CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Paulo José em família! Relembre fotos e feitos

OsPaparazzi apresenta homenagem para o artista Paulo José, ícone do cinema, do teatro e da televisão. Veja fotos antigas, com Paulo José jovem

Da Redação, publicado em 12/08/2021 e atualizado hoje.

Paulo José é um nome eterno do cinema, do teatro e da televisão no Brasil. Ele nos deixou em 11 de Agosto de 2021, aos 84 anos de idade. OsPaparazzi presta uma homenagem a Paulo José aqui nesta biografia em formato de Wikipédia. Mostramos fotos antigas de Paulo José jovem. Fotos com a família. Entre outras curiosidades. Paulo José é eterno em nossos corações. E estaremos sempre aqui relembrando o tamanho gigante do seu legado.

Biografia de Paulo José

Paulo José faleceu em decorrência de uma pneumonia, em agosto de 2021, no Rio de Janeiro. Ele sofria de Mal de Parkinson. Sobre a família de Paulo José, destacamos: são quatro filhos - Ana, Bel, Clara Kutner (do casamento com Dina Sfat) e Paulo Henrique Caruso.

Paulo José Gómez de Sousa é um ator e diretor gaúcho nascido em Lavras do Sul-RS, em 20 de março de 1937. Foi casado três vezes. Com Dina Sfat, com quem teve três filhas, as atrizes Bel Kutner, Ana Kutner e Clara; com a atriz Beth Caruso, com quem teve um filho, Paulo Caruso; e com Zezé Polessa, com quem não teve filhos.

Sua carreira começou em Porto Alegre, onde ajudou a criar, em 1955, o Teatro de Equipe. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, ao lado de grandes nomes como Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Juca de Oliveira, Paulo Cotrim e Flávio Império, fundou o grupo que adquiriu o Teatro de Arena criado por José Renato, em 1962.

No cinema, Paulo José protagonizou o filme 'Todas As Mulheres do Mundo', dirigido por Domingos de Oliveira, contracenando com Leila Diniz. Além de ser um dos mais ativos e talentosos atores brasileiros dos últimos 50 anos, com presença destacada no cinema, teatro e televisão, e de ter dirigido vários espetáculos de teatro, também é diretor de televisão, com trabalhos marcantes como as minisséries O Tempo e o Vento, de 1985; Agosto, de 1993; e Incidente em Antares, de 1994.

Paulo JoséFoto: Divulgação

Sua carreira é bastante premiada. Venceu por três vezes o Troféu Candango de Melhor Ator, no Festival de Brasília, por suas atuações em Todas as mulheres do mundo, de (1966, Edu - Coração de ouro, de 1967; e O rei da noite, de 1975. Em 2000, recebeu o Troféu Oscarito no Festival de Gramado, pelo conjunto de sua obra. Ganhou ainda Prêmio de Melhor Ator, por Benjamim, no oitavo Festival de Cinema Brasileiro de Miami, em 2004.

Selton Mello prestou homenagem especial para Paulo José antes da estreia da novela Nos Tempos do Imperador. Os dois trabalharam juntos no cinema nacional - O Palhaço (Filme). A última aparição na TV Globo foi como o vovô Benjamin na novela Em Família, de 2014.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Comentários