CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Aretha Oliveira YouTube

Como está Aretha Oliveira, de Chiquititas; ouça entrevista

OsPaparazzi conversou com atriz que interpretou Pata, em Chiquititas; veja por onde ela anda nesta biografia

Por Silas Pereira, publicado em 27/07/2020 e atualizado há 2 meses.
Quem viveu a infância nos anos 90, assistindo Chiquititas, logo vai se lembrar com carinho de Aretha Oliveira, atriz que interpretava a Pata na novela do SBT. OsPaparazzi apresenta a biografia de Aretha Oliveira com entrevista exclusiva. Ouça abaixo o bate-papo no Papacast, o nosso podcast. A atriz fala sobre o documentário Anos Depois, com a história das Chiquititas, que foi disputado por Netflix e Amazon Prime para exibição. Também fala do cabelo, que a motivou a criar um canal no YouTube; da vida de casada em Buenos Aires, na Argentina; do retorno após o casamento ao Brasil; entre outras curiosidades.

Quem é Aretha Oliveira


Natural de São Paulo, Aretha Albuquerque Oliveira nasceu no dia 20 de janeiro de 1985. Desde criança sempre teve o sonho de trabalhar na área artística. É formada na faculdade de Rádio e Televisão. Na formação também tem destaque a sua experiência com dublagem. Já morou na Argentina, em Buenos Aires, e retornou para morar no Brasil em 2015, o ano de seu casamento.

Estreou na televisão como atriz em 90, na novela Brasileiras e Brasileiros, no SBT. Até que em 1997 a emissora de Silvio Santos iniciava o projeto Chiquititas. Interpretou uma das protagonistas da novela, a personagem Pata. Aretha esteve em todo o projeto, que chegou ao fim em 2001.

O Instagram oficial é '@arethaoliveiraoficial'. Criou um canal no YouTube, inicialmente para dar dicas sobre o seu cabelo. O canal cresceu e ela o utiliza para registrar vídeos da sua rotina em bastidores de trabalhos como atriz. É influenciadora digital nas áreas de beleza, estética, cabelo e lifestyle de forma geral. Na nossa Wikipédia de Aretha Oliveira, de Chiquititas, mostramos a seguir uma entrevista exclusiva com curiosidades da sua trajetória. Acompanhe!

Entrevista com Aretha Oliveira (ouça)



Ouça a entrevista no Papacast acima. Aos 35 anos de idade, em 2020, Aretha Oliveira tem projeto para viajar o Brasil com o teatro quando a pandemia passar. Os principais trechos da entrevista está a seguir.

Documentário Chiquititas - Anos Depois


Documentário com a história das Chiquititas.

Aretha Oliveira - Estamos ansiosos pelo documentário. É um documentário do Cristian de Ciancio (trabalhou como cinegrafista em Chiquititas, tornou-se diretor de televisão e está à frente do projeto em cinebiografia e documentário, através da Bituin Filmes). O Cristian está recolhendo muito material. Está em construção. Vai falar de muitas frentes. Tanto da vida que a gente tinha lá na Argentina, por trás das câmeras. Quanto da volta ao Brasil. O que estamos fazendo hoje em dia. Por onde andam as Chiquititas. E retratando não só o nosso cotidiano. Mas o cotidiano daquela geração. Os fãs de Chiquititas mesmo. Que cresceram com a gente. Mas não está nada fechado. Eu acho que vou me surpreender muito e me emocionar muito ainda com o documentário. Muita coisa tem sido surpresa pra gente, até mesmo na Live tiveram surpresas (Live Anos Depois, organizada por Cristian de Ciancio, lançou a novidade no Instagram).

'Acredito que vai ser algo que vai tocar muito no coração das pessoas. Assim como Chiquititas sempre emocionou. Vai mexer no fundo do coração com a criança Chiquitita e a criança Chiquitito que todos nós levamos. Parte mais bonita e mais ingênua de todos nós', explicou Aretha sobre Anos Depois.


O documentário tem a assinatura de Jander Veeck, o Zeca de Chiquititas. A direção é de Cristian de Ciancio. Anos Depois é batalhado por Netflix e Amazon Prime. Conta com o seguinte elenco: Fernanda Souza, Carla Diaz, Débora Falabella, Sthefany Brito, Elisa Veeck, Renata Del Bianco, Flávia Monteiro, Aretha Oliveira, entre outras estrelas.

