CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Biografia de Felipe Neto: Descubra curiosidades

Quem é Felipe Neto? Mostramos a biografia e as mudanças na carreira do influenciador digital do YouTube. Polêmica Machado de Assis? Influência na política? Saiba tudo!

Da Redação, publicado em 09/05/2020 e atualizado hoje.

OsPaparazzi apresenta a biografia de Felipe Neto em formato de homenagem. É considerado um dos maiores influenciadores digitais do Brasil. Tem público amplo. Consegue se comunicar com crianças e adolescentes através do canal no YouTube, com vídeos sobre games. Como também se comunica com adultos. É um dos maiores influenciadores políticos do país, severamente crítico ao governo de Jair Bolsonaro.

Em março de 2021, Felipe Neto revelou que dois jornalistas estariam escrevendo biografias não autorizadas sobre a sua carreira. Ele explicou por que não aceita a biografia com a atual idade:

'São biografias não autorizadas. Não acho que vivi nem perto do suficiente pra ter uma biografia. Mas não posso impedir ninguém de lançar livro sobre a minha vida'.

Em janeiro de 2021, fez críticas à educação brasileira com a obrigatoriedade da leitura de livros clássicos e difíceis para adolescentes. Machado de Assis. José de Alencar. Deu o quê falar... aliás, todos os pontos que ele compartilha nas redes sociais ganham grandes dimensões devido ao seu enorme alcance e número de seguidores.

Biografia de Felipe Neto

Aos 32 anos de idade, Felipe Neto esteve no centro do Roda Viva, na TV Cultura, em 18 de maio de 2020. Foi histórica a participação do jovem influenciador digital em um programa de entrevistas tão tradicional da televisão brasileira. A seguir mostramos 5 lições de comunicação que foram apresentadas por Felipe Neto no Roda Viva. São lições que servem como reflexões para jornalistas e comunicadores mais experientes. O que esse recordista de acesso e influência em redes como YouTube e Twitter, o irmão de Luccas Neto, tem a ensinar? Muito! Veja só...

1 - Conteúdo relevante para influenciadores

Ser influenciador digital não é simplesmente postar stories de ostentação nas redes sociais. É preciso criar conteúdo relevante para os seus seguidores. Conteúdo notável é tudo! Durante a pandemia do coronavírus, o que fazem aqueles influenciadores que só têm milhões de seguidores porque mostram rotinas de consumo e baladas, por exemplo? 'Teve muita gente perdida, porque percebeu que o conteúdo estava ligado a mostrar a vida como um reality show. Será que tenho algo a agregar nessa período de isolamento? É uma reflexão para qualquer criador de conteúdo', observou o youtuber.

2 - Notícia gratuita contra Fake News

Felipe Neto é contra o paywall que os grandes veículos de comunicação do Brasil acreditam. Paywall é um muro de pagamento. Você clica em uma notícia da Folha de SP, por exemplo, e aparece a mensagem: conteúdo exclusivo para assinantes do jornal. O mesmo pode acontecer com jornais como O Globo, Estadão, entre outros. O jornal The New York Times, dos EUA, trabalha com paywall. Mas, na opinião do influenciador, cada país precisa encontrar a sua realidade. 'Uma notícia sobre coronavírus, que é de interesse público, não pode ser elitizada e chegar só para quem assina. Vocês precisam conquistar seus assinantes de outra forma, de um jeito mais inteligente', observou Felipe.

Você sabia que o Google News é uma ferramenta de notícias do Google que agrega conteúdo jornalístico e distribuiu para leitores que fazem buscas por notícias na internet? Pois é. Como é que o Google News vai indicar uma reportagem do O Globo, por exemplo, se essa reportagem é fechada? Logo, outros sites jornalísticos gratuitos podem receber mais acessos do que esse conteúdo que é exclusivo.

Felipe Neto em seu canal no YouTubeFoto: Reprodução/ YouTube

A seguir Felipe fala sobre a valorização da imprensa. É claro que os veículos precisam encontrar um formato para que tenham lucro. Mas o paywall aplicado hoje, no Brasil, na opinião de Felipe, não funciona.

3 - Valorização da imprensa

Quem é a principal fonte de leitura de Felipe Neto para falar com propriedade sobre política no Twitter? 'O que me pauta é a imprensa. Aliás, precisamos valorizar o trabalho dos veículos de comunicação. É inacreditável ter que falar isso. Só a imprensa pode deixar a democracia continuar (...) As redes sociais tentam coibir a divulgação das Fake News, mas o grande problema é o WhatsApp. Até onde vai a possibilidade de algum mecanismo gerenciar conversas? É uma questão ética', declarou no Roda Viva da Cultura.

4 - Crítica para imprensa

Felipe Neto também fez uma crítica ao canal CNN Brasil. 'Obscurantistas e negacionistas precisam ser desmascarados. A CNN está dando voz a essas pessoas, validando esses discursos que não possuem qualquer conhecimento científico. Nada disso ajuda no cenário atual do país', declarou Felipe, sobre a proposta da CNN de mostrar dois lados da moeda. Por exemplo: se a CNN for falar sobre Terra Plana, vai entrevistar um defensor dessa tese maluca e uma pessoa que defenda que a Terra é redonda. O ponto de Felipe é esse.

