Orson Welles biografia Cidadão Kane

Divulgação

Orson Welles marcou cinema no Brasil

No centenário de Orson Welles, OsPaparazzi presta homenagem ao cineasta de Cidadão Kane

Dia seis de abril de 2015 é dia de comemorar o centenário de Orson Welles, gênio do cinema mundial. Mas você sabia que Orson Welles marcou o cinema no Brasil? Ele realizou filmagens pelo país e depois disso sua carreira mudou completamente. OsPaparazzi apresenta a biografia de Orson Welles, com homenagens ao diretor responsável pelo filme Cidadão Kane. Até hoje, dizem que o melhor filme de todos os tempos chama-se "Cidadão Kane". George Orson Welles nasceu na cidade de Kenosha, nos EUA, no dia 6 de maio de 1915. Ele nos deixou em 10 de outubro de 1985.

OsPaparazzi está de olho em Orson Welles...
Orson Welles biografia Cidadão Kane

Orson Welles e sua biografia além de Cidadão Kane

Foto: Divulgação

A história do cinema nacionalestá ligada à biografia do gênio Orson Welles. O motivo? Vamos lá... O festival É Tudo Verdadecarrega o nome do filme inacabado de Welles que foi gravado no Brasil. Ele veio ao país pela primeira vez a pedido do presidente Roosevelt, que queria um filme gravado em solo brasileiro. Isso foi em 1942 e o longa-metragem receberia o nome de "It’s All True" (É Tudo Verdade). Gravando também o filme Soberba (The Magnificent Ambersons), ele chegou a terceirizar o processo de finalização do filme brasileiro. Na viagem, fez vídeos do Carnavalno Rio de Janeiroe também em Fortaleza.

Durante a viagem ao Brasil, e embarcação sofreu complicações. Muitos se afogaram após uma forte onda. Seu filme foi engavetado e redescoberto apenas em 1985 por um diretor da Paramount estúdios, o cineasta Fred Chandler. Até que em 93, a dupla Bill Krohn e Myron Meisel lançou o documentário É Tudo Verdade. Logo depois, Orson Welles influenciou uma lista de cineastas brasileiros, como Rogério Sganzerla, além do próprio cinema nacional. Para ele, porém, a história foi diferente. "O episódio sul-americano é o desastre-chave da minha história… a lenda que nasceu daquele caso me fez perder a chance de filmar", chegou a afirmar em entrevista o diretor, que teria ganhado fama de louco por gastar muito dinheiro com a filmagem para o filme na América do Sul.

Rogério Sganzerla assinou os seguintes filmes após a passagem do mestre de Cidadão Kane: Nem Tudo É Verdade (1986), Tudo É Brasil (1987), A Linguagem de Orson Welles (1990) e O Signo do Caos (2003). Após nos deixar em 1985, Orson deixou um filme inédito - The Other Side of the Wind, O Outro Lado do Vento, que deve chegar aos cinemas da Rede Cinemark ainda neste ano.

Orson Welles deixou The Other Side of the Wind com mais de mil bobinas guardadas a sete chaves em um depósito de Paris. O filme conta a história de um diretor que acabou ficando pobre depois de se mudar para a Europa e tentar voltar para Hollywood para recomeçar a carreira.

Cidadão Kane é o melhor filme do mundo?

Sobre o filme Cidadão Kane, disponível em blu-ray para download, é apontado por muitos críticos como o melhor filme de todos os tempos. O longa-metragem marcou historicamente a carreira de Welles e também a história do cinema de Hollywood. Em pesquisa recente divulgada pelas redes sociais, o filme Um corpo que cai foi apontado como o melhor do mundo.
Comentários
Veja Mais
Foram homenageadas 23 pessoas que contribuíram para a evolução e engrandecimento da Vermelhinha
Centenário da Vermelhinha homenageia 23 pessoas em festa
Foram homenageadas 23 pessoas que contribuíram para a evolução e engrandecimento da Vermelhinha
Coluna Social
Salão lotado e descontraído deram o tom de mais um evento em comemoração aos 100 anos da AESJ
Baile do Centenário entra para a história da Vermelhinha
Salão lotado e descontraído deram o tom de mais um evento em comemoração aos 100 anos da AESJ
Coluna Social
A Banda Show Gostoso Veneno embalou sócios e convidados na tradicional Noite Italiana da AESJ realizada na noite de sexta-feira
Noite Italiana 2013 no clima do Centenário da Vermelhinha
A Banda Show Gostoso Veneno embalou sócios e convidados na tradicional Noite Italiana da AESJ realizada na noite de sexta-feira
Coluna Social