CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Saiba quem é Lima Duarte, o Ariclenes Venâncio Martins

Da Redação, publicado em 03/04/2012.
Lima Duarte é um dos atores mais importantes da história da televisão brasileira. Lima Duarte começou na rádio e depois chegou à TV Tupi. Lima Duarte interpretou o Sinhozinho Malta, na novela Roque Santeiro, no auge de sua carreira. Também há uma lista de filmes na carreira de Lima Duarte. OsPaparazzi mostra a biografia de Lima Duarte, a estrela que nasceu em Minas Gerais e conquistou o Brasil. Lima Duarte também brilhou como Sassá Mutema em Salvador da Pátria. Confira a biografia de Lima Duarte.
A biografia de Lima DuarteFoto: Divulgação
OsPaparazzi está de olho em Lima Duarte...

Ariclenes Venâncio Martins, o Lima Duarte, nasceu em Sacramento (MG), no dia 29 de março de 1930. Lima Duarte é torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube, time de São Paulo. A infância de Ariclenes Venâncio Martins em Minas Gerais era repleta de sonhos. A rádio começava a ganhar profissionalismo no Brasil e lá estava o jovem Ariclenes buscando seu espaço. Ariclenes Venâncio Martins resolveu adotar o nome artístico de Lima Duarte.

Logo na chegada da televisão ao Brasil, Lima Duarte conseguiu uma oportunidade na TV Tupi. Lima Duarte participou de dublagens de desenhos e rádio novelas antes de estrear na televisão. Lima Duarte conseguiu alcançar o sucesso em O Bem-Amado, com o personagem Zeca Diabo. Lima Duarte fez história com os personagens Sinhozinho Malta (Roque Santeiro) e Sassá Mutema (O Salvador da Pátria). Lima Duarte voltou a ser visto como Sinhozinho Malta na estreia de Roque Santeiro no canal 'Viva'.

Lima Duarte é um consagrado ator brasileiro. No currículo de Lima Duarte há uma lista de filmes. Sabe quais filmes têm Lima Duarte no elenco? Eu Tu Eles, Boleiros 2, Boleiros - Era uma Vez o Futebol..., Assalto ao Banco Central, Família Vende Tudo, A Ostra e o Vento (quando atuou com Leandra Leal), O Auto da Compadecida (quando atuou com Matheus Nachtergaele), 2 Filhos de Francisco, entre outros filmes. Ao todo, foram 37 filmes.

Em entrevista para divulgação de 'Assalto Ao Banco Central', Lima Duarte falou sem papas na língua. O filme, de Marcos Paulo, misturou ficção e realidade. No elenco do longa também estão Eriberto Leão, Giulia Gam e Milhem Cortaz.

Sobre o filme 'Família Vende Tudo', OsPaparazzi mostrou que Caco Ciocler se inspirou em Latino.

O único que estava na inauguração da TV e continua no ar sou eu. A Hebe teria de ir, mas preferiu sair com o namorado. Ia cantar o hino, que é lindo, do Guilherme de Almeida: 'Vingou como tudo vinga, no teu chão de Piratininga'. Ele fez a primeira crítica de TV, e fui vítima. Foi o primeiro Shakespeare da TV. Eu era o Hamlet. Ele escreveu: 'O Hamlet até que tem o 'physique du rôle'. Quanto ao espetáculo esteve patético, mas não esteve ridículo'. É o que tentamos ser a vida inteira na TV: patéticos, mas não ridículos.

Lima Duarte é avô de Paloma Duarte e padrasto de Débora Duarte. Lima Duarte é um crítico do ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. Em 2002, apoiou a crítica de Regina Duarte a Lula. Regina disse que tinha medo de Lula. Já Paloma Duarte, sua neta, saiu em defesa de Lula. 'A Paloma falou besteira, né? Discordei dela. Falei: 'O que é isso, Paloma? Pára com isso. Como é que você vai à TV falar da outra? Eles vão ganhar, vão ser isso e aquilo, e você vai ficar mal com ela, que é atriz como você'', declarou Lima Duarte em entrevista à Folha de S.Paulo. Lima Duarte esteve no lançamento de televisão no Brasil. 'O único que estava na inauguração da TV e continua no ar sou eu. A Hebe Camargo teria de ir, mas preferiu sair com o namorado. Ia cantar o hino, que é lindo, do Guilherme de Almeida'.

Lima Duarte diz que 'falava por' Assis Chateaubriand, o homem responsável por trazer a televisão para o Brasil. 'Com o Chateaubriand, mais que trabalhei, falava por ele. Ele teve um AVC, ficou com limitações terríveis. Um dia, me chamou para ler um discurso dele. Ficou nervoso porque eu não compreendia, até que conseguimos nos entender, e passei a traduzir para as pessoas o que ele queria dizer', relembrou Lima Duarte em entrevista.

Lima Duarte

Hanna Barbera: Confira todos os desenhos

Conheça os desenhos antigos mais famosos da dupla Hanna Barbera

Filme 'A Busca' estreia com Wagner Moura

Drama 'A Busca' estreia com Wagner Moura, Lima Duarte e Mariana Lima

Filme 'Colegas' garante que tudo é possível

Filme brasileiro 'Colegas' é uma divertida história cheia de emoções

Compartilhe com um amigo!
Comentários