5 - A internet mudou o mundo do entretenimento

Para a última lição, este repórter que vos fala precisou consultar um livro de 2010. Exatamente 10 anos antes de falar no Roda Viva, Felipe Neto lançava o livro 'Não Faz Sentido - Por Trás da Câmera'. O prefácio do livro é assinado por Rafinha Bastos, outro influenciador que mexeu muito com a criação de vídeos na internet. Lá atrás, naquela época, o jovem de 22 anos de idade já deixava suas lições: 'A internet é o futuro do entretenimento. A TV segue com seu pensamento arcaico e conteúdo sem apelo aos jovens. Em algum momento isso vai dar numa crise. Os jovens não entram mais no YouTube buscando só vídeos rápidos pra dar uma risadinha. Eles agora querem conteúdo de qualidade. Quanto mais eu impulsionar, mais eles pedirão por vídeos longos', escreveu Felipe, em 2010.

Livro 'Não Faz Sentido', de 2010, já contava com lições de Felipe NetoFoto: Arquivo Pessoal/ OsPaparazzi

No Roda Viva ele voltou a falar sobre conteúdo de qualidade. E fica a dica final: você acha que vídeos longos não funcionam no YouTube? Pois bem. São os vídeos longos que geram mais receita, desde que sejam relevantes do início ao fim e que prendam a atenção do espectador.

O que cabe ao Felipe Neto

Não sei o de vocês. Mas o meu Twitter só falou sobre Felipe Neto deste dia 18 de maio de 2020. Teve elogios de Gregório Duvivier, Patrícia Pillar, Lulu Santos, Fernanda Paes Leme, Juca Kfouri, Antônio Prata, Marcelo Adnet, Hugo Gloss, Luciano Huck, Selton Mello, entre tantos outros. O que cabe ao Felipe Neto é seguir em constante evolução. Ele pediu desculpas pelos erros do passado. Mas aqui cabe um parêntesis.

Qual é o passado do Felipe Neto?

Erros do passado. No livro 'Não Faz Sentido', de 2010, temos algumas declarações sobre esses erros. Para conseguir ganhar audiência na internet, no início, Felipe Neto buscava criticar temas muito populares entre adolescentes. Ele criticou Crepúsculo, por exemplo. Depois criticou Fiuk. O assunto que bombava no momento era Justin Bieber? Felipe Neto gravava um vídeo falando sobre ele. Desta forma, e de óculos escuros, falando muitos palavrões, conquistou milhões de acessos.

Com o tempo, foi aprendendo e se transformando...

Paparazzi de olho em Felipe Neto...

Felipe Neto manda recado para famosos no YouTubeFoto: Reprodução/ YouTube

Felipe Neto Rodrigues Vieira nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de janeiro de 1988. Ganhou fama por publicar vídeos no início da internet. No começo os vídeos com mais acessos foram vídeos que abordavam temas populares entre os jovens. Felipe Neto, por exemplo, falando da série Crepúsculo. Ou sobre Harry Potter. Sempre interpretando um personagem polêmico, agressivo e crítico, com seus óculos escuros.

Felipe Neto falou sobre o início da carreira no livro 'Não Faz Sentido! - Por Trás da Câmera'. Eu li este livro e recomendo. É um livro que, entre outros assuntos, chega a explicar como ele conseguiu ganhar dinheiro na internet com a postagem de vídeos populares no YouTube.

Pois o tempo passou. Neto abriu uma empresa para agenciar quem tem o interesse de se destacar na internet. Construiu um império. E é um empresário de sucesso no Brasil. Tem empresas como Parafernalha, Paramaker, Play9, entre outras. Na Rede Globo, trabalhou com João Pedro Paes Leme - que hoje é seu sócio. Tem ótimo relacionamento com Tiago Leifert. Já patrocinou o time de futebol do coração, o Botafogo. Entre jovens e crianças, é líder de audiência absoluto. Há quem brinque que Felipe Neto é a Xuxa da nova geração. Pois na verdade ele passou esse bastão para o irmão, Luccas Neto, que fala diretamente com o público infantil.

KidZania

Você já ouviu falar no parque KidZania? Quem vai a São Paulo com as crianças sabe que esse parque infantil ensina aos pequenos sobre as diferentes profissões que eles podem seguir. Tem o brinquedo dos Bombeiros da KidZania, o brinquedo para aprender com a profissão de piloto, jornalista, cozinheiro, enfim, são diversas profissões. Mas você sabe qual é o brinquedo de maior sucesso da KidZania e que gera filas e mais filas quilométricas? Justamente o brinquedo de Felipe Neto, que ensina crianças a se tornarem YouTubers. Chama-se NetoTube.

