Regina Duarte atriz e política

Reprodução/ TV Globo

Regina Duarte: Novelas e política em biografia

Relembre a carreira da atriz das novelas da Rede Globo e do cinema nacional

Regina Duarte é uma famosa atriz brasileira de cinema, teatro e televisão nascida em 5 de fevereiro de 1947 na cidade de Franca no interior de São Paulo. O papel mais marcante de Regina Duarte foi o de Viúva Porcina na novela 'Roque Santeiro' exibida na Rede Globo em 1985. Fique abaixo com a biografia da atriz que, em 2020, entrou para o mundo da política no governo de Jair Bolsonaro.

Início da carreira

Regina Duarte

Biografia de Regina Duarte

Foto: Divulgação

Regina Duarte é filha de pai militar e mãe professora de piano. Começou sua experiência como atriz aos 14 anos quando entrou para o grupo TEC (Teatro do Estudante de Campinas). Sua primeira telenovela foi em 1965, 'A Deusa Vencida', exibida na TV Excelsior. No mesmo ano marcou sua estreia nos palcos, interpretando A Megera Domada de Shakespeare.

Namoradinha


Regina Duarte foi apelidada de Namoradinha do Brasil quando atuou na novela 'Minha Doce Namorada', em 1971, na TV Globo. Além da Viúva Porcina em 'Roque Santeiro', seus outros personagens marcantes em novelas foram Simone Marques de 'Selva de Pedra' em 1972, Malu no seriado 'Malu Mulher' de 1979 1980, a dupla personalidade Luana Camará/Priscila Capricce em 'Sétimo Sentido' de 1982, a politicamente correta Raquel Accioli em 'Vale Tudo' de 1988, a espalhafatosa Maria do Carmo de 'Rainha da Sucata' em 1990, além de ter sido a atriz que mais deu vida às Helenas de Manoel Carlos, nas novelas 'História de Amor' em 1995, 'Por Amor' de 1997 e 'Páginas da Vida' em 2006. Em 2008 viveu a cômica Waldete Maria, na novela '3 Irmãs', e em 2011 viveu a vilã Clô Ayala na novela 'O Astro'. A novela 'O Astro' de 2011 chegou a ter diversos finais filmados, como uma forma do verdadeiro final não ser revelado antes da hora.

Prêmios


Regina Duarte é uma atriz imensamente premiada, recebeu o Prêmio Contigo em 1971 pela atuação em 'Por Amor'; Prêmio Qualidade Profissional em 2002 pela atuação em 'Desejos de Mulher'; Prêmio Globo de Melhor Atriz em 1971 por Patrícia de 'Minha Doce Namorada'; venceu por sete vezes o Troféu Imprensa de Melhor Atriz e três vezes o Prêmio APCA/TV de Melhor Atriz.

OsPaparazzi destacou quando Regina Duarte recebeu o Troféu Mário Lago 2011 das mãos da apresentadora Hebe Camargo.

Política


Em 2020, no governo Jair Bolsonaro, assume a Secretaria Especial da Cultura. Ficou entre março e maio no cargo. Mas, distante de Brasília, foi encaminhada para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com o objetivo de ficar mais perto dos filhos e netos. Foi exonerada do cargo na Cinemateca em 10 de junho de 2020.

Uma entrevista de Regina Duarte para a CNN Brasil causou muitos comentários durante a quarentena. Ela está sentada, rindo e cantando músicas do tempo da ditadura. Críticos afirmaram que Regina fez pouco caso de um período muito difícil da história do Brasil. Também cobraram mais posicionamento na defesa de artistas.

Vida pessoal, casamento, filhos


Regina Duarte se casou com o engenheiro Marcos Franco em 1969, com que teve dois filhos, André em 1970 e Gabriela em 1974, mas o casal se divorciou alguns anos depois. Regina Duarte também foi casada com o o publicitário argentino Daniel Gómez, com quem teve um filho, João Ricardo, nascido em 1981, mas este casal também não perdurou muito tempo após o nascimento do filho e também se divorciaram.

Depois Regina se casou com o pecuarista Eduardo Lippincott e tem três netos: Manuela e Frederico, filhos de Gabriela, e Théo, filho de André. A avó Regina Duarte vibrou com o nascimento de Frederico e postou uma foto do neto em seu blog.
Já foi namorada do diretor Daniel Filho.

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!
Comentários
Veja Mais
Gabriela Duarte e o filho Frederico mamãe (Foto: BlogLog)
Nasce filho de Gabriela Duarte; avó Regina vibra
Avó Regina Duarte já divulgou uma foto do neto Frederico em seu blog; é o segundo filho da atriz Gabriela Duarte
Celebridades
Malvino Salvador: Biografia tem novelas, filmes e fotos
Contamos a biografia do ator das novelas da Rede Globo e do cinema nacional
Malvino Salvador
Débora Falabella em Se Eu Estivesse Aí (Foto: GShow/ Divulgação)
Débora Falabella lança Se Eu Estivesse Aí
Conheça biografia da atriz com informações sobre novelas, filmes e séries; criou série na quarentena para Globoplay
Débora Falabella