Esta reportagem que vos fala encontrou uma coleção antiga de revistas dos anos 90 da turma de Chiquititas. São fotos de colecionador. Veja abaixo a criança Aretha. Elas estavam em figurinhas de chiclete, figurinhas da Panini, embalagens de chocolate, adesivos, bonecas, brinquedos, em tudo. Tinha até um '0900' para as crianças telefonarem para as Chiquititas. A Revista Contigo contava com a Contigo Kids nessa época. O endereço para enviar cartas para as Chiquititas eu ainda me lembro. Era Avenida das Comunicações, número 4, Osasco, no Departamento de Elencos do SBT. Bons tempos :)

Cabelo de Aretha Oliveira

Cabelo de Aretha Oliveira é um assunto à parte para os fãsFoto: Reprodução/ Aretha Oliveira YouTube

Os segredos do cabelo. E as dicas para o cabelo crespo saudável.

Aretha Oliveira - Não tem segredo. Acho que tive a sorte de encontrar um bom profissional de cabelo crespo que me ensinou a cuidar do cabelo. Infelizmente no Brasil as mulheres negras cresceram sem saber cuidar do próprio cabelo. Sem ter produtos indicados pro cabelo crespo cacheado. Ou eram caríssimos. Isso dificultou um pouco a nossa relação com os nossos cabelos. Hoje em dia a indústria de cabelos melhorou muito. Encontramos uma diversidade sobre os nossos diferentes tipos de cabelo.

'É importante entender sobre o seu cabelo. Conhecer ele. Quem tiver a oportunidade de encontrar um profissional especializado em cabelo crespo. E entender que só um creme não faz milagre. O cabelo tem que ser saudável. Aprender e cuidar, dar uma regularidade para dar o que precisa para estar saudável E depois encontrar os cremes certos para a manutenção do dia a dia', sugeriu Aretha, sobre o cabelo.


Já fez alguma besteira com o cabelo?

Aretha Oliveira - Fiz muita. Fiz corte com uma tesoura que picota o cabelo. Tira o volume, sem tirar o comprimento. Destruiu meu cabelo. Fiz química também. Que quebrou ele todo. Na época de Chiquititas. Meu cabelo estava muito fraco. Deu errado, deu ruim. E prejudicou totalmente. Foi uma catástrofe, mas por sorte as pessoas estava prestando mais atenção em eu estar mexendo com as mãos e com os pés e não prestando atenção no cabelo. Em seguida encontrei esse profissional. E comecei uma etapa longa de recuperação. Hoje, em 2020, tem muitos anos que não uso química nenhuma no cabelo. Uso natural. Antes fazia relaxamento. Mas foi muita persistência. Tem que ter. Paciência. Pras meninas que estão passando pela transição, saibam que não é fácil. Cabelo cacheado é difícil pra conseguir comprimento. Tem que ter o foco na missão. Porque posso dizer que a gente alcança o resultado.

'Esperei 5 anos para ter o cabelo que queria ter e deu certo', acrescentou.

Marido, casamento, cachorro, filhos

Fotos de Aretha Oliveira com o marido argentino SebástianFoto: Reprodução/ Aretha Oliveira YouTube

Vida pessoal, casamento, grávida, filhos?

Aretha Oliveira - Sou casada há cinco anos. Muito feliz. Sem planos de filhos, por enquanto. Temos o Ragnar Golden, nosso cachorro, um Golden Retriever. Já ocupa bastante espaço em casa (risos).

Como conheceu o marido?

'Eu falei com você em inglês. Não achei que era brasileira', revela o marido, Seba, no canal de Aretha no YouTube.


Na vida pessoal, é casada com o argentino Sebastián, o Seba. Mostramos fotos de Aretha Oliveira e o marido na galeria acima. Eles se conheceram numa festa de aniversário em Buenos Aires. Não tem filhos. O irmão do marido de Aretha é ator. Seba é judeu. Aretha é católica. Eles se casaram ao ar livre, no Brasil. O apelido carinhoso de Aretha com o marido é Vida.

Mais curiosidades

Sandy e Junior nas fotos de Chiquititas; ambos foram sucesso nos anos 90Foto: Reprodução/ Aretha Oliveira YouTube

Influenciadora digital.