Nas revistas

Vá à banca de jornal. Veja as capas das revistas de adolescentes, como Capricho, Toda Teen e etc. Veja os álbuns de figurinhas da Panini. Viu um moço de cabelo colorido na capa? Viu um moço com uma roupa azul, o Aventureiro Azul? Pois eles são os irmãos Neto. Eles estão em mochilas, cadernos, camisetas, em todas. É uma marca forte e popular que não para de crescer. Em 2019, Felipe atingiu a marca de 30 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. Detalhe: o canal do irmão de Felipe, Luccas Neto, é tão popular quanto. Em tempos de Lives por causa do coronavírus, as Lives de Felipe e Luccas Neto foram recordistas de audiência e engajamento.

Felipe Neto no centro do Roda Viva na TV CulturaFoto: Reprodução/ TV Cultura

Felipe Neto: surpreenda-se

Felipe Neto está mais consciente do poder que tem em mãos. Tem consciência de seu gigantismo na internet. Ele já chegou a fazer críticas públicas ao formato de trabalho do YouTube, onde seus vídeos são hospedados. E mais: no formato como conhecemos a internet no Brasil.

A crítica, em 2018 e em 2019, seguiu para a política. Felipe passou a criticar o presidente eleito em 2019, Jair Bolsonaro. Principalmente via Twitter, fiscaliza de perto o poder público do país. Também diminuiu o número de palavrões repetidos em seus vídeos. E passou a tomar uma postura mais madura. A verdade é que Felipe Neto tem consciência de seu poder. E se continuar usando essa arma para o bem, Felipe seguirá deixando um marco.

Artistas contra a parede

Até que, em maio de 2020, durante a pandemia contra o novo coronavírus, Felipe Neto foi direto ao ponto. Gravou um vídeo falando diretamente com famosos, celebridades, artistas, influenciadores e youtubers. E foi categórico: desafio vocês a se posicionarem sobre o atual momento político do Brasil. Quem é contra Bolsonaro? Quem é a favor de Bolsonaro? É hora de sair do muro. No vídeo abaixo temos Felipe respondendo outras perguntas de internautas. Mas logo depois ele gravou o vídeo tão comentado, que rapidamente chegou aos termos mais comentados da internet.

A dúvida que fica é: será que quem estava em cima do muro, agora, por medo da influência de Felipe Neto, vai, enfim, começar a se posicionar? Estaremos de olho nos próximos capítulos desta história. Mas desde já parabenizamos a coragem e a força deste jovem youtuber. Ele provou sua força política, por exemplo, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Quem se lembra? Felipe Neto está com tudo...

Felipe Neto e Neymar

Felipe Neto critica Neymar e vai parar no Trending Topics do TwitterFoto: Reprodução/ Twitter

No dia 1 de junho de 2020, Felipe Neto cobrou uma posição do jogador de futebol Neymar sobre um drama envolvendo o racismo nos Estados Unidos. Neymar não respondeu aos comentários do youtuber. O caso foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e no mundo.

Conselhos para Felipe Neto

Em dezembro de 2020, após criticar influenciadores como Carlinhos Maia, que estava furando o isolamento social da pandemia, Felipe Neto foi flagrado jogando futebol com amigos no Rio de Janeiro. Rica Perrone criticou. E outros também criticaram. Nessa ocasião, Tiago Leifert chegou a criticar o Instagram que teria excluído o vídeo publicado por Rica Perrone sem 'grandes justificativas', segundo Leifert.

OsPaparazzi escreveu um conselho para Felipe Neto sobre conselheiros de carreira.

Felipe Neto em 2021

Em janeiro de 2021, ganharam as manchetes um caso envolvendo Luccas Neto, Felipe e Viih Tube. Eles brigaram na Justiça por conta de um vídeo publicado. O vídeo polêmico em questão, de 2016, se chamava 'Um Recado Para Viih Tube e seus fãs - Hater Sincero'. O vídeo foi excluído do YouTube. O caso veio à tona antes da estreia do BBB 21. Sobre o BBB, Felipe comentou sobre a participante Lumena, psicóloga de Salvador.

'A Lumena era roteirista do nosso hub de conteúdo voltado para diversidade na Play9. Há algumas semanas ela pediu demissão, super triste, porque tinha decidido entrar em outro projeto. Era o BBB', escreveu Felipe Neto.

Felipe Neto em 2022

Em fevereiro de 2022, decidiu trancar sua conta no Twitter para evitar estresse desnecessário com os haters da rede do Passarinho.

Felipe Neto

Opinião: Felipe Neto precisa ler esse conselho

Dificilmente ele vai ler este artigo, mas fica aqui a minha opinião sobre o jogo de futebol de Felipe Neto na pandemia.

Luccas Neto: A trajetória do ídolo infantil

Entrevista com Luccas Neto Ferreira, do Luccas Toon, o mais famoso canal de YouTube para crianças no Brasil

Pode assistir Luccas Neto, o Príncipe dos Baixinhos

Saiba quem é o youtuber que se tornou o principal comunicador infantil do Brasil; o Aventureiro Luccas! Filho Luke nasceu dia 31 de outubro

Compartilhe com um amigo!

Comentários