https://www.ospaparazzi.com.br/imagem/202005/19144841.jpg

https://www.ospaparazzi.com.br/imagem/202005/19144841.jpg

Reprodução/ TV Cultura

Felipe Neto

5 lições da comunicação de Felipe Neto

Quem é Felipe Neto? Mostramos a biografia e a transformação do influenciador digital

Aos 32 anos de idade, Felipe Neto esteve no centro do Roda Viva, na TV Cultura, neste dia 18 de maio de 2020. Foi histórica a participação do jovem influenciador digital em um programa de entrevistas tão tradicional da televisão brasileira. A seguir mostramos 5 lições de comunicação que foram apresentadas por Felipe Neto no Roda Viva. São lições que servem como reflexões para jornalistas e comunicadores mais experientes. O que esse recordista de acesso e influência em redes como YouTube e Twitter tem a ensinar? Muito! Veja só...

1 - Conteúdo relevante para influenciadores



Ser influenciador digital não é simplesmente postar stories de ostentação nas redes sociais. É preciso criar conteúdo relevante para os seus seguidores. Conteúdo notável é tudo! Durante a pandemia do coronavírus, o que fazem aqueles influenciadores que só têm milhões de seguidores porque mostram rotinas de consumo e baladas, por exemplo? 'Teve muita gente perdida, porque percebeu que o conteúdo estava ligado a mostrar a vida como um reality show. Será que tenho algo a agregar nessa período de isolamento? É uma reflexão para qualquer criador de conteúdo', observou o youtuber.

2 - Notícia gratuita contra Fake News



Felipe Neto é contra o paywall que os grandes veículos de comunicação do Brasil acreditam. Paywall é um muro de pagamento. Você clica em uma notícia da Folha de SP, por exemplo, e aparece a mensagem: conteúdo exclusivo para assinantes do jornal. O mesmo pode acontecer com jornais como O Globo, Estadão, entre outros. O jornal The New York Times, dos EUA, trabalha com paywall. Mas, na opinião do influenciador, cada país precisa encontrar a sua realidade. 'Uma notícia sobre coronavírus, que é de interesse público, não pode ser elitizada e chegar só para quem assina. Vocês precisam conquistar seus assinantes de outra forma, de um jeito mais inteligente', observou Felipe.

Você sabia que o Google News é uma ferramenta de notícias do Google que agrega conteúdo jornalístico e distribuiu para leitores que fazem buscas por notícias na internet? Pois é. Como é que o Google News vai indicar uma reportagem do O Globo, por exemplo, se essa reportagem é fechada? Logo, outros sites jornalísticos gratuitos podem receber mais acessos do que esse conteúdo que é exclusivo.

Felipe Neto manda recado para famosos no YouTube

Felipe Neto em seu canal no YouTube

Foto: Reprodução/ YouTube


A seguir Felipe fala sobre a valorização da imprensa. É claro que os veículos precisam encontrar um formato para que tenham lucro. Mas o paywall aplicado hoje, no Brasil, na opinião de Felipe, não funciona.

3 - Valorização da imprensa



Quem é a principal fonte de leitura de Felipe Neto para falar com propriedade sobre política no Twitter? 'O que me pauta é a imprensa. Aliás, precisamos valorizar o trabalho dos veículos de comunicação. É inacreditável ter que falar isso. Só a imprensa pode deixar a democracia continuar (...) As redes sociais tentam coibir a divulgação das Fake News, mas o grande problema é o WhatsApp. Até onde vai a possibilidade de algum mecanismo gerenciar conversas? É uma questão ética', declarou no Roda Viva da Cultura.

4 - Crítica para imprensa



Felipe Neto também fez uma crítica ao canal CNN Brasil. 'Obscurantistas e negacionistas precisam ser desmascarados. A CNN está dando voz a essas pessoas, validando esses discursos que não possuem qualquer conhecimento científico. Nada disso ajuda no cenário atual do país', declarou Felipe, sobre a proposta da CNN de mostrar dois lados da moeda. Por exemplo: se a CNN for falar sobre Terra Plana, vai entrevistar um defensor dessa tese maluca e uma pessoa que defenda que a Terra é redonda. O ponto de Felipe é esse.

