07/08/2012 00:25

Deserto do Jalapão é dica de turismo de aventura em Tocantins

Deserto do Jalapão é dica de turismo de aventura em Tocantins

Da Redação
Os Paparazzi
O Tocantins reserva grandes emoções aos turistas, localizado no centro do Brasil, tem sido destino de muitos turistas, principalmente a região do Deserto do Jalapão. Em geral, podemos encontrar em Tocantins belas cachoeiras, rios, praias de rio, dunas e monumentos históricos, Tocantins também possui manifestações culturais e artesanato como atrativo. Já o Deserto do Jalapão é um paraíso de flores e animais exóticos, formando paisagens enexplicáveis.

Ali não há estradas, pequenos vilarejos, hotéis ou restaurantes. Nada. Só a imensão da natureza virgem e inexplorada. Á primeira vista, o Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, parece um lugar árido, quente, inóspito, e essa imagem não está de todo errada. Porém, aqui e ali, no meio da paisagem de deserto, surgem verdadeiros oásis. São riachos que brotam do chão de areia avermelhada que podem chegar a trinta metros de altura, lagos de águas cristalinas, cachoeiras e praias fluviais que têm atraído um número cada vez maior de turistas aventureiros para o Jalapão.

Dunas do Jalapão Tocantins
Dunas do Jalapão - Tocantins (Foto:Valdeci Lima/TO)

Motivados pelo inexplorado, rumam para o Jalapão por conta própria a bordo de possantes veículos com tração nas quatro rodas. Os que prezam um mínimo de conforto, no entanto, optam por pacotes de viagens que levam a acampamentos no meio de lugar nenhum. Algumas empresas promovem expedições pelas maravilhas do Jalapão que partem a quatro horas de viagem de Ponta Alta de Tocantins, o povoado mais próximo.

De lá, todos os dias, pequenos grupos partem para explorar recantos como dunas, chapadas, a cachoeira da Velha e o Fervedouro, um poço com uma nascente tão poderosa que a força da água não permite que ninguém afunda. De volta ao acampamento, os hópedes desfrutam de comodidades, como banho quente, refeições preparadas por um chef e camas com colchões macios.

As dunas do Jalapão estão em constante movimento, guiadas pelos ventos. Ao seu redor está a Serra do Espírito Santo, de formação arenosa, cuja ação dos ventos causa sua erosão, originando as dunas. São 198 km de Palmas até Ponte Alta de Tocantins, ponto de apoio para a exploração do Parque Estadual do Jalapão.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Fotos Deseto do Jalapão

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.