CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Orson Welles fez o melhor filme de todos os tempos?

No centenário de Orson Welles, OsPaparazzi presta homenagem ao cineasta de Cidadão Kane. Veja biografia e curiosidades

Da Redação, publicado em 06/05/2015 e atualizado hoje.

Dia seis de abril de 2015 foi dia de comemorar o centenário de Orson Welles, gênio do cinema mundial. Mas você sabia que Orson Welles marcou o cinema no Brasil? Ele realizou filmagens pelo país e depois disso sua carreira mudou completamente. OsPaparazzi apresenta a biografia de Orson Welles, com homenagens ao diretor responsável pelo filme Cidadão Kane. Até hoje, dizem que o melhor filme de todos os tempos chama-se 'Cidadão Kane'. George Orson Welles nasceu na cidade de Kenosha, nos EUA, no dia 6 de maio de 1915. Ele nos deixou em 10 de outubro de 1985.

Biografia de Orson Welles...

A história do cinema nacional está ligada à biografia do gênio Orson Welles. O motivo? Vamos lá... O festival É Tudo Verdade carrega o nome do filme inacabado de Welles que foi gravado no Brasil. Ele veio ao país pela primeira vez a pedido do presidente Roosevelt, que queria um filme gravado em solo brasileiro. Isso foi em 1942 e o longa-metragem receberia o nome de 'It’s All True' (É Tudo Verdade). Gravando também o filme Soberba (The Magnificent Ambersons), ele chegou a terceirizar o processo de finalização do filme brasileiro. Na viagem, fez vídeos do Carnaval no Rio de Janeiro e também em Fortaleza.

Durante a viagem ao Brasil, e embarcação sofreu complicações. Muitos se afogaram após uma forte onda. Seu filme foi engavetado e redescoberto apenas em 1985 por um diretor da Paramount estúdios, o cineasta Fred Chandler. Até que em 93, a dupla Bill Krohn e Myron Meisel lançou o documentário É Tudo Verdade. Logo depois, Orson Welles influenciou uma lista de cineastas brasileiros, como Rogério Sganzerla, além do próprio cinema nacional. Para ele, porém, a história foi diferente. 'O episódio sul-americano é o desastre-chave da minha história… a lenda que nasceu daquele caso me fez perder a chance de filmar', chegou a afirmar em entrevista o diretor, que teria ganhado fama de louco por gastar muito dinheiro com a filmagem para o filme na América do Sul.

Rogério Sganzerla assinou os seguintes filmes após a passagem do mestre de Cidadão Kane: Nem Tudo É Verdade (1986), Tudo É Brasil (1987), A Linguagem de Orson Welles (1990) e O Signo do Caos (2003). Após nos deixar em 1985, Orson deixou um filme inédito - The Other Side of the Wind, O Outro Lado do Vento, que deve chegar aos cinemas da Rede Cinemark ainda neste ano.

Orson Welles deixou The Other Side of the Wind com mais de mil bobinas guardadas a sete chaves em um depósito de Paris. O filme conta a história de um diretor que acabou ficando pobre depois de se mudar para a Europa e tentar voltar para Hollywood para recomeçar a carreira.

Cidadão Kane é o melhor filme do mundo?

Sobre o filme Cidadão Kane, disponível em blu-ray para download, é apontado por muitos críticos como o melhor filme de todos os tempos. O longa-metragem marcou historicamente a carreira de Welles e também a história do cinema de Hollywood. Em pesquisa recente divulgada pelas redes sociais, o filme Um corpo que cai foi apontado como o melhor do mundo.

Mank em 2021

A Netflix lançou o filme Mank, de David Fincher, em 2021. O filme concorreu ao Oscar 2021 (Indicados Oscar 2021).

Compartilhe com um amigo!

Comentários