5 - A internet mudou o mundo do entretenimento



Para a última lição, este repórter que vos fala precisou consultar um livro de 2010. Exatamente 10 anos antes de falar no Roda Viva, Felipe Neto lançava o livro 'Não Faz Sentido - Por Trás da Câmera'. O prefácio do livro é assinado por Rafinha Bastos, outro influenciador que mexeu muito com a criação de vídeos na internet. Lá atrás, naquela época, o jovem de 22 anos de idade já deixava suas lições: 'A internet é o futuro do entretenimento. A TV segue com seu pensamento arcaico e conteúdo sem apelo aos jovens. Em algum momento isso vai dar numa crise. Os jovens não entram mais no YouTube buscando só vídeos rápidos pra dar uma risadinha. Eles agora querem conteúdo de qualidade. Quanto mais eu impulsionar, mais eles pedirão por vídeos longos', escreveu Felipe, em 2010.

Livro Não Faz Sentido biografia do Felipe Neto

Livro 'Não Faz Sentido', de 2010, já contava com lições de Felipe Neto

Foto: Paparazzi


No Roda Viva ele voltou a falar sobre conteúdo de qualidade. E fica a dica final: você acha que vídeos longos não funcionam no YouTube? Pois bem. São os vídeos longos que geram mais receita, desde que sejam relevantes do início ao fim e que prendam a atenção do espectador.

O que cabe ao Felipe Neto



Não sei o de vocês. Mas o meu Twitter só falou sobre Felipe Neto deste dia 18 de maio de 2020. Teve elogios de Gregório Duvivier, Patrícia Pillar, Lulu Santos, Fernanda Paes Leme, Juca Kfouri, Antônio Prata, Marcelo Adnet, Hugo Gloss, Luciano Huck, Selton Mello, entre tantos outros. O que cabe ao Felipe Neto é seguir em constante evolução. Ele pediu desculpas pelos erros do passado. Mas aqui cabe um parêntesis.

Qual é o passado do Felipe Neto?

Erros do passado. No livro 'Não Faz Sentido', de 2010, temos algumas declarações sobre esses erros. Para conseguir ganhar audiência na internet, no início, Felipe Neto buscava criticar temas muito populares entre adolescentes. Ele criticou Crepúsculo, por exemplo. Depois criticou Fiuk. O assunto que bombava no momento era Justin Bieber? Felipe Neto gravava um vídeo falando sobre ele. Desta forma, e de óculos escuros, falando muitos palavrões, conquistou milhões de acessos.

Com o tempo, foi aprendendo e se transformando...

Paparazzi de olho em Felipe Neto...

Felipe Neto manda recado para famosos no YouTube

Felipe Neto manda recado para famosos no YouTube

Foto: Reprodução/ YouTube


Felipe Neto Rodrigues Vieira nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de janeiro de 1988. Ganhou fama por publicar vídeos no início da internet. No começo os vídeos com mais acessos foram vídeos que abordavam temas populares entre os jovens. Felipe Neto, por exemplo, falando da série Crepúsculo. Ou sobre Harry Potter. Sempre interpretando um personagem polêmico, agressivo e crítico, com seus óculos escuros.

Felipe Neto falou sobre o início da carreira no livro 'Não Faz Sentido! - Por Trás da Câmera'. Eu li este livro e recomendo. É um livro que, entre outros assuntos, chega a explicar como ele conseguiu ganhar dinheiro na internet com a postagem de vídeos populares no YouTube.

Pois o tempo passou. Neto abriu uma empresa para agenciar quem tem o interesse de se destacar na internet. Construiu um império. E é um empresário de sucesso no Brasil. Tem empresas como Parafernalha, Paramaker, Play9, entre outras. Na Rede Globo, trabalhou com João Pedro Paes Leme - que hoje é seu sócio. Tem ótimo relacionamento com Tiago Leifert. Já patrocinou o time de futebol do coração, o Botafogo. Entre jovens e crianças, é líder de audiência absoluto. Há quem brinque que Felipe Neto é a Xuxa da nova geração. Pois na verdade ele passou esse bastão para o irmão, Luccas Neto, que fala diretamente com o público infantil.

