Betty Faria em 2020 no Encontro com Fátima Bernardes

Reprodução/ TV Globo

O que aconteceu com Betty Faria, a eterna Tieta

Globoplay disponibiliza novela Tieta com Betty Faria e atriz ganha homenagem do Paparazzi

Betty Faria é uma premiada atriz que está na história da televisão brasileira e do cinema nacional. Novelas, filmes, quanta história. Em 7 de junho de 2020, a Globoplay disponibilizou todos os episódios da clássica novela Tieta com Betty Faria. E ela voltou às manchetes. Os fãs querem saber sua idade, sobre seus filhos, sobre sua carreira. O que aconteceu com Betty Faria? Nós mostramos a seguir nesta biografia.

Início da carreira


Elisabeth Maria Silva de Faria nasceu no Rio de Janeirono dia 8 de maio de 1941. É filha de militar com uma dona de casa. Desde criança já sonhava com a carreira artística. A primeira participação na televisão foi em 1965. O auge da carreira foi a novela Tieta, de 1989. Veja abaixo a foto de Betty Faria jovem em Tieta. É possível rever a novela com o presente da Globoplay aos seus assinantes.
Betty Faria jovem em Tieta Globoplay

Betty Faria jovem em Tieta na Globoplay

Foto: Reprodução/ TV Globo


Novelas e Tieta


Novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta é um clássico da Rede Globo. Antonieta Esteves Cantarelli. A história é baseada no romance de Jorge Amado.
Betty Faria posa com acessórios de Tieta para O Globo

Betty Faria posa com acessórios de Tieta para O Globo

Foto: Reprodução/ O Globo


Conta a história de Tieta (interpretada jovem por Cláudia Ohana e depois por Betty). É abandonada pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), e tirada de casa. Ela foge para São Paulo e se torna rica. Quando retorna ao Nordeste, é uma celebração só. No elenco estão José Mayer, Reginaldo Faria, Marcos Paulo, Cássio Gabus Mendes, Lilia Cabral, Ana Lúcia Torre, Paulo José, Danton Mello, entre outras estrelas.

O que ela fala sobre Tieta:

'A Tieta era uma mulher bacana. Tinha sido mulher da vida e voltou pra Mangue Seco pra ajudar, não pra se vingar. As gravações eram uma delícia. Tenho saudade das cenas nas dunas. No último dia de gravação, em Natal, fomos pra uma boate, dançamos até de manhã; depois, tomamos um banho de mar, vestimos a roupa e entramos no avião, pra voltar pra casa. Despedida boa', disse em entrevista ao UOL.

Cinema nacional


No cinema, na lista de filmes de Betty Faria temos Dona Flor e Seus Dois Maridos, Bye Bye Brasil, Casa da Mãe Joana, entre outros. Atuou com Fábio Júniorem Bye Bye Brasil.
Betty Faria e Fábio Júnior em Bye Bye Brasil

Betty Faria e Fábio Júnior em Bye Bye Brasil

Foto: Reprodução/ YouTube


'Tieta foi o grande papel da minha carreira, mas não o melhor. Com 'Anjos do Arrabalde' (filme de 1987), ganhei um Kikito. E tem um dramático, 'De Corpo e Alma'(1992), da Glória Perez, uma mulher que era corneada. Adorava fazer aquele papel, até acontecer a tragédia (com Daniela Perez)'.

Casamentos e filhos


Betty Faria foi casada com Daniel Filho. Fruto do casamento, o casal tem um filho. O menino, o segundo filho da atriz, nasceu no dia 1 de abril de 1975.

Betty Faria tem dois filhos. A segunda filha nasceu no dia 26 de setembro de 1968. A filha Alexandra Marzo é fruto do relacionamento de Betty Faria e Cláudio Marzo.
Betty Faria jovem na novela Tieta Globoplay

Betty Faria jovem na novela Tieta Globoplay

Foto: Reprodução/ TV Globo


O que aconteceu com a Betty Faria em 2020?


Em 2020, em entrevista ao Encontro com Fátima Bernardes, a atriz apareceu depois de passar muitos anos longe das câmeras. Aos 79 anos de idade, Betty Faria contou que encara uma artrite reumatoide. O problema a afastou das novelas. Ela não tinha mais contrato com a Globo. Mas, ainda assim, conseguiu participações especiais na emissora. Fez Malhação em 2018 e conseguiu participação especial em Salve-se Quem Puder, em 2020. O programa Tá no Ar: a TV na TV, de Marcelo Adnet, prestou uma homenagem para a atriz em 2018.

Essa é nossa singela homenagem para a atriz que está no almanaque da televisão brasileira e do cinema nacional. Um nome que vai ficar para sempre na nossa lembrança em incríveis novelas e filmes. Toda saúde do mundo para a incrível Betty Faria.
Comentários
Veja Mais
Acompanhe a biografia do diretor de cinema e diretor de novelas da Globo
Daniel Filho tem filmes inéditos para 2020
Acompanhe a biografia do diretor de cinema e diretor de novelas da Globo
Daniel Filho
Daniel Filho se casou com Olivia Byington em cerimônia realizada na tarde deste sábado no Rio de Janeiro
Casamento de Daniel Filho reúne famosos no Rio de Janeiro
Daniel Filho se casou com Olivia Byington em cerimônia realizada na tarde deste sábado no Rio de Janeiro
Celebridades