Aretha Oliveira - É um mundo novo e que tenho gostado muito. Quando criei, era para dar dicas sobre cabelo. As pessoas me pediam muito. Porque no Instagram acaba se perdendo. YouTube fica ali fácil. Descobri um lugar para as pessoas conhecerem a Aretha mesmo. Lugar de troca. Elas se sentem próximas. Isso é gostoso. A proximidade que tenho. Leio tudo que chega. Tento responder o máximo possível. Acho legal ser transparente. Levar a vida real. Sem desenhar muito. Porque acho que a internet trouxe isso. De mostrar que a pessoa na televisão é tão comum como qualquer outra.



Como era a rotina morando na Argentina.

Aretha Oliveira - Morei muitos anos na Argentina, onde continuei trabalhando como atriz. Foi depois que terminei a faculdade. Minha formação é em Rádio e TV. Fiz trabalhos como atriz, participações em novelas, séries. Comecei um caminho novo, que foi o de dublagem. Fiz projetos bem legais. Colocando voz em filmes e em projetos infantis, com voz de criança. Voltei a morar ao Brasil depois de casar com um argentino. Estamos aqui há cinco anos. Ele gosta bastante daqui também. Estava sentindo necessidade de estar mais próxima da família. E deu tudo certo.

Os trabalhos de Aretha Oliveira na Argentina.

Aretha Oliveira - Trabalhei na novela Resistire, na Argentina. Também fiz participação na série chamada Simuladores, na Discovery. Além de coisas bem legais de dublagens. E também com apresentação de eventos na Argentina no mercado de marketing de toda América Latina.

'Estou com o Projeto Trajetórias Pretas Que Inspiram. Que tenho dedicado muito tempo. Sobre conscientização, sobre levar esperança com histórias de anônimos. Estou muito animada com este projeto', declarou Aretha.


Convites para trabalhar em novas novelas na televisão brasileira.

Aretha Oliveira - Estou aberta, sempre, a convites. Vida de atriz é assim. Sempre fazendo testes, tem um desafio aqui, outro ali. Antes da pandemia estava no teatro. Parou tudo. Estamos sem previsão de quando vamos estrear o espetáculo. Nós íamos começar a viajar. Mas sempre estou aberta a continuar atuando, sim.

O que ninguém sabia sobre Aretha Oliveira?

Aretha Oliveira - Uma curiosidade foi a loucura da organização do meu casamento. Foi organizado na Argentina e com a realização no Brasil. Casei lá na Argentina no civil. Depois a cerimônia e a festa foram aqui no Brasil. Passei um ano organizando esse casamento de longe. Poucos meses depois meu marido teve proposta para trabalhar em São Paulo e a viemos morar aqui. Foi uma super dor de cabeça, que valeu muito a pena. Mas é diferente.

Documentário Sandy e Junior, já assistiu?

Aretha Oliveira - Eu e uma amiga estamos combinando de assistir no mesmo fim de semana. Eu curtia muito Sandy Junior naquela época. É uma das próximas coisas que vou assistir. Quem não gosta de uma nostalgia, né? Sou fã.



Amizades dos tempos de Chiquititas. Fernanda Souza, Elisa Veeck e muito mais. Quem mais dá orgulho?

Aretha Oliveira - A Fernanda, sim, somos muito amigas. Muito difícil falar sobre quem me dá mais orgulho. Que pergunta doida! (risos) Tenho muito orgulho das pessoas que formaram aquele time, aquele elenco. Pessoas do bem, tão talentosas. Profissionais incríveis. Muitos meus amigos próximos mesmo. Como a Fernanda Souza, a Elisa Veeck, super jornalista, Pierre Bittencourt, que está arrasando como dublador, Chico Abreu, que é compositor e músico, Ana Olivia Seripieri, super comunicadora, Mari, profissional incrível, enfim, tantos outros. Rafael Pongelupi, que fez a transmissão da Live Anos Depois. Tenho muito orgulho dessas pessoas. São éticas, são do bem. Pessoas queridas. Muitos deles me dão muito orgulho. Gisele Medeiros... poderia ficar aqui um tempão falando nomes, me sinto até mal por deixar passar alguém.

Dicas para manter a forma física.

Aretha Oliveira - Já estou numa etapa da minha vida que me preocupo muito com a saúde. Mantenho rotina de atividade física. Me alimento bem. Passo por nutricionista. Como perfeitamente? Não. Digo que faço atividade física para comer com mais tranquilidade. Apenas não exagero. Como de tudo, mas numa medida correta.


Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários