santos Dumont, no centro, são os dois principais de São José. Enquanto o primeiro se destaca pelo tamanho e pela quantidade de árvores, o segundo foi reformado recentemente e o projeto paisagístico do local foi bem elaborado.

Uma praça muito legal de se visitar é a praça Riugi Kojima, na avenida Cassiano Ricardo, zona oeste. O local tem um jardim nipo-brasileiro, que mistura plantas orientais e ocidentais. Um Torii (típico portal japonês), com 17 metros de altura e 21 metros de largura, é outra atração da praça.

Se quiserem jantar em um lugar aconchegante, São José dos Campos tem restaurantes que proporcionam isso. Na avenida Nove de Julho, no centro, uma das opções é o Vila Maiori. A especialidade do restaurante são as massas. O ambiente agradável e o bom atendimento agradam aos clientes.

Se aventura é o que te move...
São José dos Campos tem um lugar reservado para as pessoas que vivem de aventura. Em São Francisco Xavier, distrito da cidade, você poderá fazer trilhas e praticar moutain bike. A 55 km de São José, São Francisco recebe muitos turistas que gostam dessas atividades.

Existem seis trilhas no distrito. A trilha do Queixo da Anta é uma das mais procuradas por aventureiros. Você partirá da fazenda com destino a uma pedra de 1740 metros de altitude. De lá, é possível fazer rapel também.

Outra trilha boa é a do Jorge. Ela tem 11 km e liga a Fazenda do Jorge à cidade de Monte Verde (MG). É bastante usada para trekking, moutain bike e passeio a cavalo. Você ainda poderá ver nesta trilha o macaco Muriqui, uma espécie em extinção e que habita nesta área.

Aproveite também as cachoeiras de São Francisco Xavier para repor as energias após as aventuras. Existem cinco no distrito: Cachoeira Pedro David, Cachoeira do Turvo, Cachoeira do Sabão, Cachoeira das Couves e Cachoeira do Roncador.

Se a viagem vai ser em família...
Vocês vão adorar conhecer São José dos Campos. A capital do Vale do Paraíba tem atrações para a sua família inteira, desde as crianças aos idosos. Além dos belos parque e praças, a cidade tem, por exemplo, um mini zoológico dentro do parque aquático Thermas do Vale. A entrada para quem não é sócio do clube custa R$ 5 e crianças até quatro anos não pagam.

O Parque Vicentina Aranha é um lugar gostoso de visitar. No local, existem os prédios onde funcionava um sanatório para tratar pessoas com tuberculose. Cheio de árvores, o ar puro de lá atrai muitos joseenses a fazerem caminhadas no parque. Em alguns dias, a capela do parque é o local de ensaio da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Vocês não pagam nada para assistir ao ensaio.

Para fazerem compras, os três maiores centros são o CenterVale Shopping, o Vale Sul Shopping e o Shopping Colinas. Os dois primeiros ficam na marginal da Via Dutra e o último está localizado na zona oeste, região nobre da cidade. Os três têm bastantes lojas e cinema.

Aproveitem a viagem para conhecer o Parque Tecnológico de São José dos Campos, a igreja matriz da cidade, o Parque da Cidade, o Parque Santos Dumont... Enfim, vocês têm muito o que visitar em São José.

Se você vai para curtir...
São José dos Campos tem alguns pontos badalados para você aproveitar. O Dunluce Irish Pub é um deles. Pimeiro pub irlandês do Vale do Paraíba, o local foi eleito pela revista Veja como o melhor lugar para paquerar da região. A casa tem capacidade para 700 pessoas e os estilos musicais são house, rock, soul e pop.

O Evissa, no centro da cidade, é outro lugar de agito. Inspirado na Ilha de Ibiza, a casa tem uma pista de dança que sempre esquenta com as músicas eletrônicas e house music. A boa iluminação e o som levam a galera ao delírio.

O Anexo da Nena também é muito badalado em São José dos Campos. Bandas locais frequentemente se apresentam por lá. Sem dúvida, um dos melhores lugares para você que procura diversão. A casa fica aberta entre quinta-feira e sábado.

Os barzinhos também são legais para você se reunir com os amigos, curtir uma azaração e fazer novas amizades. Os jovens costumam ficar até altas horas conversando e escutando músicas ao vivo.

Fotos de São José dos Campos (SP)

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.