Chico Anysio, um dos maiores nomes da TV brasileira

Divulgação

Chico Anysio foi um consagrado comediante da televisão brasileira

Confira como foi a vida e carreira de Chico Anysio

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio, nasceu em Maranguape, no Ceará, dia 12 de abril de 1931. Chico Anysio é um ícone do humor nacional. O ator morreu no dia 23 de março de 2012, no Rio de Janeiro. Ao lado de Chacrinha e Sílvio Santos, Chico Anysio é considerado um dos maiores nomes da televisão brasileira. Confira abaixo a biografia e a trajetória do humorista.
Chico Anysio, um dos maiores nomes da TV brasileira

Chico Anysio, um dos maiores nomes da TV brasileira

Foto: Divulgação


OsPaparazzi de olho em Chico Anysio...

Ele é ícone da televisão brasileira, um humorista que esteve à frente de seu tempo. Chico Anysio inovou, brilhou e criou conceitos que até hoje são seguidos pelos programas de comédia.

Chico deixou o Ceará ainda menino. Com 6 anos de idade já estava morando no Rio de Janeiro. Começou a carreira na Rádio Guanabara, como radioator e comentarista de futebol. Também já trabalhou nas rádios 'Mayrink Veiga', 'Clube de Pernambuco' e 'Clube do Brasil'. Também sempre foi apaixonado por livros, desde a década de 50 já iniciava uma carreira como escritor.

Na TV Rio, Chico estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã. Chico escrevia e interpretava os próprios textos no rádio, televisão e cinema.
Chico Anysio é pai do escritor e comediante Bruno Mazzeo

Chico Anysio é pai do escritor e comediante Bruno Mazzeo

Foto: Divulgação

Chico Anysio também já brilhou no jornalismo esportivo, como pintor e escritor. Desde 1968, Chico ficou ligado à TV Globo. Ele também teve relação de amizade e grande respeito com o executivo José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni. Com a saída de Boni da TV Globo, Chico Anysio perdeu espaço.

Chico Anysio fez muito sucesso no programa 'Escolinha do Professor Raimundo', onde revelou inúmeros humoristas para a TV brasileira. Em 2005, fez uma participação no Sítio do Picapau Amarelo. E na sequência fez a novela Sinhá Moça.

Chico Anysio é casado com a empresária Malga Di Paula. Pai de Lug de Paula, Nizo Neto e Bruno Mazzeo.

Os maiores destaques de Chico Anysio na televisão são Chico City, Chico Anysio Show, participou de Os Trapalhões, com Renato Aragão, e o maior destaque foi 'Escolinha do Professor Raimundo', de 1990 a 2002. Chico foi redator final e supervisor de criação do sucesso da Escolinha. Também fez Chico Total e participações no Zorra Total.

Em novembro de 2008, Chico Anysio concedeu uma entrevista ao site da TV Vanguarda, do amigo Boni. Onde falou sobre os espetáculos 'De pai para filho' e 'Eu conto, vocês cantam'. Chico Anysio também elogiou a emissora afiliada da Rede Globo, Vanguarda, que é comandada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho: "fiquei bastante surpreendido pela audiência da TV Vanguarda e isto me emocionou muito, pois o dono desta emissora é uma pessoa a quem eu tenho como um irmão mais novo", disse.

Chico Anysio falou sobre sua relação com Boni, com exclusividade: "O Boni é um irmão. Mais do que um irmão, porque os irmãos nos são dados e os amigos, nós elegemos. O Boni é um amigo querido, um profissional soberbo, a quem eu devo os melhores anos da minha vida profissional. Nunca levei uma bronca dele. Quando meu programa 'Estados Anysios de Chico City' começou a cair no Ibope, um pouco mais a cada semana, ele sabia que o público não estava entendendo, mas não me admoestou. Ele esperou eu perceber e quando fui a ele dizendo que modificaria o programa, ele me respondeu uma frase que sempre me disse: "Faça o que achar que deve fazer; você é quem resolve". Tenho por ele um respeito e uma admiração que não têm tamanho”, disse.

Chico Anysio também respondeu à pergunta: Por que a Escolinha do Professor Raimundo acabou? Chico respondeu: "Ela não acabou; ela foi acabada". O comediante também comentou o fato de estar na geladeira da TV Globo naquela ocasião: "Não é geladeira, é freezer", dizia.
E o maior sonho de Chico Anysio? "Melhorar o meu pulmão, para trabalhar melhor".

Para encerrar a biografia de Chico Anysio, o recado que ele deixou para os leitores na entrevista de 2008: "Há quem ofereça um beijo no coração, eu ofereço a todos um abraço forte em suas almas. Vamos torcer para que me deixem, um dia, trabalhar mais um pouco para todos vocês".

Em 2011, Chico Anysio assustou o Brasil devido a sua saúde. Ele foi internado, mas se recuperou com bom humor. Ainda comemorou seus 80 anos de idade no Jornal Nacional, com William Bonnere Fátima Bernardes. O mestre do humor causou emoção quando retornou ao Zorra Total, em abril.

Em julho de 2011, em entrevista, Chico Anysio fez críticas à TV Globo e à família. "Família é problema", disse na ocasião. Ele revelou almejar o cargo de supervisor do humor da Rede Globo, no lugar de Guel Arraes. Também citou o filho que dá mais orgulho a ele, e não é Bruno Mazzeo, mas sim Rodrigo, jovem que mora com a mãe, Zélia.

Fique ligado na vida de Chico Anysio! É só curtir OsPaparazzi no Facebook
Comentários
Veja Mais
Ator da TV Globo esteve com Angélica na casa do comediante Chico Anysio; Eri Johnson está no elenco de Fina Estampa
Eri Johnson chora em homenagem a Chico Anysio
Ator da TV Globo esteve com Angélica na casa do comediante Chico Anysio; Eri Johnson está no elenco de Fina Estampa
Celebridades
Antes de dar adeus, uma das entrevistas mais emocionantes de Chico Anysio foi concedida ao Fantástico, na Rede Globo
Saiba o que Chico Anysio disse ao 'O que vi na vida'
Antes de dar adeus, uma das entrevistas mais emocionantes de Chico Anysio foi concedida ao Fantástico, na Rede Globo
Celebridades
Malga Di Paula, ex-mulher de Chico Anysio, tem um novo homem
Ex-mulher de Chico Anysio está namorando
Malga Di Paula, ex-mulher de Chico Anysio, tem um novo homem
Celebridades