KidZania

Você já ouviu falar no parque KidZania? Quem vai a São Paulo com as crianças sabe que esse parque infantil ensina aos pequenos sobre as diferentes profissões que eles podem seguir. Tem o brinquedo dos Bombeiros da KidZania, o brinquedo para aprender com a profissão de piloto, jornalista, cozinheiro, enfim, são diversas profissões. Mas você sabe qual é o brinquedo de maior sucesso da KidZania e que gera filas e mais filas quilométricas? Justamente o brinquedo de Felipe Neto, que ensina crianças a se tornarem YouTubers. Chama-se NetoTube.

Nas revistas

Vá à banca de jornal. Veja as capas das revistas de adolescentes, como Capricho, Toda Teen e etc. Veja os álbuns de figurinhas da Panini. Viu um moço de cabelo colorido na capa? Viu um moço com uma roupa azul, o Aventureiro Azul? Pois eles são os irmãos Neto. Eles estão em mochilas, cadernos, camisetas, em todas. É uma marca forte e popular que não para de crescer. Em 2019, Felipe atingiu a marca de 30 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. Detalhe: o canal do irmão de Felipe, Luccas Neto, é tão popular quanto. Em tempos de Lives por causa do coronavírus, as Lives de Felipe e Luccas Neto foram recordistas de audiência e engajamento.

Felipe Neto no centro do Roda Viva na TV Cultura

Felipe Neto no centro do Roda Viva na TV Cultura

Foto: Reprodução/ TV Cultura


Felipe Neto: surpreenda-se

Felipe Neto está mais consciente do poder que tem em mãos. Tem consciência de seu gigantismo na internet. Ele já chegou a fazer críticas públicas ao formato de trabalho do YouTube, onde seus vídeos são hospedados. E mais: no formato como conhecemos a internet no Brasil.

A crítica, em 2018 e em 2019, seguiu para a política. Felipe passou a criticar o presidente eleito em 2019, Jair Bolsonaro. Principalmente via Twitter, fiscaliza de perto o poder público do país. Também diminuiu o número de palavrões repetidos em seus vídeos. E passou a tomar uma postura mais madura. A verdade é que Felipe Neto tem consciência de seu poder. E se continuar usando essa arma para o bem, Felipe seguirá deixando um marco.

Artistas contra a parede

Até que, em maio de 2020, durante a pandemia contra o novo coronavírus, Felipe Neto foi direto ao ponto. Gravou um vídeo falando diretamente com famosos, celebridades, artistas, influenciadores e youtubers. E foi categórico: desafio vocês a se posicionarem sobre o atual momento político do Brasil. Quem é contra Bolsonaro? Quem é a favor de Bolsonaro? É hora de sair do muro. No vídeo abaixo temos Felipe respondendo outras perguntas de internautas. Mas logo depois ele gravou o vídeo tão comentado, que rapidamente chegou aos termos mais comentados da internet.

A dúvida que fica é: será que quem estava em cima do muro, agora, por medo da influência de Felipe Neto, vai, enfim, começar a se posicionar? Estaremos de olho nos próximos capítulos desta história. Mas desde já parabenizamos a coragem e a força deste jovem youtuber. Ele provou sua força política, por exemplo, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Quem se lembra? Felipe Neto está com tudo...

Felipe Neto e Neymar



Felipe Neto critica Neymar e vai parar no Trending Topics

Felipe Neto critica Neymar e vai parar no Trending Topics do Twitter

Foto: Reprodução/ Twitter


No dia 1 de junho de 2020, Felipe Neto cobrou uma posição do jogador de futebol Neymar sobre um drama envolvendo o racismo nos Estados Unidos. Neymar não respondeu aos comentários do youtuber. O caso foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e no mundo.
Comentários
Veja Mais
João Neto e Frederico revelam curiosidades da carreira
Sertanejo
João Neto e Frederico revelam curiosidades da carreira
Juliana Peloggia e Andréa Vales em mais uma exclusiva!
Felipe Andreoli
Biografia
Felipe Andreoli: Biografia e curiosidades
A carreira do apresentador do Globo Esporte da Rede Globo e ex-CQC